TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Análise Química Qualitativa

Por:   •  3/7/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.572 Palavras (7 Páginas)  •  490 Visualizações

Página 1 de 7

Análise química qualitativa

  • Objetivo

Identificar íons metálicos através da reação de seus cátions (+) com íons de hidroxila (OH)-, observando a formação de precipitado em reações de dupla troca onde há diferenças de KPS.

  • Introdução

              A Química Analítica é a ciência que estuda os princípios e a teoria dos métodos de análise química de elementos, que nos permite determinar a composição química das substâncias ou de misturas. Pode ser dividida em química analítica quantitativa e química analítica qualitativa. A primeira serve para estabelecer as proporções entre os elementos ou íons presentes em uma substancia. A química analítica Qualitativa serve para identificar íons ou elementos em soluções, em que sua aplicação é de notória importância científica, permitindo, por exemplo, a identificação da existência de metais pesados em rios.

            Neste relatório vamos tratar de uma analise química qualitativa onde faremos a identificação de íons metálicos por precipitação com hidroxila. A precipitação é a formação de um sólido durante a reação química, este sólido formado é chamado de precipitado. O precipitado é uma substancia que se separa de uma solução, formando uma fase sólida que ocorre pela com a supersaturação de uma substancia em particular na solução. A solubilidade de um precipitado depende de diversas circustancias, tais como: Temperatura, pressão, concentração de outros materiais na solução e da composição do solvente (VOGEL,1981).

         Um estágio importante do processo de precipitação é o começo da nucleação. A criação de uma hipotética partícula sólida inclui a formação de uma superfície, o que necessita de energia baseado na relação energia de superfície do sólido e da solução. Se essa energia não estiver disponível, e nenhuma superfície de nucleação adequada estiver disponível, ocorre supersaturação.

           A precipitação é dada pela constante do produto de solubilidade também chamado de KPS, o produto de solubilidade pode ser definido como o produto das concentrações dos íons de uma solução aquosa saturada de uma base ou um sal pouco solúvel. Em outras palavras, essa propriedade, representada por KPS, se aplica a compostos iônicos cuja solubilidade é tão baixa que sua solução saturada é extremamente diluída.

             O produto de solubilidade de uma substância sempre se altera de acordo com a temperatura, sendo, aliás, o único fator capaz disso. Em reações endotérmicas, o aumento da temperatura provoca um aumento do valor do KPS. Já nas reações exotérmicas, o valor do KPS diminui à medida que a temperatura aumenta.

  • Matérias e métodos.

* Matérias

- 07 Tubos de ensaio

- pipeta de Pasteur

* Reagentes

- NaOH 01 mol/L

- FeCl3 (aq)  01 mol/L

- CoCl2 (aq) 01 mol/L

- MgCl2 (aq)  01 mol/L

- CaCl2 (aq) 01 mol/L

- NiCl2 (aq) 01 mol/L

- Al2(SO4)3 01 mol/L

-CuSO₄ (aq) 01 mol/L

  • Métodos

          Para a realização do experimento foi separado os sete tubos de ensaio e adicionado a cada um as soluções aquosas dos seguintes sais FeCl3, CoCl2, MgCl2, CaCl2, NiCl2, Al2(SO4)3, CuSO4, cerca de 2 mL e em seguida foi adicionado NaOH até iniciar a formação do precipitado.

 

  • Resultados

         

            Iniciamos com FeCl3 , foi adicionado o NaOH ate iniciar a formação do precipitado, foi observado que o precipitado possuía coloração marrom avermelhado. Esta é a reação de dupla troca onde temos dois reagentes diferentes que juntos formam dois produtos diferentes, sendo o hidróxido de ferro o precipitado.  Onde seu Kps é de 1,6x10 -36

             3NaOH (aq)+ FeCl3 (aq) → 3NaCl (aq) +  Fe(OH)3 (s) ↓

        No  CoCl2, foi adicionado o NaOH ate iniciar a formação do precipitado, foi observado a formação de um precipitado azul . Esta é a reação de dupla troca onde temos dois reagentes diferentes que juntos formam dois produtos diferentes, sendo o hidróxido de cobalto o precipitado.  Onde seu Kps é de 1,3x10 -15  ( o numero está elevado Ro)

                   2NaOH (aq) + CoCl2 (aq)  → 2NaCl(aq) + Co(OH)2 (s) ↓

         No  MgCl2, foi adicionado o NaOH ate iniciar a formação do precipitado, foi observado a formação de precipitado branco. Esta é a reação de dupla troca onde temos dois reagentes diferentes que juntos formam dois produtos diferentes, sendo o hidróxido de magnésio o precipitado.  Onde seu Kps é de 7,1x10 -12.

               2NaOH (aq)  + MgCl2 (aq)  → 2NaCl (aq)  + Mg(OH)2 (s) ↓

             No CaCl2, foi adicionado o NaOH ate iniciar a formação do precipitado, foi observado a formação de precipitado branco. Esta é a reação de dupla troca onde temos dois reagentes diferentes que juntos formam dois produtos diferentes, sendo o hidróxido de cálcio o precipitado.  Onde seu Kps é de 6,5x10 -6.

                2NaOH (aq) + CaCl2 (aq) → 2NaCl (aq) + CaOH2 (s) ↓

             

             No NiCl2 , foi adicionado o NaOH ate iniciar a formação do precipitado, foi observado a formação de precipitado verde claro. Esta é a reação de dupla troca onde temos dois reagentes diferentes que juntos formam dois produtos diferentes, sendo o hidróxido de níquel o precipitado.  Onde seu Kps é de 6x10-16.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (366.1 Kb)   docx (459.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com