TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

USO PEDAGÓGICO DE MÍDIAS NA ESCOLA: PRÁTICAS INOVADORAS

Por:   •  15/1/2016  •  Monografia  •  6.404 Palavras (26 Páginas)  •  509 Visualizações

Página 1 de 26

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6]

LIGIA NUNES VALVERDE

USO PEDAGÓGICO DE MÍDIAS NA ESCOLA: PRÁTICAS INOVADORAS

Artigo apresentado ao Programa de Pós-graduação da PUC-Rio como requisito parcial para a obtenção do título de Especialização em Tecnologias em Educação.

SÃO PAULO- SP

2010

Direitos autorais

Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do trabalho sem autorização do autor, do orientador e da universidade.


LIGIA NUNES VALVERDE

Graduada em Educação Física, pela UMC - Universidade Mogi das Cruzes em 1985, em Pedagogia, pela UNIABC - 2000, especialização em Supervisão Escolar pela UNIABC – 2000, tendo lecionado em diversas escolas da rede Estadual de Ensino, em todos os seguimentos, Ciclo I, 1ª à 4ª série, Ensino Fundamental 5ª à 8ª série e Ensino Médio 1ª à 3ª série, atualmente como Professora Coordenadora da Oficina Pedagógica – Diretoria de Ensino da Região de Santo André-SP - Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, onde trabalho com Orientação Técnica para Formação Continuada de Professores Coordenadores das Escolas Estaduais, entre outras atividades.

                                                        DEDICATÓRIA

                                                                     Dedico  este  trabalho  a meu  marido

                                                                     Luiz e minhas filhas Bianca, Mariane    

                                                                     e Louise pois, sem a compreensão de

                                                                     todos   jamais   teria   chegado ao fim.  

AGRADECIMENTOS

Agradeço primeiramente a Deus, pois sem ele nada seria possível.

A minha família pelo amor incondicional e pela paciência durante momentos difíceis.

Ao professor José Ricardo Basílio, pela oportunidade, apoio, paciência, dedicação, amizade e principalmente pelo profissionalismo.

A minha orientadora Claudia Menezes Nunes, que em todos os momentos mostrou-se companheira, amiga de todas as horas, pela paciência e dedicação na orientação do projeto, pelos ensinamentos que me ajudaram a enfrentar minhas dificuldades e limitações.

A minha querida amiga virtual Zenilda C. Pinna, pelo apoio incansável e incentivo e que colaborou muito para essa conquista.

A minha amiga Neusa que em muitos momentos me ajudou para que eu não perdesse o norte de meu trabalho.

Aos colegas de trabalho que me apoiaram.

A todos aqueles que contribuíram e torceram para mais uma batalha vencida com muitas dificuldades

 

.

RESUMO

O presente trabalho tem como proposta o estudo do tema “USO PEDAGÓGICO DE MÍDIAS NA ESCOLA: PRÁTICAS INOVADORAS”. Pensei no estudo de revisão de literatura com a intenção de estabelecer quais as principais questões que vem sendo tratadas, com a chegada do novo século, outras habilidades e competências são exigidas para a quebra de paradigmas, um novo olhar para a educação de nossos alunos. Que pesquisas foram feitas nos últimos cinco anos no Brasil por nossas Universidades que nos apontam resultados para um trabalho inovador de mídias em nossas escolas? Tendo como objetivo, constituir uma investigação mais específica, com a diversidade de textos apresentados em diferentes áreas do conhecimento, pesquisas que nos mostrem caminhos para tornar a prática pedagógica adequada aos desafios de mundo contemporâneo, propondo o estudo entre o velho e o novo.

PALAVRAS-CHAVE: Estudo, Competências e Habilidades, Paradigmas.

        

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO........................................................................................... 08

Capítulo I – Educação e escola: aprender a aprender.................12  

Capítulo II – Novas gerações e as pesquisas tecnológicas.........18

Anexo.....................................................................................22

Conclusão...............................................................................24

Referências Bibliográficas........................................................26

INTRODUÇÃO

O que despertou meu interesse em refinar o olhar para a revisão de literatura foi à oportunidade de cursar Tecnologia em Educação PUC – RJ, e de estabelecer relação com as diversas mídias e autores que discorrem sobre o assunto, principalmente, porque no mundo contemporâneo há forte exigência sobre os sujeitos quanto a ter diferentes saberes, o que obriga a todos a estender o olhar sobre a realidade. A expectativa é que se saiba administrar o tempo de maneira a ampliar e redefinir os saberes, num movimento constante de desconstruir, construir e reconstruir conhecimento.

A presença das novas tecnologias no cotidiano, não só estão transformando as ações docentes como também as formas de conhecer dos alunos numa velocidade quase estonteante. Além disso, as tecnologias de informação e comunicação (TICs) estão aprofundando o sentido de cidadania, desde uma simples ida ao banco ou a um caixa eletrônico onde se pode realizar múltiplas atividades a partir de um cartão eletrônico, até encontros virtuais entre amigos que estão em países distantes ou acesso ás diversas bibliotecas e museus do mundo sem precisar comprar uma viagem de avião ou ter custos altíssimos.

Em minhas leituras buscando conhecimentos para embasar minha pesquisa encontrei este texto, Internet – Wikipédia a Enciclopédia livre, 09/10/10, que diz muito à respeito do que penso como uma Educadora num mundo contemporâneo, onde encontro grandes barreiras no uso das mídias em meu trabalho junto a alunos e professores.

 “Para o trabalho direto com essa geração, que anseia muito ter um "contato" direto com as máquinas, é necessário também um novo tipo de profissional de ensino. Que esse profissional não seja apenas reprodutor de conhecimento já estabelecido, mas que esteja voltado ao uso dessas novas tecnologias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.9 Kb)   pdf (363.4 Kb)   docx (106.1 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com