TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vodafone: Uma implementação ERP global e gigante

Por:   •  24/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  996 Palavras (4 Páginas)  •  103 Visualizações

Página 1 de 4

Estudo de Caso - Vedafone

Questão 9.13

O problema encontrado neste caso de implementação do ERP pela Vodafone envolveu a falta de pessoal capacitado, a diferença cultural entre as unidades de negócio e a necessidade de buscar apoio tecnológico externo. A solução encontrada foi o investimento em capacitação, melhoria da cultura organizacional e aquisição de recursos tecnológicos adequados para garantir o sucesso da implementação do sistema ERP.

Os fatores humanos, organizacionais e tecnológicos que a e empresa deve que contornar para a resolução do problema foram:

  • Humanos: Falta de pessoal capacitado para lidar com a implementação do ERP. A Vedafone precisou buscar capacitação e investir nesse aspecto para garantir o sucesso do projeto. A falta de conhecimento e habilidades necessárias pode ser um desafio significativo em qualquer implementação de sistema complexo.
  • Organizacionais: Divergência cultural e a resistência à mudança organizacional. A Vodafone possuía diferentes plantas ou unidades de negócios, cada uma com sua própria cultura organizacional única. A introdução de um sistema ERP integrado exigiu uma harmonização das práticas e processos, o que pode gerar conflitos e resistência. A melhoria da cultura organizacional, promovendo a colaboração e a adoção de novos métodos de trabalho, foi fundamental para superar essas barreiras.
  • Tecnológicos: A empresa enfrentou o desafio de não ter tecnologia suficiente para implementar o ERP internamente. Como solução, a empresa precisou buscar apoio tecnológico externo para garantir o sucesso da implementação. Isso pode incluir a contratação de consultorias especializadas, parcerias com provedores de serviços de TI ou a adoção de soluções prontas no mercado.

Questão 9.14

Os colaboradores da empresa obviamente não eram os mesmos para cada unidade da Vedafone, assim o contexto social e cultural de cada unidade foi únicos. Possuíam culturas diferentes, conhecimentos diferentes e modelos de negócios diferentes. Por exemplo, cada planta negociava individualmente com fornecedores, o que é incompatível com a integração de sistemas gerenciais em uma empresa global.

Durante a transformação organizacional da Vodafone, a necessidade de lidar com a mudança foi longa e prolongada. Os fatores que contribuíram para isso foram:

  • Diversidade Cultural: Cada planta da Vodafone possuía sua própria cultura organizacional, resultado de diferentes regiões geográficas, práticas locais e histórico operacional. A harmonização dessas culturas distintas em uma cultura organizacional unificada foi um desafio significativo. A mudança cultural leva tempo e esforço para estabelecer uma nova mentalidade e valores compartilhados em toda a organização.
  • Conhecimentos Distintos: Com cada planta operando de maneira independente, é provável que os colaboradores tenham adquirido conhecimentos especializados e específicos para suas respectivas áreas de atuação. Durante a transformação organizacional, foi necessário capacitar os colaboradores em novas habilidades e conhecimentos necessários para o uso efetivo do novo sistema ERP. Isso requer um investimento significativo em treinamento e desenvolvimento para garantir que todos possam se adaptar às novas práticas e processos.
  • Modelos de Negócios Distintos: O fato de cada planta da Vodafone negociar individualmente com fornecedores demonstra que havia diferentes modelos de negócios em vigor. A implementação de um sistema ERP global requer a padronização de processos e a adoção de uma abordagem integrada. Isso exigiu uma revisão completa dos modelos de negócios existentes e uma reestruturação para se adequar à nova estratégia e ao novo sistema. A adaptação de cada planta aos processos unificados leva tempo e esforço consideráveis.

Questão 9.15)

A implementação de um sistema ERP foi crucial visando a transformação organizacional global da Vodafone. Primeiramente, o sistema ERP permitiu que a Vodafone operasse como uma empresa unificada em termos de processos e sistemas de informação. Com a implementação do sistema ERP, a empresa foi capaz de integrar suas diferentes unidades de negócio, eliminando as barreiras entre as plantas e promovendo a colaboração e a troca de informações em tempo real. Isso possibilitou o aproveitamento do seu tamanho e escala como uma empresa global para realizar compras em maiores quantidades, obter vantagens de negociação e economizar custos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (71.5 Kb)   docx (197.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com