TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Reflexiva da Aula 6: Crítica à moral

Por:   •  5/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  486 Palavras (2 Páginas)  •  510 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Disciplina: Ética (UCS0103)

 Atividade reflexiva da aula 6: Crítica à moral

Nome: Laura Campos Tecchio

Nietzsche considera que os homens defendem suas ações conforme suas convicções individuais. A Razão seria um instrumento de um desejo de vingança contra a realidade sensível, é um meio de a destituir de qualquer valor, de desprezar tudo o que na realidade é difícil de dominar ou controlar: o corpo, os sentimentos, as paixões, o carácter imprevisível do devir, no qual a vida consiste. A vontade do poder para ele é a base do princípio da vida, sendo um impulso para os fundamentos no qual o homem se constrói.

Focault analisava as relações de poder na forma de que cada indivíduo se comporta com as normas. Ocupa-se em analisar as ligações entre poder e saber. Para ele este problema é além de teórico, histórico e metodológico. É importante ver como o poder se sobressai sobre cada ser e sobre o coletivo, submetendo-se em uma construção de indivíduos impondo-lhes uma maneira de agir e ser. Para o filósofo subjetivação é a forma como o sujeito se relaciona com as normas e a sua necessidade de coloca-las em prática.

O filme assistido que será analisado foi A experiência. As cenas que entrarão em questão na análise serão:

-Um dos prisioneiros causa muitas situações de conflito, em um certo momento ofende um guarda para provoca-lo, falando do seu cheiro;

-Os guardas tomam conta do lugar, aprisionando até a supervisora que estava comandando a experiência;

-As cenas em gerais de abuso de poder e de causas de conflito.

No filme, os homens são submetidos, por vontade própria, a uma experiência, onde alguns são os presos e outros os guardas. Inicialmente, veem tudo como um método de conseguirem dinheiro extra. Porém, as circunstâncias os fazem agir de forma diferente. Inicialmente, cada homem age conforme suas convicções e desejos. Por exemplo, o rapaz que estava gravando alguns acontecimentos para entregar a um repórter, gerava situações de conflitos para causar mais impacto na reportagem. Fazendo isso, ele causou desconforto no ambiente, ofendendo alguns, principalmente um guarda, que ofendido, aproveitou da sua posição superior e fez uso abusivo de um poder que estava supostamente em suas mãos.

Para Foucault, o comportamento deste guarda está relacionado a situação em que foi colocado, ele é um resultado da relação de poder, como suas ordens não são obedecidas pelo rapaz que gravava, isso acarretava em mais raiva, fazendo com que ele se tornasse mais ríspido, queria que suas ordens fossem obedecidas, queria se tornar a pessoa de um guarda de prisão.

        Muitos dos outros presos ficam completamente afetados na situação que se encontram, a pressão, a vigilância, o abuso do poder os fazem agir de formas estranhas, pois nunca tinham sido colocados em tamanha exposição física e psicológica. Os outros guardas também mudaram suas ações, se tornando perigosos e sem piedade (a maioria), abusando do poder que lhes foi concedido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (109.2 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com