TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATIVIDADE REFLEXIVA QUIMICA

Por:   •  4/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  499 Palavras (2 Páginas)  •  1.010 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

NOME DO(A) ALUNO(A): 

 RGM:

Prática de Ensino em Ciências nos Anos Finais do Ensino Fundamental

Unidade IV - Estratégias de Ensino e as Formas de Avaliar o Processo de Construção do Conhecimento

 

Caro Aluno,

 

“Propostas de atualização do currículo para o ensino de ciências pressupõem abordagem de descobertas avançadas e de tecnologias recentes. Mas nem sempre os professores estão preparados para tratar desses conteúdos em sala de aula.”

(Fonte: https://revistaeducacao.com.br/2012/01/05/angustia-curricular/)

Você concorda com essa afirmação?

Vamos lá?

RESPOSTA:

Sabe-se que o dinamismo ensino-aprendizagem ocorre através do entrosamento do aluno com o meio em que estão inclusos professor e recursos didáticos. Para que esse dinamismo intercorra e se torne efetivo para com o aluno significativamente, a incorporação de novos meios de aprendizagem resultará em novas maneiras de ensinar e aprender. Para esses novos meios incluem –se o uso de tecnologias nas escolas, visto que, crianças e jovens da atual geração tem um maior acesso aos recursos tecnológicos/digitais.

Com o avanço tecnológico, professores podem utilizar várias formas de ensino com as ferramentas , pois, elas podem auxiliar no desenvolvimento de alunos pró-ativos, ou seja, estudantes que interagem em suas incertezas em conhecimentos prévios na busca de respostas e concluindo-as, tornando-se assim um agente de aprendizagem.

Para tanto, faz-se referência às metodologias ativas que por meio de novas estratégias de ensino com uso de tecnologias, se torna possível transformar um conhecimento científico em um conhecimento mais acessível, dinâmico e de simples compreensão. Podem ser estratégias: seminários, oficinas, mapas conceituais, situação de estudos, e entre outros. A melhor estratégia escolhida será aquela que melhor contemplará o objetivo da aprendizagem de determinado assunto. Citando os recursos didáticos, utilizados para desenvolver habilidades, estimular imaginação e criatividade, incluímos: vídeos, jogos, mídias digitais, etc.

Porém, nem todos os professores tem uma facilidade de operar novas tecnologias e com isso dificuldade em incluí-los em sala de aula, pois, segundo Souza (2017), muitos desses profissionais ainda não se encontram habituados com a utilização desses recursos em seu cotidiano. Apesar dos esforços governamentais quanto à estrutura funcional e formação continuada, ainda hoje, observam-se fragilidades estruturais e programas de formação continuada do professor. Ainda há muito que avançar. Esses são fatores que influenciam no progresso do uso de tecnologias educacionais..

Diante disso, para o avanço tecnológico dentro do campo educacional considerando múltiplas formas pedagógicas com uso de tecnologias em sala de aula, se fazem necessárias estruturações das escolas para novas tecnologias com capacitações aos professores educadores no uso das mesmas, além de formas de utilizá-las no processo de ensino aprendizagem.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

SOUZA, Liliana Bernardino de Oliveira e. Dificuldades Docentes no Uso das Novas Tecnologias em Sala de Aula. 2017. 12p.

FONTOURA, Juliana. Quais os desafios dos professores para incorporar as novas tecnologias no ensino. EDUCAÇÃO, 9 de maio de 2018. Disponível em: < https://revistaeducacao.com.br/2018/05/09/quais-os-desafios-dos-professores-para-incorporar-as-novas-tecnologias-no-ensino/>. Acesso em: 31 de maio de 2021.

ABELLON, Marcos. Professor: as dificuldades para utilizar a tecnologia dentro da sala de aula das escolas públicas brasileiras. DIRECIONAL ESCOLAS. A Revista do Gestor Escolar, 6 de ago de 2015. Disponível em: < https://direcionalescolas.com.br/professor-as-dificuldades-para-utilizar-a-tecnologia-dentro-da-sala-de-aula-das-escolas-publicas-brasileiras/ >. Acesso em: 1 de jun. de 2021.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (101.2 Kb)   docx (26.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com