TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unopar - ADS - Produção textual interdisciplinar em grupo- 1-semestre

Por:   •  19/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.347 Palavras (6 Páginas)  •  1.246 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        OBJETIVO        

3        DESENVOLVIMENTO        

3.1        INTERAÇÃO HUMANO COMPUTADOR        

3.2        SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO E INFORMAÇÃO        

3.3        SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO        

3.4        éTICA, pOLÍTICA E SOCIDADE        

4        CONCLUSÃO        

5        REFERÊNCIAS        

ANEXOS        

ANEXO A – Formulario de Cadastro de Usuario        



  1. INTRODUÇÃO

Neste trabalho será abordado assuntos sobre o curso de Analise e Desenvolvimento de Sistema. Dentre eles estão Interação Humano-Computador, Sistemas de Computação e Informação, Segurança da Informação e Ética, Politica e Sociedade

Esse trabalho poderá servir de auxilio à uma melhor compreensão dos assuntos e assim criando uma melhor formação na área. Hoje em dia o mercado exige que seu analista de sistema tenha bastante conhecimento na área que irá desenvolver seus trabalhos.

O tecnólogo tem a capacidade para projetar desenvolver e programar sistemas de informação, proceder a pesquisa, elaborar pareceres formatar relatórios laudos, pericias e consultorias na área de sistema de informação.


  1. OBJETIVO

Nesse trabalho os objetivos são: aprender sobre os conteúdos apresentados nesse semestre, sendo eles Sistemas de Informação, Interface Humano-Computador, Segurança da informação e Ética, Política e Sociedade. Sistemas de informação mostra a importância que o mesmo tem nas empresas. Interface mostra como criar empatia e fazendo com que usuário se prenda no seu sistema. Segura ensina como manter suas informações pessoais seguras. Ética ajuda como guia de como usar seus conhecimentos de forma correta perante a sociedade, se tornando um ser melhor.


  1. DESENVOLVIMENTO

  1. INTERAÇÃO HUMANO COMPUTADOR

A interface e interação com usuário é fundamental em um software, sendo ela a parte a parte visível do sistema, onde o usuário vai se comunicar e realizar suas tarefas. Sendo assim é necessário criar uma interface amigável e que seja de fácil aprendizagem. Na imagem abaixo demonstramos uma interface intuitiva, de facil aprendisagem onde o usuario vai ter acesso aos dados dos Alunos.

              Figura 1 – prototipo cadastro de usuario

[pic 14]

                     

Nessa interface foi utilizado diversas artifícios para beneficiar a usabilidade do usuário: botes com imagens, lista para valores pre-cadastrados, grades com opção de checar, cores para identificar opções selecionadas, etc.  

  1. SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO E INFORMAÇÃO

        A informação é o bem mais importante para conseguir se administrar uma empresa ou comercio eletrônico, com ela é possível prever resultados, gerar relatórios, analisar mercado entre outras infinidades de dados importantes. No entanto é necessário ter um instrumento de trabalho para gerar, cadastrar e gerenciar essas informações, sendo esses os “Sistemas de Informação”.

No caso das universidades é necessário ter um sistema ERP, nesse sistema organiza-se a informação de toda a organização em um único sistema, finanças, contabilidade, recursos humanos, histórico de alunos, histórico de professore, entre outras informações da instituição. E nas instituições a distância ( EAD ) o ERP pode ser integrado com um sistema Learning Management System (Sistema de gestão da aprendizagem). Esse sistema gera um ambiente virtual voltado para aprendizagem colaborativa, fazendo assim com que os estudantes e professores integram e estudem em um curso on-line.

  1. SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

                             Existem vários métodos de segurança um deles é a criptográfica, uma das mais conhecidas e mais simples é a Criptografia de Cesar mais conhecida como substituição de Cesar que simplesmente faz a troca de letras sempre jogando cada letra 3 posições no alfabeto para frente por exemplo a letra A vira Letra D, foi criada por Júlio César para se comunicar com seu exército para não ser descoberto o que estava escrito. Abaixo um exemplo.

[pic 15]

( http://www.pythondiario.com/2015/04/cifrado-cesar-en-python-caesar-cipher.html )

Este método explica muito bem o funcionamento da criptográfica, hoje em dia pode ser utilizando o processo de criptografia Simétrico e Assimétrico que como todo método de criptografia ele é um algoritmo criado para embaralhar o que está sendo enviando de uma forma que só quem tem a senha da criptografia ou quem possui uma autoridade para isso consiga decodificar, existe o método de criptografia simétrico que consiste simplesmente de uma senha para encriptar e decriptar ou seja quem tiver a senha que foi utilizada para encripatar vai conseguir decriptar um exemplo seria a compactação de um arquivo com senha, para descompactar você precisara da senha para isso sem a senha não tem como ser descompactado e nem acessado a informação. Existe o método de criptografia assimétrico que a chave ou senha utilizada para encriptar nao é a mesma utilizada para descriptar utilizando o conceito de chave pública e chave privada ou seja para codificar uma informação é utilizada a chave pública pois é de conhecimento de qualquer pessoa mas para decodificar só pode ser utilizada a chave privada que deve ser guarda um exemplo seria o Certificado digital para assinatura digital. Uma forma de segurança que pode ser utilizado nas universidades seria de controle de acessos via usuário e senha para que cada usuário tenhas suas permissões específicas utilizando um firewall com todo o controle de acessos para que somente quem pode ter acesso as informações de sigilo tenham sem deixar margem para vazamento das informações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com