TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho gestão ambiental

Por:   •  24/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.916 Palavras (8 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 8

                 

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO SUPERIOR DE tecnologia em gestão ambiental

GEAM CARLOS RODRIGUES DE ALMEIDA

“Educação ambiental e sua respectiva importância na formação do cidadão para a preservação do meio ambiente e construção de um mundo melhor”

[pic 3]

XINGUARA-PA

2012


GEAM CARLOS RODRIGUES DE ALMEIDA

“Educação ambiental e sua respectiva importância na formação do cidadão para a preservação do meio ambiente e construção de um mundo melhor”

Trabalho apresentado ao Curso Superior em Tecnologia em Gestão Ambiental  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná.

Tutora de sala: Tatiana Leite Batista Cossetin.

Tutora eletrônica: Angela Cristina Rapaci Batista.

XINGUARA-PA

2012

INTRODUÇÃO

Educação ambiental é aquela destinada a desenvolver nas pessoas conhecimentos, habilidades e atitudes voltadas para a preservação do meio ambiente. Pensar sobre as práticas sociais em um contexto evidenciado pela degradação contínua do meio ambiente e do seu ecossistema, envolve uma inevitável articulação com a produção de sentido sobre a Educação Ambiental. A importância da educação ambiental dá-se em vários processos, sendo essencial nos primeiros anos escolares, uma vez que as crianças já crescerão com a devida consciência e, desse modo, as novas gerações não depredarão os recursos oferecidos. Assim deve-se também ter em mente que a educação ambiental voltada para a sustentabilidade tem que prever a redução da vulnerabilidade dessas pessoas.

 A Educação Ambiental se fundamenta numa visão complexa e sistêmica das realidades ambientais, concebidas como problemas e potencialidades, visando à compreensão de suas inter-relações e determinações e, ao mesmo tempo, considerando o papel e as características das instituições e agentes sociais envolvidos. Com a perspectiva de que haja mudança de valores, assim como preconiza os fundamentos da Educação Ambiental, para que os alunos tenham a oportunidade de contribuir com a sociedade ao mesmo tempo em que adquirem este conhecimento útil e habilidade técnicas.

“Educação ambiental e sua respectiva importância na formação do cidadão para a preservação do meio ambiente e construção de um mundo melhor”

 A Educação Ambiental como uma importante ferramenta do gerenciamento ambiental de uma empresa é inquestionável nos dias atuais, a Educação Ambiental é processo de educação política na medida em que possibilita a aquisição de conhecimentos e habilidades, bem como a formação de atitudes transformadoras e, absolutamente imprescindíveis e necessárias na prática da cidadania, para uma sociedade sustentável. A Educação Ambiental é processo de educação política na medida em que possibilita a aquisição de conhecimentos e habilidades, bem como a formação de atitudes transformadoras e, absolutamente imprescindíveis e necessárias na prática da cidadania, para uma sociedade sustentável. Dessa forma, possibilita um olhar acerca da realidade sócio ambiental, a partir dos diferentes contextos e olhares dos três setores da sociedade, proporcionando uma eficaz intervenção para a compreensão mais complexa e integrada do processo educacional nos diferentes setores da sociedade quer sejam formais ou informais.  

A Educação Ambiental se fundamenta numa visão complexa e sistêmica das realidades ambientais, concebidas como problemas e potencialidades, visando à compreensão de suas inter-relações e determinações e, ao mesmo tempo, considerando o papel e as características das instituições e agentes sociais envolvidos. Portanto, se constitui num eficaz e eficiente elo de intervenção na sociedade, tem o objetivo de disseminar o conhecimento sobre o ambiente. Sua principal função é conscientizar à preservação do meio ambiente e sua preservação, utilização sustentável. Sua proposta principal é a de estimular o surgimento de uma cultura de ligação entre natureza e sociedade, através da formação de uma atitude ecológica nas pessoas. Um dos seus fundamentos é a visão socioambiental, que afirma que o meio ambiente é um espaço de relações, é um campo de interações culturais, sociais e naturais (a dimensão física e biológica dos processos vitais).

De acordo com Jesus et al (2007, p.48),

A Educação Ambiental é importante na formação do indivíduo porque abre uma perspectiva vital através do manejo das diversas variáveis da dinâmica da vida, além de conseguir colocá-lo como ser natural e, por sua vez, também como um ser social. Essa dupla visão é a que vai permitir ao indivíduo ser consciente de sua realidade e dinamizar o processo de mudança, buscando sempre o equilíbrio do seu entorno (dimensão ambiental).

 A educação ambiental na escola pode ser entendida com toda ação educativa que contribui para a formação de cidadãos conscientes da preservação do meio ambiente e apto a tomar decisões coletivas sobre questões ambientais necessárias para o desenvolvimento de uma sociedade sustentável. Dessa forma, sua aplicação não se restringe ao universo escolar, mas deve permear este para facilitar o entendimento dessas questões e suas aplicações no dia a dia. Uma das alternativas para a inclusão da temática ambiental no meio escolar é "a aprendizagem em forma de projetos". Capra (2003) diz que, essa é uma proposta alinhada com o novo entendimento do processo de aprendizagem que sugere a necessidade de estratégias de ensino mais adequadas e torna evidente a importância de várias disciplinas sejam vistas como recursos a serviço de um objeto central. Esse objeto central também pode ser entendido como um tema transversal que permeia as outras disciplinas já constituídas e consegue trazer para a realidade escolar o estudo de problemas do dia a dia.

Segundo Nalini (2003), proteger a natureza precisa ser tarefa permanente de qualquer ser pensante e aprender a conhecê-la e respeitá-la pode levar uma vida inteira. A educação ambiental se constitui numa forma abrangente de educação, que se propõe atingir todos os cidadãos, através de um processo pedagógico participativo permanente que procura incutir no educando uma consciência crítica sobre a problemática ambiental, compreendendo-se como crítica a capacidade de captar a gênese e a evolução de problemas ambientais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (117.1 Kb)   docx (27 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com