TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A terceirização no setor de telecomunicações e redes – vantagens e desvantagens

Por:   •  27/5/2015  •  Dissertação  •  970 Palavras (4 Páginas)  •  431 Visualizações

Página 1 de 4

Matriz de atividade em equipe – tarefa individual*

Módulo: 2

Atividade: Terceirização em Tecnologia da Informação

Título: A terceirização no setor de telecomunicações e redes – vantagens e desvantagens

Aluno: Maisa Balland

Disciplina: Gestão da Tecnologia da Informação

Turma: MBA SP19

Introdução

A terceirização, ou outsourcing, é o processo pelo qual uma empresa deixa de executar uma ou mais atividades realizadas por trabalhadores diretamente contratados e as transfere para outra empresa.

Embora a terceirização não seja recente na história do Brasil, a adoção deste processo foi intensificada e disseminada no âmbito da reestruturação produtiva que marcou os anos 90, e continua crescendo nos dias de hoje. Atualmente, estima-se que existam cerca de 11 milhões de trabalhadores prestando serviços a outras empresas.

Entre os motivos para a popularização da terceirização estão o fato de a empresa contratante poder concentrar-se no seu produto estratégico, ou core business, com competitividade e maior produtividade. Assim, as tarefas secundárias e auxiliares são realizadas com menor custo por empresas contratadas que se especializaram de maneira mais racional.

Dentre os serviços terceirizados, uma grande fatia fica com a área de Tecnologia da Informação – TI. De acordo com Anderson Figueiredo, gerente de pesquisa e desenvolvimento da IDC Brasil, o mercado brasileiro de serviços de TI movimentou R$ 27 bilhões em 2012. Deste total, R$ 12 bilhões vieram dos contratos de terceirização de data center, infraestrutura e desenvolvimento de aplicativos.

Entre as áreas em que serviços de terceirização em TI são prestados, está a de telecomunicações e redes.

Telecomunicações são o conjunto de atividades que possibilita a oferta de capacidade de transmissão, emissão ou recepção, por fio, radioeletricidade, meios ópticos ou qualquer outro processo eletromagnético, de símbolos, caracteres, sinais, escritos, imagens, sons ou informações de qualquer natureza. Essa transferência de informações é possível através da implementação, manutenção e constante atualização de um sistema constituído de alguns componentes básicos, como hardwares, softwares, mídias de comunicação, redes de comunicação e protocolos de comunicação.

A seguir, abordaremos as vantagens e desvantagens da terceirização no setor de telecomunicação e redes das empresas.

Vantagens

Seguem algumas das vantagens oriundas do processo de terceirização do sistema de telecomunicações de uma empresa, que na verdade se aplicam a qualquer terceirização em TI:

- Redução e controle dos custos operacionais, pois ao terceirizar, a empresa contratante geralmente beneficia-se de serviços com nível de excelência operacional a custos mais racionais  e, além disso, o custo torna-se previsível no longo prazo, uma vez que a um contrato de outsourcing está normalmente associado o pagamento de uma renda mensal bem definida, ou o pagamento é feito sob demanda, evitando desperdícios. Assim, o dinheiro economizado aumenta a disponibilidade de capitais da contratada para investimentos diversos.

- Qualidade/ melhoria do serviço, uma vez que a contratada tem a Tecnologia da Informação como seu core-business. Assim, é especializada nos serviços de TI prestados, sendo mais capacitada para esta atividade que a contratante. Além disso, há a minimização dos riscos com o desconhecido, já que a contratada possui know-how não disponível internamente para ajudar a contratante nas decisões que envolvam aquisição de novos equipamentos ou tecnologias.

- Ganho de produtividade, pois o prestador é contratado para executar um pacote de atividades estabelecido em contrato, que geralmente é atrelado a algumas métricas de performance. Este modelo permite que a contratante tenha grande poder sobre a contratada, sob a pena de multas ou de rescisão de contrato.

Desvantagens

Como desvantagens, podemos mencionar:

- A contratante pode se tornar refém dos serviços prestados, e não desenvolver internamente as capacidades/ habilidades necessárias. Assim, a contratante fica muito dependente da capacidade técnica da contratada.

- Hoje informação e comunicação são os alicerces de qualquer empresa que pretende ser bem sucedida no cenário globalizado, e terceirizar todas as atividades relacionadas pode ser muito arriscado, pois se a contratada deixar de prestar seus serviços por qualquer motivo, a contratante “se verá no escuro”, sem internet, sem telefone, sem fax, sem “sinal de fumaça”.

Potenciais problemas

Após a adoção da estratégia de terceirização do sistema de telecomunicações de uma empresa, alguns potenciais problemas podem surgir, dentre eles:

- Falta de investimentos da contratada em pessoal, novos equipamentos e tecnologias.

- Falta de comprometimento com os ideais da empresa contratante.

- Possíveis falhas de confidencialidade das informações da contratante, ou seja, vazamento de informações sigilosas.

- A empresa contratante pode ter problemas com a qualidade dos serviços prestados, não satisfazendo suas necessidades. Daí a necessidade de SLAs bem definidos.

- A relação com o terceiro/ contratado deve ser bem definida, pois caso contrário a empresa contratante poderá sofrer com ações trabalhistas.

- Segundo a Constituição Brasileira, a empresa contratante pode ser responsabilizada pelo descumprimento das responsabilidades legais (fiscais e trabalhistas) da contratada, o que é chamado de culpa in eligendo (ou seja, quando a empresa contratante seleciona empresas que possuem pendências perante a lei ou não são idôneas) e culpa in vigilando (ou seja, após a contratação de uma empresa idônea, a contratante deve “fiscalizá-la”). Em ambos os casos, a contratante pode ser co-responsabilizada pelas falhas legais.

Conclusão

Existem mais vantagens que desvantagens ao se terceirizar atividades de TI de uma empresa, uma vez que a mesma mantém-se atualizada tecnologicamente e consegue focar e investir em sua atividade-fim, garantindo posição no mercado em que atua.

Com um bom planejamento para sua implementação, e desde que existam processos de verificação constantes por parte da contratada e colaboradores internos responsáveis pelo gerenciamento da prestação de tais serviços, garantindo que os serviços contratados sejam prestados da forma acordada, a terceirização do setor de telecomunicações é uma boa estratégia para as empresas.

Referências bibliográficas

PARCERIA com comprometimento. Disponível em: . Acesso em: 13.Mai.2008.

EMÍLIA, Andreza. Terceirizar também é uma forma de as PMEs crescerem. Disponível em: . Acesso em: 13.Mai.2008.

RUIZ, Miguel. Vantagens do outsourcing em TI. Disponível em: . Acesso em: 13.Mai.2008.

http://portal.mte.gov.br/data/files/FF8080812BA5F4B7012BAAF91A9E060F/Prod03_2007.pdf - Acesso em 29.Set.2014

http://economia.estadao.com.br/noticias/economia-geral,mesmo-desregulamentada-terceirizacao-teve-rapido-avanco,161336,0.htm - Acesso em 29.Set.2014

 - Acesso em 29.Set.2014

 - Acesso em 29.Set.2014

*Esta matriz serve para a apresentação de trabalhos a serem desenvolvidos segundo ambas as linhas de raciocínio: lógico-argumentativa ou lógico-matemática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (99.6 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com