TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VANTAGENS DE REDE INALÁMBRICA

Projeto de pesquisa: VANTAGENS DE REDE INALÁMBRICA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.676 Palavras (7 Páginas)  •  490 Visualizações

Página 1 de 7

Sumário

1.INTRODUÇAO 2

2.DESENVOLVIMENTO 3

2.1.Como funciona? 3

2.2.Tipos de rede sem fio 4

2.2.1.Redes LAN sem fio –WLAN 5

3.WIRELESS NA INDÚSTRIA 5

4.VANTAGENS DA REDE WIRELESS 6

5.DESVANTAGENS 7

6.CONCLUSÃO 8

7.REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9

1. Introdução

A utilização das redes sem fio está cada vez mais presente no cotidiano das pessoas, em ambientes acadêmicos, residências, empresas, em meios públicos como hotéis, bares, restaurantes e em meios de transportes como ônibus, carros, trens, navios e até aviões.

As redes sem fio oferecem às empresas e seus usuários em geral muitos benefícios, tais como flexibilidade, portabilidade e produtividade aumentada, e baixo custo de instalação. As chamadas tecnologias wireless cobrem uma ampla área e isso a diferencia das redes guiadas.

Através da tecnologia wireless é possível estabelecer uma conexão entre diferentes pontos sem a necessidade de uso de cabos, através da instalação de uma antena e de um rádio de transmissão. Anexo a esta tecnologia existe várias aplicações como observaremos no desenvolvimento deste trabalho.

2. Desenvolvimento

Wireless em uma tradução livre quer dizer “sem fio”, assim temos como conceito de rede wireless, como toda comunicação feita sem a utilização de cabos para interligar um certo dispositivo ao outro, fazendo-a através do ar, ondas de rádio, micro-ondas, infravermelho ou laser.

2.1. Como funciona?

O funcionamento desta rede é bem simples, é preciso apenas a utilização de um aparelho denominado Acess Point, assim, ele transforma os dados em ondas de rádio e os transmite por meio de antenas.

Suas aplicações podem ser divididas em dois grupos: aplicações indoors e outdoors. Sendo assim, quando a comunicação é estabelecida entre dois ambientes, utilizamos a aplicação outdoor (fig 1). Já no caso de comunicação dentro de um local (salas, escritórios, etc.) é feita através de indoor (fig 2).

Figura 1 - Outdoor

Figura 2 - Indoor

2.2. Tipos de rede sem fio

Basicamente existem dois tipos de rede sem fio: LAN ou WLAN (Wireless local Area Network) e WAN (Wireless Wide Area Network).

As redes do tipo WAN ou WWAN, baseia-se principalmente nas redes telefonia celular. Que inicialmente foi desenvolvida para comunicação de voz e atualmente suporta transferências de dados.

A seguir aprofundaremos no estudo da rede LAN ou WLAN.

2.2.1. Redes LAN sem fio – WLAN

As redes sem fio do tipo LAN ou WLAN está relacionada com a comunicação de equipamentos em áreas restritas (salas, edifícios), com o objetivo de gerar o compartilhamento de recursos computacionais.

Podem ser utilizadas na ampliação de redes cabeadas para dispositivos portáteis (palmtops, laptops, notebooks, etc.) estabelecendo uma comunicação por propagação de ondas de rádio.

3. Wireless na indústria

Hoje em dia já é possível as empresas adotarem a transmissão via rádio (Wireless), quando há uma necessidade de transmissão de sinais de sensores e informações de controle ou até mesmo de sinais críticos, em um processo. Isso é possível devido ao sistema de rádio “spread spectrum”, um sistema altamente confiável, seja em grandes áreas abertas como em industrias de saneamento ou em ambientes fechados, e inclusive em mineradoras e indústrias automobilísticas.

Uma das grandes razões do sistema spread spectrum ser confiável é a inexistência de outros rádios se comunicando na mesma frequência, no mesmo instante.

O monitoramento do nível de tanques e o envio do sinal, á distância, para o sistema de controle central (geralmente um CLP), é uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com