TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Redes na Informática

Por:   •  18/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.359 Palavras (14 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 14

Parâmetros de avalição

         Custo –

Desempenho –

Escalabilidade - é uma característica desejável em todo o sistema, em uma rede ou em um processo, que indica sua capacidade de manipular uma porção crescente de trabalho de forma uniforme, ou estar preparado para crescer.

Disponibilidade – é a informação estar disponível quando requerida.

Segurança – consiste na provisão e políticas adotadas pelo administrador de rede para prevenir e monitorar o acesso não autorizado, uso incorreto, modificação ou negação da rede de computadores e dos seus recursos associados.

Padronização –

Modelo cliente -> servidor – é uma estrutura de aplicação distribuída, que distribui as tarefas e cargas de trabalhos entre os fornecedores, de um recurso ou serviço, designados como servidores e os requerentes do serviço, designados como cliente.

[pic 1]

Protocolos

        HTTP(HyperText Transfer Protocol) – é um protocolo de comunicação entre sistemas de informação que permite a transferência de dados entre redes de computadores, principalmente na world wide web(internet).

        FTP(File Transfer Protocol) – é uma forma bastante rápida e versátil de transferir arquivos.

        SMTP(Simple Mail Transfer Protocol ) – é o protocolo padrão para envio de e-mails através da Internet

        SNMP(Simple Network Management Protocol) –  é um "protocolo do padrão da Internet para gerenciamento de dispositivos em redes IP"

Comunicação Vertical –  Cada nível comunica-se apenas com as camadas adjacentes(de baixo ou de cima). Por tanto a comunicação é para baixo e para cima.

[pic 2]

Comunicação Horizontal – No fluxo de comunicação horizontal, a comunicação é feita entre indivíduos de mesmo nível hierárquico. Como o próprio nome sugere, não há fluxo de cima para baixo ou de baixo para cima, a comunicação percorre uma linha horizontal.

[pic 3]

Encapsulamento – O encapsulamento empacota as informações de protocolo necessárias antes de passar pela rede. Assim, à medida que o pacote de dados desce ou sobe pelas camadas do modelo OSI, ele recebe cabeçalhos e outras informações.

Cama de aplicação – Criação do ambiente para comunicação entre aplicações, transferência de ficheiros, correio eletrônico e etc. Serviço de redes está nessa camada.

        

Problemas na transmissão

Ruído e atenuação – Os ruídos causam distorções nos sinais e são um dos maiores limitantes do desempenho de sistemas de comunicação, geralmente são impostos elas características do meio físico (ruído térmico)ou provenientes de interferências de sinais indesejáveis.

Atenuação é o decréscimo da amplitude do sinal ou seja é perda que o sinal sofre durante a transmissão num dado meio físico

Multiplexação – permite diversas transmissões independentes sejam realizadas utilizando o mesmo meio de transmissão.

Multiplexação divisão de tempo – O acesso é divido em tempos para que cada terminal possa usar o caminho de comunicação.

        Síncrona: os intervalos de tempo são divididos em tamanhos iguais que são chamados de frames, e sua subdivisão de slots. Cada terminal para transmitir dados espera seu slot dentro de cada frame.

Assíncrona: os intervalos de tempo são divididos de acordo com a demanda dos terminais, e as unidades de informação possuem um cabeçalho com endereços de origem e destino, com isso procura eliminar o desperdício de capacidade que ocorre no modo síncrono.

Multiplexação divisão de frequência – é um tipo de multiplexação que permite transmitir simultaneamente vários sinais, dentro do mesmo espaço físico (meio de transmissão), onde cada sinal (canal de comunicação), possui uma banda espectral própria e bem definida.

O Que é protocolo – é uma convenção que controla e possibilita uma conexão, comunicação, transferência de dados entre dois sistemas computacionais.

Conversão de Byte para bits

1KB = 1*8*1024 = ..... bits

1MB = 1*8*1024*1024 = ..... bits

1GB = 1*8*1024*1024*1024 = ..... bits

1TR = 1MB = 1*8*1024*1024*1024 = ..... bits

Perguntas

1   Qual item a seguir não é um conceito ligado às redes de computadores?

A. Transmissor

B. Interface

C. Receptor

D. Canal de comunicação

E. Processador

2   Quanto tempo levaria para realizar o download de arquivo de 50 MB em uma rede com taxa de transmissão de 100 Mbps, considerando que a taxa de transmissão é constante?

A. 4 segundos

B. 5 minutos

C. 4,19 segundos

D. 4 minutos

E. 5 segundos

3   Qual destes itens não é um tipo de rede?

A. Rede distribuída

B. Rede metropolitana

C. Redes cabeadas e sem fio

D. Rede local

E. Redes fortemente acopladas

4   Quais dos itens a seguir são parâmetros para avaliação de redes de computadores?

A. Padronização

B. Disponibilidade

C. Desempenho

D. Escalabilidade

E. Segurança

F. Todas as opções

5   Qual destes serviços não está relacionado às redes de computadores?

A. Terminal remoto

B. Serviço de memória virtual

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.8 Kb)   pdf (430 Kb)   docx (169.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com