TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

WBS (Work Breakdown Structure) e PBS (Product Breakdown Structure)

Por:   •  3/6/2019  •  Ensaio  •  677 Palavras (3 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 3

WBS (Work Breakdown Structure) e PBS (Product Breakdown Structure)

A WBS (Work Breakdown Structure) ou EAP (Estrutura Analítica do Projeto) em português define as entregas do projeto e sua decomposição em pacotes de trabalho.

A WBS fornece uma visão estruturada das entregas do projeto e é um ótimo instrumento para alinhar o entendimento do projeto e integrar todas as áreas.

Já a PBS (Product Breakdown Structure) ou EDP (Estrutura de Divisão de Produto) em português é uma árvore hierárquica de todos os componentes que constituem o produto objeto do projeto, ou um entrega do projeto através de uma relação parte-todo.

A principal diferença entre PBS e WBS é que a estrutura de gerenciamento de produtos inclui apenas os elementos físicos de um produto.  A EAP, por outro lado, incorpora os elementos de dados e serviços necessários. Mais simplesmente, a PBS foca no produto, enquanto a WBS se concentra no trabalho necessário em um projeto.

ORIGENS

A WBS teve com origem o Departamento de Defesa dos Estados Unidos (DOD) que criou um conceito como parte do projeto de mísseis balísticos lançados por submarinos móveis da Polaris. Depois de concluir o projeto, o DOD publicou a estrutura de quebra de trabalho que usou e exigiu o seguinte procedimento nesse projeto em futuros projetos desse escopo e tamanho. Mais tarde, adotado pelo setor privado, a WBS continua a ser uma das ferramentas de gestão de projetos mais comuns e úteis.

O conceito de um PBS é de origem integrante da metodologia PRINCE. As origens do PRINCE remontam ao Reino Unido nos anos 70. Em 2017 o PMBOK decidiu incluir a PBS.

QUANDO USAR

Ambas as técnicas devem ser utilizadas no processo de planejamento e traz benefícios diferentes e, devem ser usadas em conjunto para garantir que o projeto seja completamente planejado. Juntos, elas apóiam uma abordagem de "Design retroativo" para o processo de planejamento.

Você deve produzir o PBS primeiro para que o resultado do projeto seja claramente entendido e possa ser acordado com o patrocinador. 

Uma WBS pode então ser construída para organizar a construção de produtos como um conjunto de pacotes de trabalho e tarefas associadas. 

COMO USAR

A aplicação do WBS em uma empresa, como ferramenta de planejamento, depende muito dos objetivos em questão. Ao criar um WBS, é fundamental seguir algumas dicas:

1. Decomposição 🡪 Nunca utilize verbos ao decompor as atividades e níveis do projeto. Ao detalhar o WBS ao nível de execução das atividades, você tornará a ferramenta em algo complexo, que poderá impedir o bom andamento dos trabalhos.

2. Entregas x Ações 🡪 A decomposição dos níveis do WBS deve chegar sempre até o pacote de trabalho, nunca nas ações necessárias para atingir as entregas.  

 3. Visualização 🡪 A representação visual dos níveis de projeto deve seguir uma ordem de fácil visualização, mas você pode e deve customizá-la de acordo com as necessidades do seu trabalho.

Já o PBS é essencialmente a quebra de um produto em seus componentes necessários. O objetivo desse detalhamento é fornecer uma representação visual dos componentes de um produto e o relacionamento entre esses componentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (90.6 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com