TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unidade 3 anhembi, Fale sobre o Cobit

Por:   •  31/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.335 Palavras (10 Páginas)  •  435 Visualizações

Página 1 de 10

(GESTÃO DE PESSOAS)

PERGUNTA 1

1. A empresa Atende Bem atua no crescente mercado de centrais de atendimento. O efetivo atual da empresa é de 3500 funcionários distribuídos em cinco centrais interligados entre si. Desse modo, a empresa presta serviço para todo o território nacional. A empresa tem hoje um grande desafio que é o de motivar e comprometer os funcionários com seu negócio. As características do efetivo das centrais são:

• Tempo médio de permanência na empresa – 2 anos.

• Perfil: sexo feminino – 83%; idade média – 21 anos; nível educacional – superior em andamento; estado civil – solteiro.

• Quantidade de atendimento em média a cada turno (quatro horas) – 235 atendimentos

Em pesquisa de clima organizacional realizada por uma consultoria, foram levantados os seguintes problemas:

• Insatisfação em relação aos cargos (considerados repetitivos e pouco desafiadores) e salários.

• Pouca perspectiva de desenvolvimento e carreira

• Alto nível de pressão

(Adaptado de DUTRA, 2002)

Com base no caso responda:

O que você faria para estimular um maior nível de comprometimento e melhorar o desempenho dos funcionários da empresa? Fundamente sua resposta/ações propostas com base nos conceitos pertinentes abordados na disciplina Gestão de Pessoas.

Resposta:

No que podemos perceber esta empresa não tem um gestor que aplique uma administração moderna, visando dar valor ao funcionário. Hoje em dia os funcionários tem muita facilidade de encontrar emprego no mercado, por isso se você não tiver uma política que agregue valor e estimule ele a trabalhar pela sua empresa ele certamente irá sair.

Analisando as estatísticas fornecidas pela empresa, juntamente com o setor de Recursos Humanos aplicaríamos uma gestão de desempenho, que nos daria o feedback necessário para adequar nossas políticas internas, salários, planos de carreira aos anseios da maioria de nossos colaboradores.

Uma avaliação de desempenho por competências em 360º, lhe fornece informações que te indicam como está o sua qualidade de gestor e se seus funcionários estão indo bem ou mal na visão de seus colegas de trabalho. Opto pela avaliação de 360º para dar mais abertura aos funcionários e a avaliação ficar menos impositiva, uma avaliação mais democrática.

Também ter um gestor que trabalhe junto com o time de atendimento, que realmente escute e dê valor aos funcionários lhes passando sempre a imagem de que a empresa está disposta a escutar e melhorar as condições de trabalho, que explique a importância da avaliação de desempenho tem pra todos, a importância de cumprir as metas e as vantagens que todos terão. Também podendo avaliar de perto os funcionários identificando líderes que treinados para gerir pessoas podem oferecer um feedback constante.

“Segundo Nelson ( HSM. Ano 1. Mar-abr. 1997 - pag.83) diz que a comunicação aberta ajuda os empregados a sentir que participam da tomada de decisões-chave a respeito da empresa e a entender as razões que norteiam as iniciativas empresariais.”

Com os resultados da avaliação propor melhorias aos funcionários de acordo com o que a empresa tenha condições de arcar, verificar se todos os benefícios estão sendo oferecidos, se o salário está de acordo com os cargos oferecidos, oferecer metas de atendimento com bônus no salário, estudar a possibilidade de planos de carreira.

os, excesso de espaçamento e a citação sem formatação.

(CUSTOS E ORÇAMENTO EMPRESARIAL)

1 Localize no case Sabedoria Mineira (a) qual o valor do custo anual economizado pela empresa Vale ao utilizar uma das tecnologias criadas pelos alunos da UFMG, sob a liderança de Rochel Lago,

2 e comente sobre (b) em qual tipo de custo, no que se refere ao volume de produção (fixo ou variável), esse custo se enquadraria e justifique sua resposta.

“poeira que sai do minério de ferro enquanto ele é transportado.

Essa poeira é um forte poluidor do ar e acarreta perda de até 5% do minério transportado pela mineradora Vale, ao custo de 500 milhões de dólares por ano.”

No que entendi da questão este custo da empresa Vale se enquadra no volume de custo variável, pois custo fixo é aquele que existe mesmo que não haja produção. O custo variável se altera na medida em que a revenda ou serviços prestados sofrem alteração.

(MODELAGEM DE SISTEMAS)

1. A empresa em que você trabalha como analista de requisitos foi contratada para desenvolver um software para o controle e gerenciamento das atividades da rede de SPAs urbanos chamada Sunny Days, localizada no estado de São Paulo. A empresa tem aproximadamente 1600 funcionários espalhados nas diversas unidades que estão separadas geograficamente. É importante conseguir o maior número possível de informações sobre o sistema a ser desenvolvido, considerando-se os diferentes pontos de vista dos futuros usuários do sistema. A empresa solicita que o sistema esteja disponível até dezembro de 2015. O sistema deve ser compatível com os padrões da Web existentes (HTML, Java, TCP/IP etc.). O orçamento destinado ao projeto é de R$ 1.000.000,00.

O Sistema Gerenciador de SPA é um software que deve gerenciar os serviços oferecidos pelo SPA, bem como realizar o agendamento dos mesmos. Os clientes podem ligar ou mesmo comparecer pessoalmente até o estabelecimento, e solicitar ao atendente para agendar a consulta para realizar qualquer um dos serviços oferecidos no SPA. O sistema manterá o dia, o horário, o serviço, o funcionário que irá realizar o serviço e o cliente que agendou a consulta. Um cliente só poderá agendar um serviço/consulta após ter efetuado o seu cadastro. Antes de cadastrar um cliente o sistema deve verificar se o CPF informado é válido ou não.

O gerente deverá cadastrar no sistema todos os funcionários das unidades do SPA, suas permissões de acesso, e também os serviços a serem oferecidos. Para cada serviço realizado pelos funcionários do SAP, será controlada a quantidade de produtos que foram utilizados em sua realização. Desta forma é preciso manter um cadastro com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (62.7 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com