TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CARACTERIZAÇÃO DO NAFTALENO POR TEMPERATURA DE FUSÃO

Por:   •  29/11/2017  •  Relatório de pesquisa  •  507 Palavras (3 Páginas)  •  447 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]


MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS CERES

CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA

CARACTERIZAÇÃO DO NAFTALENO  POR TEMPERATURA DE FUSÃO.

Waleria Maria de Lima

Welliton Correia Vale

Química Orgânica Experimental

Prof. Dr. Deomar Plácido da Costa

CERES
2016

Introdução

 O ponto de fusão de uma substância ou elemento pode variar de acordo com as suas ligações químicas, ou seja, quanto mais forte for a ligação, mais alto será o ponto de fusão, sendo assim o uso necessário de maior temperatura para separá-los. (SOUZA, Líria Alves De)

O reagente naftaleno, apresenta como característica uma ligação covalente (ametal com ametal), onde o compartilhamento de elétrons na camada de valência é uma das principais características destas ligações. A naftalina, como não sendo uma ligação forte, não será necessário uma temperatura muito elevada para atingir o ponto de fusão. (SOUZA, Líria Alves De)

A naftalina encontrada num estado sólido possui uma característica importante:  a sublimação. Isso significa que pouco a pouco as molécula se evaporam, devido à, pressão,  umidade e temperatura ambiente, que realizam essa evaporação.

Uma outra característica importante do Naftaleno (C10H8) é o seu aroma que é expelido, devido a presença dos anéis benzênicos (hidrocarbonetos) que estão presentes em sua fórmula estrutural. (SOUZA, Líria Alves De)

A técnica utilizada para atingir tal objetivo é o aquecimento. Neste caso em específico onde se aquece determinada substância em recipiente como fonte de calor. O objetivo almejado consiste-se em encontrar o ponto de fusão do reagente C10H8 (naftaleno), observando a mudança de seu estado físico (sólido/líquido) através do aquecimento. (SOUZA, Líria Alves De)

Materiais e Métodos

Materiais

- Almofariz

- Pistilo

- Vidro de relógio

- Termômetro

- Capilar

Reagentes

- Naftaleno (C10H8)

Equipamentos

- Ponto de fusão plus III

Procedimento Experimental

Com auxílio de um pistilo e um almofariz macera-se uma quantidade de 3g de naftaleno (C10H8). Logo, coloca-se uma quantidade representável de (C10H8) dentro do capilar e transferi  para o equipamento para caracterização do composto.

Resultados e Discussão

Para fins da caracterização observou-se uma mudança no estado físico a partir da temperatura de 80°C. Entre a temperatura de 82°C concretizou a real mudança no estado físico de sólido para líquido. Segundo Russel, 1994 a fusão de um sólido ocorre com o contínuo fornecimento de calor ao sólido, as vibrações das moléculas torna-se intensa até que as forças entre elas seja fraca e não mantém elas unidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (125 Kb)   docx (27.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com