TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Visão geral dos sistemas operacionais (evolução e tipos de sistema operacional)

Projeto de pesquisa: Visão geral dos sistemas operacionais (evolução e tipos de sistema operacional). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.840 Palavras (12 Páginas)  •  881 Visualizações

Página 1 de 12

ATPS SISTEMAS OPERACIONAIS

Visão geral de sistemas operacionais (evolução e tipos de SO)

Passo 1: Olhar Digital

Todo computador depende da parte físico o hardware, e programas que fazem o hardware funcionar corretamente, existem diversos programas com varias funções entre eles são os editores de imagens, editores de textos,calculadora e reprodutores de áudios, e muitos outros programas.

Agora, para utilizar todos esses programas e funções é preciso que o computador tenha um grande software instalado, precisa ter um Sistema Operacional, conhecido como S.O é o primeiro e mais importante programa que o hardware precisa para poder funcionar em perfeitas condições. Quando ligamos o computador, iniciamos uma sequencia de execuções, o sistema operacional inicia para que o usuário possa acessar sua contar e utiliza-la. Entre as funções do S.O, o reconhecimento dos comandos do usuário, e todas as informações coletadas pelo S.O, dependem inteiramente do funcionamento correto do S.O, ele que controla desde o inicio o processador a memoria e tudo que estiver ligado ao computador durante seu funcionamento. Existem muitos tipos e versões de S.O entre os mais conhecidos estão: Windows, Linux, Unix Netware, Windows NT e 2000, O.S Mac’OS e vários outros, mais atualmente o Android, que em 2006 com as noticias da BBC de wallstreetjournal surgiram mais especulações de que a google estava entrando no mercado de telefones móveis. A imprensa reportou rumores de um telefone desenvolvido pela Google. (atualmente desenvolvido em parceria com a empresa de software Sun Corp). Então após dois anos de especulações, em 5 de Novembro de 2007, Google anunciou Android como uma plataforma e a criação da Open Handset Alliance (OHA), um conselho com mais de 33 empresas parceiras.

Em 21 de outubro de 2008, Android se transforma em Open Source, com códigopublicado como AOSP (Android Open Source Project).

Em 22de outubro de 2008, foi lançado o primeiro aparelho móvel comercialmente com o sistema Android, o HTC DREAM ou G1.

Já ganhando um grande espaço no mercado, o Android vem crescendo muito até agora, e a expectativas até os 4 próximos anos é que a venda dos dispositivos com Android possa chegar a 2,3 com a possibilidade de até passar a do Windows, por ser um Sistema fácil e eficaz com um custo aproximadamente igual ao do seu atual rival. Mas com o a possibilidade de ser móvel!

Praticamente isso reduzirá a venda não só do sistema Windows mais também reduzindo a compra de computadores, notebooks e etc.

1.2: Visão geral do sistema GNU

O GNU é definido como software livre que apresenta critérios utilizados para definir-se um programa de computador em particular. De tempos em tempos foi revisado essa definição, para classificá-la ou para resolver questões mais sutis.

Por “Software livre” devemos entender que respeita a liberdade e senso de comunidade dos usuários. Os usuários possuem a liberdade de executar, copiar, distribuir, estudar, mudar e melhorar o software. Com essa liberdade eles podem controlar o programa e o que o programa faz por eles.

Quando os usuários não controlam o programa, o programa controla os usuários. O desenvolvedor controla o programa, por meio dele, controla os usuários. Esse é chamado de programa não-livre que o proprietário é portanto, um instrumento de poder injusto.

O GNU foi adequado paradar a liberdade para o usuário ser livre em ambiente de trabalho, estudos ou qualquer que seja o seu conceito.

Podendo modificá-lo de modo que se sinta a vontade. Nessa liberdade, é o propósito do usuário que importa e não a do desenvolvedor do programa, qualquer pessoa é livre para rodar o programa para seus propósitos e caso o usuário distribua a outra pessoa, ela também será livre para executar o programa como ela quiser, e quem distribuiu não pode impor seus propósitos sobre ela.

Quando se fala sobre software livre, é melhor evitar termos como “dado” ou “de graça”, porque estes termos implicam que a questão é o preço, não a liberdade.

Então foi criado o sistema operacional compatível com o Unix, porque seu design geral já era testado e portável, e porque a compatibilidade facilita que usuários de Unix migrem para o GNU. Um sistema operacional do tipo Unix inclui um kernel, compiladores, editores, formatadores de texto, clientes de e-mail, interfaces gráficas, bibliotecas, jogos e muitas outras coisas. Por volta de 1990 foi encontrado ou escrito todos os componentes principais exceto o Kernel. Então o Linux que também é um Kernel do tipo Unix, foi desenvolvido por Linus Torvalds em 1991 e transformado em um software livre em 1992. Que hoje os 2 combinados formam o sistema GNU/Linux. Muitas pessoas já utilizam desse sistema, a versão principal do Linux não contém firmware não-livre, e os ativistas o mantém livre uma versão modificada e livre chamada Linux-libre.

Mais o Projeto GNU não se limita afunção do sistema operacional mais fornecem todo um espectro de software. O que quer que o usuário deseja ter, como alguns aplicativos.

A melhor forma de prever o futuro é criá-lo, e para isso Temos que ser livres.

1.3:Windows, Mac ou Linux: vantagens e desvantagens

Em primeira vista vemos 3 sistemas Operacionais que tem por cada um deles um proposito para simplificar e melhorar o acesso do usuário, esses 3 sistemas tem um conjunto de itens parecidos, mais parecidos não quer dizer que eles sejam iguais, colocando em si 3 tipos a serem julgados os sistemas operacionais Windows, Mac e Linux partem para uma disputa aonde foram julgados por 3 itens principais:

1. Usabilidade: 

Qual é o mais fácil e pratico para se mexer.

2. Desempenho: 

Qual o mais Rápido e com velocidade de resposta.

3. Segurança: 

Qual o mais seguro diante dos trojans e vírus.

1. Usabilidade: 

O Ubuntu 12.10 a mais nova ferramenta Operacional do Linux e popular tem uma interface parecida com os seus concorrentes e pra quem já mexeu com o Linux, essa está muito mais fácil do que suas versões anteriores para se utilizar.

O OS X Mountain Lion, que é uma versão para computadores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com