TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Universidade do Sul de Santa Catarina

Por:   •  20/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  876 Palavras (4 Páginas)  •  86 Visualizações

Página 1 de 4

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: Princípios de Banco de Dados

Professor:  LUCIANO SANTOS

Nome do estudante: Pedro da Silva Sauro

Data: 04/04/2022

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1) A Revista DevMedia em sua edição 102 no artigo intitulado “Banco de Dados NoSQL: Um Novo Paradigma” apresenta conceitos e uma explanação a respeito de uma nova classe de bancos de dados que está chamando a atenção de muitos usuários. Esta nova classe é comumente denominada NoSQL (Not only SQL). Acesse o endereço abaixo, faça uma leitura do artigo e exponha textualmente que novo paradigma é este, abordando quais as limitações dos bancos de dados relacionais bem como as principais características desta nova classe de banco de dados.

http://www.devmedia.com.br/banco-de-dados-nosql-um-novo-paradigma-revista-sql-magazine-102/25918

Pontuação para esta questão: 2,5

O site a cima citado menciona um novo paradigma na área dos bancos de dados.

O NoSQL (Not only SQL). Vem crescendo com tudo. É um banco relacional que a bastante tempo bem servindo muitos usuários. Esse banco é estruturado em tabelas.

As tabelas do NoSQL (Not only SQL) se relacionaram entre si, muito parecido com a explicação do professor na aula um do zoom. Geralmente esses bancos utilizam o SQL como linguagem. O noSQL no geral não ´relacional, contudo, pode ser dependendo da circunstância. Normalmente esse tipo de banco armazena os dados de forma isolada. O NoSQL utiliza um sistema de dados flexível.  Os principais bancos são os relacionados a colunas, tem também o banco chave, valor, grafos e os bancos orientado a documentos. Contudo esses bancos podem orientar a mais de um modelo.

O NOSLQ sai na frente do sql porque ele tem algumas funcionalidades que aceleram o desempenho da aplicação e a consulta, outro benefício é poder mexer num único registro caso seja necessário, em contrapartida outros bancos não permitem essas vantagens.

2) Diferencie modelo de dados a nível conceitual do modelo de dados a nível lógico.  Pontuação para esta questão: 2,5

A diferença desses dois modelos é que o a nível conceitual é a primeira fase da modelagem, é a representação do mundo real ou do objeto que queremos representar de uma forma simplificada, nesse nível o projeto ainda é independente sendo possível aplicar em qualquer DBA, esse nível seria o primeiro passo, como se fosse a entrevista para saber todos os dados e quais requisitos é necessário o sistema. Nível lógico tem conceitos mais fáceis de entender, embora esteja mais próximo do sistema físico, ele ainda é independente e nessa fase fazemos a definição de dados, nessa fase temos mais detalhes nos dados.

3) No decorrer de nossos estudos dessa U.A., foram apresentadas algumas características importantes e que devem estar presentes em uma ferramenta de banco de dados. Tendo como base o cenário abaixo apresentado e considerando os parâmetros para a adoção de uma tecnologia de banco de dados conforme estudado, responda a questão disponível logo a seguir.

Cenário:

A XPK precisa disponibilizar através da Web consultas aos seus executivos através de um Sistema de Banco de Dados Relacional. Estas consultas mostram informações sobre o ranking (confiança dos investidores e acionistas, pontos na bolsa de valores, etc.) instantâneo da empresa no mercado financeiro. As consultas recolhem dados de várias fontes externas (mercado, concorrentes, etc.). Sabe-se que todas as fontes externas provêm de bancos de dados relacionais que obedecem a um padrão para operações de definição e manipulação de dados, que podem estar executando em Sistemas Operacionais diferentes. Sabe-se ainda que o foco da empresa é a geração das consultas para impressão em relatórios e não seu armazenamento, uma vez que os dados que geram as informações são de um período pontual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (173.6 Kb)   docx (102 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com