TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Introdução e Análise ao Antigo Testamento

Por:   •  3/6/2022  •  Artigo  •  1.899 Palavras (8 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

Seminário Teológico do Nordeste - STNe

1° Ano I Semestre

Disciplina: Introdução e Análise ao Antigo Testamento

Docente: Rev. Jefté Alves de Assis

Discente: Michel Gebin do Nascimento

Trabalho: Artigo sobre Inspiração, Autoridade e Implicação do Antigo Testamento

Teresina - PI

Abril 2022

[pic 2]

Michel Gebin do Nascimento

Introdução e Análise ao Antigo Testamento

Trabalho: Artigo sobre Inspiração, Autoridade e Implicação do Antigo Testamento

Trabalho apresentado pelo aluno Michel Gebin do Nascimento solicitado pelo Prof. Rev. Jefté Alves de Assis em cumprimento às exigências da disciplina de Introdução e Análise ao Antigo Testamento do 1º ano.

Teresina - PI

Abril 2022

Ao início de nosso estudo, muito antes de argumentos ou críticas, precisamos analisar o ponto de vista que analisaremos esse artigo. Se entendemos que as Sagradas Escrituras são apenas escritos de gênero humano, então, precisamos tratá-la como muitos outros documentos que tem fundamentado várias outras religiões, ou seja, de forma literária, totalmente humana, e negando toda e qualquer manifestação sobrenatural contido no Antigo Testamento. Porém, se temos a compreensão que o Antigo Testamento foi inspirado por Deus, usando homens como instrumentos para revelar a Sua verdade, dessa forma analisaremos esse artigo de forma diferente. Sendo assim, tudo que parece ser inconsistente na explicação humana sobre o Antigo Testamento, se torna satisfatório quando a Escritura Sagrada é revelada e explicada através da própria Escritura. Nosso propósito nesse artigo é apresentar alguns pontos que comprovam a inspiração, a autoridade e a implicação do Antigo Testamento. Vejamos:

  1.  A INSPIRAÇÃO:

Surgem algumas perguntas sobre qual teria sido o processo exato por que Deus inspirou as Sagradas Escrituras, e se de fato elas foram inspiradas e escritas pelo próprio Deus. Ou será que foi apenas intuição religiosa? Ou, Influência sobre a personalidade dos autores para que eles produzissem a mensagem? Ou, influência sobre as ideias dos autores independente de sua personalidade? Precisamos entender que Deus trabalhou em conjunto com os autores a fim de inspirar os escritos Sagrados. Chamamos isso de Teoria da Inspiração Verbal-plenária. As palavras “verbal” e “plenária” descrevem o significado específico que essa teoria dá a inspiração.

“Verbal” refere-se às palavras das Escrituras. Significa que a inspiração de Deus estende-se a cada palavra escolhida pelo autor. Deus permitiu que os autores expressassem sua própria personalidade enquanto escreviam, mas o Espírito Santo guiou o processo de modo que o produto final transmitisse fielmente o significado desejado por Deus.

“Plenária” significa “cheia” ou “completa”. A inspiração plenária afirma que a inspiração de Deus estende-se por todas as Escrituras, de Gênesis a Apocalipse. Deus guiou os autores tanto quando eles registravam detalhes históricos, quanto nas ocasiões em que discutiam questões doutrinárias. Portanto, podemos afirmar que Deus inspirou toda a Bíblia, mesmo que compreendemos que os autores tiveram uma certa liberdade para escrever de acordo com seu estilo e personalidade, podemos afirmar que todas as palavras contidas nas Escrituras Sagradas foram inspiradas por Deus. Podemos afirmar isso em várias partes da Bíblia:

“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.” 2°Tm. 3.16-17

“...sabendo, primeiramente, isto: que nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação; porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens [santos] falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo.” 2°Pe. 1.20-21

Porém, vamos nos deter ao Antigo Testamento que é o tema proposto nesse trabalho. A Confissão de Fé de Westminster produz em seus documentos, argumentos que confessam a inspiração Divina do Antigo Testamento. No capítulo I seção II da Confissão de Fé de Westminster afirma que os trinta e nove livros do Antigo Testamento foram todos dados por inspiração de Deus para serem a regra de fé e prática.

A Confissão de Fé Westminster cita o Antigo Testamento como sendo inspirado por Deus para serem regra de fé e prática, não apenas para ser um processo de relativo conhecimento, ou alguma percepção das coisas divinas. Mas para conhecer a Deus verdadeiramente, sua lei, seus atributos, sua obra, como deve ser adorado, sua vontade para a salvação - para que as Sagradas Escrituras se tornem a estrutura da nossa cosmovisão. Para que a visão de que temos de nós mesmos, da sociedade, do mundo, da história, nossa conduta, nossas decisões - tudo deve estar estrelaçado com um conceito correto e integrado sobre Deus.

“Todo o conselho de Deus concernente a todas as coisas necessárias para a glória dele e para a salvação, fé e vida do homem, ou é expressamente declarado na Escritura ou pode ser lógica e claramente deduzido dela. À Escritura nada se acrescentará em tempo algum, nem por novas revelações do Espírito, nem por tradições dos homens, reconhecemos, entretanto, ser necessária a íntima iluminação do Espírito de Deus para a salvadora compreensão das coisas reveladas na Palavra, e que há algumas circunstâncias, quanto ao culto de Deus e ao governo da Igreja, comuns às ações e sociedades humanas, as quais têm de ser ordenadas pela luz da natureza e pela prudência cristã, segundo as regras da Palavra, que sempre devem ser observadas.” Confissão de Fé de Westminster, Capítulo I Seção VI.

O Antigo testamento com frequência se refere às comunicações verbais do Senhor. As expressões: “O Senhor disse a Moisés”, “O Senhor Falou a Moisés”, “Assim diz o Senhor”. Os profetas tinham a consciência clara de transmitir as próprias palavras de Deus. Isaías começa sua profecia com as palavras: “Ouvi, ó céus, e dai ouvidos ó terra, porque fala o Senhor (Is. 1.2). Jeremias chega a dizer: “Então Jeová estendeu a sua mão e me tocou na boca” (Jr. 1.9). 

Os apóstolos referiam-se as sua próprias palavras e as palavras do Antigo Testamento como Palavras de Deus. Paulo diz explicitamente que ele dava instruções não com palavras de sua própria escolha, mas com palavras que o Espírito ensina (1°Co. 2.13). na Espístola aos Hebreus muitas palavras do Antigo Testamento são citadas, não como palavras de autor humano, mas como palavra de Deus.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (133.1 Kb)   docx (30.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com