TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tópicos de informática

Por:   •  22/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  673 Palavras (3 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 3

Gerenciamento de Processos

No Linux, um processo é uma instância de um software em execução, ou seja, um programa que está sendo usado. No Linux há duas maneiras de realizar o gerenciamento de processos: Através de uma janela de terminal ou por forma gráfica. Através da janela de terminal

Executar a seguinte sequência (distribuição Ubuntu): Ctrl + Alt + F5 Digite o comando "top", e será exibida a sequência de processos em execução.

O gerenciador de processos do Windows também há duas maneiras: um é executado pela ferramenta gráfica "Gerenciador de Tarefas" facilmente acessado com a combinação de teclas Ctrl + Alt + Delete dentre outras maneiras, e depois clicar na aba processos. Outra maneira é pelo prompt de comando: comando TASKLIST Lista os processos em execução exibindo o nome da imagem, seu PID, nome da sessão, sessão e uso de memória. Para encerrar um processo neste modo usa-se o comando taskkill.

No MacOs Abra a pasta "Aplicativos".

Clique duas vezes na pasta "Utilitários".

Clique duas vezes no ícone " Activity Monitor “. O Activity Monitor de lançamentos e abre uma janela que exibe os processos que estão rodando no computador.

Gerenciador de Arquivos

No Linux o gerenciamento de arquivos é feito por um programa chamado Nautilus. O Nautilus é iniciado sempre que é aberta alguma localidade do computador

No Windows é feito a partir da ferramenta Windows Explorer podendo copiar e colar ou alterar os arquivos desejados.

Para acessar o Windows Explorer, clique no botão "Iniciar", em seguida, em Programas e em Acessórios, lá estará o Windows Explorer.

No Mac OS X se chama Finder, e é similar ao Windows

Explorer do Windows. Para abrir uma janela do Finder é preciso clicar sobre seu ícone no Dock, ou dar um duplo clique sobre o ícone de qualquer unidade de disco (disco rígido, CD, DVD, pendrive, etc.).

.

        Gerenciamento de Memoria

O gerenciamento de memória do Linux é o que torna o sistema operacional mais rápido e funcional. Assim como o Windows, o Linux possui dois sistemas de gerenciamento de memória, a memória física, que cuida da alocação e liberação de blocos de memória, e a memória virtual, que tem o papel de "enganar" os processos, informando que há memória suficiente quando não há.

No Windows a memória física recebe aquilo que o Windows considera essencial, como o próprio sistema operacional e as aplicações que o usuário estiver usando no momento. O restante, ou seja, aquilo que o Windows acredita que não será usado tão urgentemente, fica na memória virtual.

No Mac OS há quatro formas de gerenciar a memória:

Residente: é usada pelo OS X. Essa memória nunca irá para disco. Ativa: é usada pelos

Programas que estão abertos. Caso seja necessário ela pode ser paginada em disco. Livre: é a memória que não está sendo usado.

Inativa: é a memória que foi usada pelo programa mas não foi liberada. Apenas marcada como inativa.

Gerenciamento de dispositivos

No Linux o gerenciamento é feito pelo kernel o núcleo do sistema operacional, a parte que relacionasse diretamente com o hardware. O gerenciamento de dispositivos no Windows trabalha com drivers de dispositivos tanto

Monolíticos como universais. O sistema é responsável por toda gerencia de entrada e saída.

No Windows, pode ser acessado pelo painel de controle ou simplesmente clicando com o direito e na opção Propriedades gerenciador de dispositivos. Este exibe os dispositivos disponíveis e as opções de gerenciamento como: instalar driver.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (93.6 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com