TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Teologia do Antigo Testamento

Por:   •  16/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.234 Palavras (17 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 17

CETEBES

Trabalho Teologia do Antigo Testamento I

Disciplina: Teologia Antigo Testamento I

Professor: Pr. Samuel Idelfonso

Alunos: Vagner Lúcio da Silva Morais

MAIO/2018

CETEBES

Caráter de Deus

Disciplina: Teologia Antigo Testamento I

Professor: Pr. Samuel Idelfonso

Alunos: Vagner Lúcio da Silva Morais

TRABALHO DE TEOLOGIA DO ANTIGO TESTAMENTO

O CARÁTER DE DEUS NOS LIVROS HISTÓRICOS

LIVROS 1SAMUEL, 2 SAMUEL E ESTER

O AMOR DE DEUS

        O Deus de justiça e julgamento também é o Deus de amor, o atributo Dele que o incita a buscar um remédio para o pecado e a ser capaz de conter sua ira. Israel era o objeto especial do amor de Deus no Antigo Testamento.

Deus escolhe porque ama e, para Ele, amar, em muitos casos, equivale a escolher (cf. Ml 1.2), quando ele diz: Eu sempre os amei.

        Isso fica claro no fato de que o Senhor, por amar os patriarcas ancestrais de Israel e por ter escolhido os descendentes deles, foi que Ele libertou a nação do Egito (Dt 4.37; cf. 7.8; 10.15). Fica claro que, aqui, o amor de Deus é eletivo, não emotivo, embora, sem dúvida, possa haver um elemento emotivo por trás dele.

Citações dos Profetas a respeito do Amor de Deus por Israel

  • Isaías afirma que o Senhor trocará as nações por Israel por causa de seu amor por ela (Is 43.4);
  • Jeremias, no início da descrição da nova aliança, fala de forma ainda mais vigorosa do amor de Deus por seu povo: “Eu a amei com amor eterno; com amor leal a atrai” (Jr 31.3);
  • Em Oséias, O Senhor declara: “Quando Israel era menino, eu o amei [o escolhi], e do Egito chamei o meu filho” (Os 11.1). E mais adiante, a despeito do adultério de Israel, ele diz: “Eu curarei a infidelidade deles e os amarei de todo o meu coração” (Os 14.4).

        Por fim, Deus ama os princípios e atributos que formam sua própria pessoa e que espera que seu povo incorpore ideias abstratas como: justiça (SI 11.7; Is 61.8) e retidão (SI 33.5; 45.7).

Ele ama os princípios e atributos por seu valor inerente e porque testificam dele.

A PIEDADE DE DEUS

        O amor de Deus, com frequência, leva-o a sentir piedade quando observa a condição desesperadora e miserável de seu povo. (Consequência do seu amor).

        Diz-se que Deus sente piedade daqueles que sofrem infortúnio, no Antigo Testamento, quase que exclusivamente o povo de Israel.

Na verdade, o Senhor, com mais frequência que não, conteve sua piedade, e por ele fazer isso, foi permitido que as consequências do pecado seguissem seu curso.

        Portanto, nem sempre apenas a demonstração dos atributos Dele constitui a compreensão teológica de Deus, mas também a remoção deles.

A GRAÇA DE DEUS

        A graça de Deus, a concessão imerecida do favor dele igualmente a pecadores e a santos, está intimamente associada à piedade dele. De vez em quando parece que a graça é incerta. Salmos 84.11 liga graça e honra com o caminhar com integridade. No entanto, a gramática aqui sugere que o viver piedoso não é um pré-requisito para a graça, mas o fruto dela.  É verdade que Deus concede graça para o humilde (Pv 3.34), mas isso não acontece porque são humildes. Ele é gracioso por causa de seu grande amor e misericórdia. Por sua vez, se a graça não depende do mérito do ser humano, ela, pelo menos, fundamenta-se no caráter e nas promessas de Deus.

        Deus é gracioso por natureza, quase que por definição, mas a graça dele, pelo menos de vez em quando, tem ligação com suas promessas solenes. Mesmo assim, ele toma a iniciativa de produzir a graça, e não os beneficiários dela.

Exemplos do Amor, da Piedade e da Graça de Deus nos livros de Primeira e Segunda Samuel

GRAÇA DE DEUS

        Deus dá filhos a Ana, o nascimento de Samuel e seus irmãos.

Samuel 1:20 – E sucedeu que passado algum tempo. Ana concebeu e deu a luz um filho, ao qual chamou Samuel; por que, dizia ela, o tenho pedido ao Senhor.

        Samuel 2:21 – Visitou o Senhor pois a Ana , que concebeu e deu a luz a  três filhos e duas filhas; e o jovem Samuel crescia diante do Senhor.

PIEDADE DE DEUS

        A derrota de Israel aos Filisteus por insistirem por estarem corrompidos pela adoração a outros Deuses (idolatria). Sm 4 e 7:3,4.

Exemplo da Contenção da Piedade de Deus.

GRAÇA DE DEUS

As muitas Vitórias de Davi.

AMOR, GRAÇA E  PIEDADE DE DEUS

As consequências do pecado de Davi.

        A despeito do pecado de Davi, Deus manteve-se perseguindo-o em amor. Enquanto o mundo zombava de sua fé, Deus deu a Davi um sinal de seu implacável amor. Bate-Seba agora era esposa de Davi, e ela deu à luz outra criança. Davi "deu o nome de Salomão; e o Senhor o amou" (II Samuel 12:24).

O nascimento e a vida de Salomão foram uma bênção, ou seja, mais um sinal da Graça de Deus para Davi, algo totalmente imerecido.

O amor de Deus por Davi jamais se reduziu, até mesmo na hora de sua maior vergonha. Ele buscou Davi implacavelmente.

Contudo em outro momento podemos perceber a contenção da piedade de Deus, afim de que as consequências dos pecados de Davi sigam o seu curso recaindo sobre Ele e sua família.

PIEDADE DE DEUS

        O Recenseamento e a sua punição, II Samuel 24 1 a 17

Um dos casos onde Deus conteve sua piedade, e por ele fazer isso, foi permitido que as conseqüências do pecado seguissem seu curso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.5 Kb)   pdf (201.8 Kb)   docx (23.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com