TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Reflexiva Prática de Ensino

Por:   •  30/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  434 Palavras (2 Páginas)  •  5.448 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE REFLEXIVA – UNIDADE I

O PNE possui 20 metas. Analise e cite duas metas do Plano e as comente, analisando se você acredita ser possível que se efetivem até o ano de 2024, prazo do PNE:

Meta 1 - Educação Infantil 

Em 2016 encerrou-se o prazo para a universalização da Educação Infantil e, até 2024, deve-se ampliar em 50% o atendimento à creche. Em 2014, o percentual da população de 4 e 5 anos que frequentava a escola ou creche era de 89,6.  

Creio que com isso, tendo essa meta em vista, possa mudar o conceito em relação à educação infantil que era muito vista como apenas um lugar para deixar as crianças, é um período muito importante para a formação da mesma, onde é possível trazer diversos aspectos cognitivos, motores, entre outros quesitos, para a criança, a educação Infantil é muito importante para a adaptação à rotina pedagógica, e para o aprendizado de conceitos básicos que serão necessários nas séries iniciais do Ensino Fundamental. É nela que a criança aprende a aprender. E precisa ser uma experiência boa e prazerosa, para que sua caminhada escolar seja proveitosa. Em pesquisas se observa que, muitos alunos com alto índice de repetência, são crianças que não frequentaram a Educação Infantil.

Com tudo posso acreditar que haverá o aumento em 50% em relação ao atendimento com as creches, pois creio que haverá essa mudança de contexto para com a educação infantil até 2024.

Meta 2 - Ensino Fundamental

Fala sobre universalização do acesso ao Ensino Fundamental e a conclusão dessa etapa na idade recomendada até 2024. Em 2014, 97,7% das pessoas de 6 a 14 anos frequentavam ou já tinham concluído a etapa de ensino, o que significa que no período de aprovação do Plano (em 2013), a meta já estava próxima de ser atingida, é preciso melhorar o indicador na idade recomendada.

Como já podemos observar a algum tempo já se coloca em pauta essa questão referente ao ensino fundamental é uma etapa muito importante para a formação do ser humano, como seu próprio nome diz é Fundamental, aos poucos, ela vai formando as bases de conhecimento, que são a capacidade de interpretação e raciocínio, a facilidade para a leitura e a escrita. Uma vez tudo isso bem concretizado, e o aprendizado depois disso (ensino fundamental II, médio e superior) com certeza é favorecido.

Tenho convicção que até 2024 essa meta possa ser atingida, pois já estamos bem próximos de alcança-la, é algo que deve ser primordial na visão dos governantes, pois é com a educação que se forma novos profissionais, pais de família, adultos com integridade e conhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (63.9 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com