TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CORROSÃO DO FERRO EM SOLUÇÃO AGAR-AGAR

Por:   •  8/10/2016  •  Relatório de pesquisa  •  2.499 Palavras (10 Páginas)  •  2.167 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA

ALLAN LINO COELHO

LUCIANA BREZEZINSKI DA SILVA

TAYNARA LIZ DA SILVA

VITOR LUIZ FARIAS

A CORROSÃO DO FERRO EM SOLUÇÃO AGAR-AGAR

Palhoça

2016


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        

2. OBJETIVOS        

2.1 Objetivo Geral        

2.2 Objetivos Específicos        

3. MATERIAIS E MÉTODO _        

3.1 Materiais e reagentes        

3.2 Metodologia        

3.3 Descrição do experimento        

4. RESULTADOS E DISCUSSÕES _        

5. CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS _        


1. INTRODUÇÃO

A corrosão, de maneira geral, pode ser considerada como qualquer reação química que possa levar um material à deterioração. Mais especificamente, a corrosão dos metais ocorre a partir de processos eletroquímicos. Comumente, a corrosão ocorre a partir do contato com a água e o oxigênio presente na atmosfera, no entanto, esse processo pode ser acelerado os metais entram em contato com soluções básicas, ácidas ou salinas. (MAIA, 2007)

Este trabalho tem como tema a corrosão do ferro, processo eletroquímico que resulta na danificação do metal. Temos como exemplo a ferrugem, escurecimento de prata, película verde formada sobre o cobre e o bronze.

Uma área da superfície do metal funciona como eletrodo negativo denominado por ânodo onde ocorre a oxidação, posteriormente os elétrons dissipam-se pelo metal para uma região chamada de eletrodo positivo denominado por cátodo onde e gerada a redução de oxigênio da atmosfera com a água.

Figura 1 – Oxidação do ferro

[pic 2]

Fonte: Cardoso, 2016.

        Existem outras formas de se obter a corrosão de forma mais rápida e eficaz como a presença de gás carbônico e dióxido de enxofre, mas de maneira geral as substâncias que possuem ácidos.

Atualmente temos formas eficazes de evitar a corrosão como, por exemplo, e por sua vez mais utilizado podemos pintar a superfície do metal com uma tinta, porém se a tinta estiver esfolada, picada ou amolgada de forma que deixe em exposição uma área, mesmo que pequena, do metal, haverá formação de ferrugem sob a camada de tinta.

        Diante do exposto, este trabalho busca responder ao seguinte problema de pesquisa: Como ocorre o processo de corrosão do ferro imerso em uma solução de agar-agar?

Para responder o problema de pesquisa, a metodologia utilizada foi aula prática em laboratório supervisionada pela professora Rachel e pesquisa teórica em livros e sites confiáveis sobre o conteúdo necessário para a realização do experimento.

O presente trabalho está dividido em cinco capítulos. Os dois primeiros dão uma introdução ao assunto pesquisado e definem os objetivos da pesquisa. No terceiro capítulo descreve a metodologia utilizada, os materiais e reagentes utilizados e a sequência de procedimentos. Já os dois últimos capítulos irão expor os resultados utilizados para a análise do resultado e fará uma breve discussão e conclusão sobre o que foi feito na prática e os resultados obtidos.


2. OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral

        

Observar a corrosão de pregos imersos em solução agar-agar com ferricianeto de potássio 0,1M e fenoftaleína, identificando os tipos de proteção contra a corrosão que ocorrem quanto o metal está em contato com determinados materiais.

2.2 Objetivos Específicos

- Analisar o resultado da corrosão dos pregos, em situações distintas, após o contato com a solução Agar-Agar;

- Identificar condições que protegem o ferro da corrosão;

- Identificar condições que aceleram a corrosão do ferro.

3. MATERIAIS E MÉTODO

3.1 Materiais e reagentes

Para a realização do experimento foram utilizados os seguintes materiais e reagentes: cinco Pregos de ferro limpos, sendo um prego torto; dois fios de cobre, pó de zinco, uma fita de magnésio, balança de precisão, chapa de aquecimento, termômetro, bastão de vidro, um béquer, três placas de Petri, 300 ml de água destilada, ferricianeto de potássio 0,1 M, Agar-Agar e solução 0,1% de Fenoftaleina.

3.2 Metodologia

A presente pesquisa pode ser definida como aplicada com abordagem qualitativa e pode ser classificada como descritiva e explicativa, pois tem como objetivo descrever as características e variações da corrosão do ferro, assim como explicar a partir do experimento o porquê do resultado e a relação de dependência existente entre as variáveis envolvidas, como tempo, temperatura e reagentes.

Quanto ao procedimento utilizado foi o experimental em laboratório. Este, que se justifica, pois é possível determinar o objeto de estudo, selecionar as variáveis que podem influenciá-lo, assim como definir as formas de controle e observação dos efeitos destas variáveis no objeto (GIL, 2007).

3.3 Descrição do experimento

Na primeira etapa foi feita a preparação da solução Agar-Agar. Aqueceu-se 200 ml de água destilada a 100°C e, lentamente, foi-se adicionando 2g de agar-agar na água quente, posteriormente adicionou-se 6 gotas de fenoftaleina e 10 gotas de ferrocianeto de potássio.

Na segunda etapa, foram preparadas três placas de Petri conforme a figura 2.

Figura 2 – Montagem de placas de Petri.

[pic 3]

Fonte: Prof. Heloisa Regina Turatti Silva, 2016

Na placa n° 1 colocou-se lado a lado um prego reto limpo e outro prego curvo.

Na placa n° 2 foram colocados dois pregos. Primeiro, enrolou-se um fio de cobre em torno de um prego e retirou-se a espiral formada, assim apertando-a mais um pouco para garantir um bom contato e foi colocada no prego novamente. No outro prego foi colocado zinco em pó em cima do mesmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (559.1 Kb)   docx (459.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com