TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Topologias de rede - Vantagens e desvantagens

Projeto de pesquisa: Topologias de rede - Vantagens e desvantagens. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.815 Palavras (8 Páginas)  •  3.328 Visualizações

Página 1 de 8

Topologias de Redes – Vantagens e Desvantagens.

Em uma redes de computadores encontramos alguns tipos de topologias, e as mas conhecidas entre elas são as topologia de barramento e a de anel e outras que entre elas são as topologias em estrela e também a de malha,arvore,mista ou até a híbrida ,e o ponto a ponto,grafo etc.

Veremos suas vantagens e desvantagens entre uma e outra.

Barramento: Vantagens

Quando acorre falha em um equipamento os outros não serão afetado de imediato.

Não existe um nó central entre ele.Uma topologia mas barata em termos de cabos conectores,todos os nós que estão ligados a barra ouvir as informações que estão sendo transmitidas entres ele.

Barramento: Desvantagens

Se o cabos desconecta ou o conector se quebra a redes deixa de funcionar ,e ai fica difícil de isolar quando ocorrem problemas de cabeamento e ai fica limitado de comprimento e número de dispositivos conectados,Se um computador estiver transmitindo sinal ,a rede fica ocupada e se outro computador tentar enviar outro sinal ao mesmo tempo ,ocorre uma colisão e é preciso reiniciar a transmissão outra vez.

Figura 1:Topologia Barramento.

1

Anel:Vantagens

O desempenho da rede do número de maquinas conectadas ,e se um cabo de conexão de um dispositivo vier a se falha a rede continuar a funcionar,ai retransmitem o sinal que até que o destinatário seja encontrado,para pode se capaz de transmitir e poder receber as informações em ambos os sentidos.

Anel : Desvantagens

Na desvantagens o alto custo é mas complicado em relação a cabeamento e conexões e concentradores,Assim esse tipo de topologia é pouco tolerável as falha sendo. complicado a implantação de detecção de erros e assim pode fazer com que uma mensagem circule eternamente no anel mas se o concentradores vierem a falha ,todos os anel a ele que estive ligado iram a ter uma falha.

Figura 2: Topologia anel

2

Estrela :Vantagens

É com a estrelas a vantagens é que tende a ter uma facilidade de inserir novos dispositivo na rede ,mas toda a comunicação é supervisionada por esse nó central, e assim se o cabo de conexão de dispositivos vier a ter alguma falha, não afetará a integridade da rede toda,sendo assim a unidade central determinara a velocidade de transmissão entre os transmissor e o receptor ,e os converto de sinais transmitido por protocolos diferentes.

Estrela :Desvantagens

Neste caso a desvantagens é maior,porque o custo de instalação é maior tende a receber mas cabos,sendo assim os concentradores pode vim a falha e toda rede também com o alto custo em cabeamento ,conexões e concentradores,ai com esse tipo de falha pode vi a ocorrer no nó central ,e ai o sistema ficará todo fora do ar.

Figura 3: Topologia Estrela

3

Árvore :Vantagens

É ai nesse tipo podemos usar qualquer tipo de topologia,podendo aumentar a velocidade da conexão e utilizando principalmente na ligação de Hubs e repetidores.

Árvore:Desvantagens

Dependendo das topologias usada pode ser um tipo de rede mais caro,e ai a instalação ficar mais complicadas.

Malha: Vantagens

Na malha completa cada estação é conectada a todas as outras estação da rede sendo assim ainda na completa não há necessidade de decisões de por onde enviar as mensagem tipo o roteamento ,na malha irregular é possível escolher Por onde e também pode enviar as mensagem para evitar congestionamento ,só que ainda na irregularidade cada estação pode ser conectada diretamente a um número de variável de estações.

Malhas :Desvantagens

A desvantagens é mas completa e grande quantidade de ligações, e ai o na completa o custo é muito alto mas a irregularidade ver a necessitar de decisão de roteamento e na irregularidade o número de computadores conectados diminui a velocidade do trafego.

Mista ou Híbrida :Vantagens

É uma mistura de várias tipo de topologias, tendo assim como característica as ligações ponto a ponto e multiponto,ai tendo melhor tolerância a da falhas.

Mista ou Híbrida : Desvantagens

Fica muito caro para se manter funcionando o custo de cabos e de instalação e configuração fica mais caro e também mas difícil.

Ponto a Ponto: Vantagens

Esse tipo de topologia é mais barata e serviu como base para a formação de novas topologias .

Ponto a Ponto : Desvantagens

Ai esse tipo de topologia é mais simples sem muito recursos pode ser representada por dois computadores interligado entre si.

4

Grafo Parcial: Vantagens

Engloba característica de outras topologias e cada nó da rede possui uma rota alternativa que pode ser usada em caso de alguma falha ou congestionamento .

Grafo Parcial:Desvantagens

Ai sim o custo de instalação fica mas caro e não possui muitas desvantagens pois engloba funções de outras topologias o que a torna mais interessante para nóis.

CONCLUSÃO

Após analisar cuidadosamente as fontes de pesquisa, Chega- se a conclusão que criação das redes de comunicação revolucionou a maneira de comunicar a qual anteriormente era local agora passou a ser global e em altas velocidades. Mas para a criação dessas redes devemos seguir certas topologias de construção dessas redes e também alguns tipos de conexões tudo isso contribui para que a comunicação chegasse ao seu estado atual.

BIBLIOGRAFIA

http://www.mitodasredes.blogport.com.br/2013/06/topologias-mais-utiulizadas.

...

Baixar como  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »