TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos de sistemas operacionais

Tese: Tipos de sistemas operacionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  Tese  •  1.889 Palavras (8 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 8

Tipos de Sistemas Operacionais.

Um sistema operativo ou sistema operacional ou ainda software de sistema é um programa ou um conjunto de programas cuja função é gerenciar os recursos do sistema, fornecendo uma interface entre o computador e o usuário.

Hoje temos 3 sistemas operacionais mais utilizados no mundo que são: Windows, Linux e o Mac OS.

Windows

Um sistema de fácil acesso á aplicativos e a Drivers, pelo fato de ser o mais utilizado se tem uma grande quantidade de pessoas que saibam manuseá-lo e dar suporte ao sistema. Porém se tem muitos problemas e vírus no Windows, pela quantidade de pessoas que o utilizam. Com sua ultima atualização ganhou ainda mais compatibilidade com mais drivers e aplicações.

Mac OS

Um sistema que tem um design diferenciado em relação aos outros sistemas, ele é um sistema de inovação constante em relação aos outros, tem uma ótima usabilidade que se considera uma vantagem nesse sistema, sem contar que é um sistema muito seguro com relação a problemas e a vírus. Mas é pouco utilizado em algumas partes do mundo.

Linux

Um sistema bem atrativo para aqueles que gostam de modificar e personalizar com frequência, sendo um sistema de código aberto que acaba sendo um diferencial nesse sistema, se pode explorado e transformado ao gosto do cliente. Com isso se encontra inúmeras versões do Linux que são chamadas de Distribuições. Entre elas temos o Ubuntu como uma das mais famosas e de interface mais amigável, tendo uma dinâmica bem intuitiva e até parecida com a do o Windows. Um outro diferencial nesse sistema é seu custo zero para utilizá-lo, apesar que são poucas as pessoas que o utilizam, pelo fato de não haver suporte ao usuário, ou seja, seu manuseio e aprendizagem para usuários avançados será tranquilo, porém para usuários que usam em casa por exemplo, já sera um pouco complicado.

Sendo assim terá que recorrer á fóruns e tutoriais na web. Mas com seus prós e contras ele é o mais seguro de todos, não é muito visado pelos hackers sendo assim não tem problemas com vírus.

Sistemas Operacionais para Servidores

É o mais customizavel de todos, se você de alguma forma fazer algo não convencional debian e sua escolha e sua derivação o Ubuntu é constantemente atualizado, fazendo dele possivelmente a versão mais rápida disponível, algumas versões do ubuntu já além de já contarem com o kernel 3 do linux já possuem implementações do kernel do android.

Entre as opções que temos no mercado de sistemas operacionais para servidores escolhemos o Debian Linux/Ubuntu Server.

Ele vem com recursos como: a ultima versão do Open Starck para cloud, sendo mais fácil o uso do sistema na nuvem tendo uma camada de nuvem automatizada a carga de trabalho, o Open Starck pode ser usado para nuvens públicas e privadas com base em código abertoe oferece uma alternativa para soluções de cloud proprietárias de empresas como VMware e Microsoft. Suporta servidores ARM. O sistema ajuda na integração, certificação e suporte de fabricantes como a DELL, IBM e CISCO.

Com a arquitetura de 64bits tendo uma performance maior na transferência de dados no servidor.

Suas principais características são:

É livre e desenvolvido voluntariamente por programadores experientes, hackers e contribuidores espalhados ao redor do mundo que tem como objetivo a contribuição para a melhoria e crescimento deste sistema operacional.

Convive sem nenhum tipo de conflito com outros sistemas operacionais (com o DOS, Windows, OS/2) no mesmo computador.

Suporte a nomes extensos de arquivos e diretórios (255 caracteres)

Conectividade com outros tipos de plataformas como Apple, Sun, Macintosh, Sparc, Alpha, PowerPc, ARM, Unix, Windows, DOS, etc.

Proteção entre processos executados na memória RAM

Suporte a mais de 63 terminais virtuais (consoles)

Modularização - O GNU/Linux somente carrega para a memória o que é usado durante o processamento, liberando totalmente a memória assim que o programa/dispositivo é finalizado

Devido a modularização, os drivers dos periféricos e recursos do sistema podem ser carregados e removidos completamente da memória RAM a qualquer momento. Os drivers (módulos) ocupam pouco espaço quando carregados na memória RAM (cerca de 6Kb para a Placa de rede NE 2000, por exemplo)

Não há a necessidade de se reiniciar o sistema após a modificar a configuração de qualquer periférico ou parâmetros de rede. Somente é necessário reiniciar o sistema no caso de uma instalação interna de um novo periférico, falha em algum hardware (queima do processador, placa mãe, etc.).

Não é requerida uma licença para seu uso. O GNU/Linux é licenciado de acordo com os termos da GPL.

Acessa corretamente discos formatados pelo DOS, Windows, Novell, OS/2, NTFS, SunOS, Amiga, Atari, Mac, etc.

Utiliza permissões de acesso a arquivos, diretórios e programas em execução na memória RAM.

O LINUX NÃO É VULNERÁVEL A VÍRUS! Devido a separação de privilégios entre processos e respeitadas as recomendações padrão de política de segurança e uso de contas privilegiadas (como a de root), programas como vírus tornam-se inúteis pois tem sua ação limitada pelas restrições de acesso do sistema de arquivos e execução.

Ferramentas de administração próprias para servidores.

Sistemas Operacionais para Estações de Trabalho.

O Windows 7 é uma versão Microsoft Windows, uma série de sistemas operativos produzidos pela Microsoft para uso em computadores pessoais, incluindo computadores domésticos e empresariais, laptops tablets e PCs de centros de mídia, entre outros. Diferente do Windows Vista, que introduziu um grande número de novas características, Windows 7 foi uma atualização mais modesta e focalizada para ser mais eficiente, limpo e mais prático de usar, com a intenção de torná-lo totalmente compatível com aplicações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com