TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho sobre o que é considerado plágio

Por:   •  21/4/2015  •  Artigo  •  802 Palavras (4 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 4

Plágio

Plágio é apropriação indevida de idéias ou trabalhos de outras pessoas. Antigamente isso era considerável normal, mas com o passar dos tempos isso se tornou antiético, nos dias atuais com o grande uso da internet isso ficou mais fácil de acontecer, mas conseqüentemente mais fácil de descobrir o seu ato.

Na área acadêmica o plágio se não for detectado a tempo, não será nocivo, pois a pessoal que usufruir do titulo que conseguir, não terá o conhecimento de que as pessoas pensam e poderá conseqüentemente prejudicar a terceiros por apresentar soluções não adequadas.

A duas formas de plágio, a primeira é roubando a idéia de terceiros podendo ser colocada de outra forma, mas com o mesmo conceito, e a segunda a copia literal do que outra pessoa já fez, copiando o texto ou parte dele.Não é considerado plagio usar idéias de terceiros desde que as fontes sejam descritas no texto e colando aspas no texto.

Antes do século XV e a invenção da imprensa as obras escritas eram copiadas por profissionais especializados, a partir do sec.XV isso se tornou uma atividade em massa por esse motivo teve-se que ter uma proteção jurídica ao trabalho do autor, não só para proteger a obra, mas também a integridade do autor.

No começo, a censura estava junto com a proteção ao direito autoral, em 1662 na Inglaterra, o Licensing Act Proibia a impressão de qualquer livro que não tivesse sido previamente autorizado. Já a Copyright Act, de 1709, protegia por até 21 anos a propriedade intelectual e patrimonial de obras impressas.

Após a revolução de 1789, a proteção do direito autoral passou a ser por toda a vida e passando aos seus herdeiros legais após a sua morte.

No Brasil, a primeira menção sobre a proteção dos direitos autorais surgiu em 1827, na lei que criava os cursos jurídicos. Em 1830 ela é regulamentada através da publicação do código de direito criminal. O Brasil tem uma das legislações mais forte nesse assunto, ao contrario dos Estado Unidos em que a proteção ao direito autoral depende de um registro,aqui caso o autor tenha que provar que a obra é de sua autoria ele bastaria lacrar a sua obra em um envelope dos correios e enviá-lo para si mesmo,mas não se deve abrir o envelope,exceto em juízo, o carimbo dos correios serve para comprovar a data em que foi feita aquela obra provando a sua autoria, assim ele já esta amparado pela legislação de proteção de direito autoral.

No ensino superior, a preocupação com o plágio é grande. Pelo avanço das tecnologias e com o uso da internet a facilidade em que as pessoas têm de encontrar e copiar artigos são grandes, mas por outro lado a praticidade de saber se aquele artigo é uma copia é grande, basta digitar um pedaço ou palavras chaves do artigo em um buscador, que se o artigo for uma copia vai aparecer um artigo igual ou bastante semelhante.

Textos traduzidos de outras línguas para o português são mais difíceis de detectar, mas existem alguns erros que as pessoas cometem. Por exemplo, dificilmente brasileiros usam as palavras “eventualmente” ou ”fornece” em textos científicos quando escrevem em português, mas traduzem de textos em inglês o “eventually” e ”provides” respectivamente para português.

Acreditava-se que boa parte dos plágios acadêmicos aconteciam por causa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (45.6 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com