TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Caracterização Tecnológica dos Minérios

Por:   •  19/5/2019  •  Artigo  •  2.617 Palavras (11 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE MINAS  
ESCOLA DE MINAS

MIN206 – Caracterização Tecnológica dos Minérios - Turma 32
Prof.ª Dr.ª Rosa Malena Fernandes Lima
[pic 1][pic 2]

DETERMINAÇÃO DE DISTRIBUIÇÃO GRANULOMÉTRICA DE UMA AMOSTRA DE MINÉRIO DE MANGANÊS

GRUPO: Gabriel Augusto de Oliveira Castro (17.1.1508)
Rodrigo (16.1.1434)
Thiago Sampaio (17.2.5853)

Ouro Preto, 09 de maio de 2019

RESUMO

        O metapiroxênio é um mineral formador de rocha ígnea que sofreu algum tipo de metamorfismo, formada por piroxênio, serpentina e talco. Foi realizada a análise da distribuição granulométrica de uma amostra desse material proveniente do Córrego dos Boiadeiros, em Nova Lima, Minas Gerais. Assim, um peneiramento combinado foi realizado com a finalidade de determinar a quantidade de massa retida em cada faixa granulométrica. Para as partículas com diâmetro abaixo de 37 µm foi feita também uma análise no granulômetro a laser. A determinação da densidade da amostra foi realizada pelo picnômetro a gás. Dessa forma, obtiveram-se valores de 2.8256 g/cm³ para a densidade relativa da amostra, 437 µm para o diâmetro médio da amostra e foi possível determinar que 80% e 50% da amostra estão, respectivamente, abaixo da granulometria de 1184 µm e 592 µm.

Palavras-chave: Caracterização. Granulometria. Densidade.

SUMÁRIO

RESUMO        2

1.        INTRODUÇÃO        4

2.        OBJETIVOS        5

2.1. Objetivo Geral        5

2.2. Objetivos Específicos        5

3.        MATERIAIS E METODOLOGIA        5

3.1. Amostra        5

3.2. Materiais e Equipamentos        5

3.3. Procedimento        6

3.3.1. Picnômetro        6

3.3.2. Peneiramento        7

3.3.3. Granulomêtro a laser        10

4.        RESULTADOS E DISCUSSÕES        10

4.1. Determinação da densidade        10

4.2. Análise Granulométrica        11

5.        CONCLUSÃO        13

6.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        14

7.        ANEXO        15

  1. INTRODUÇÃO

Devido a crescente complexidade dos minérios, tanto nos aspectos químicos quanto em aspectos físicos, vem sendo necessários estudos de caracterização tecnológica das propriedades dos minerais para obter um melhor desenvolvimento nas rotas de processo para concentração. Essa caracterização tem como principal objetivo fornecer informações qualitativas e quantitativas sobre o minério em estudo.

A análise granulométrica de partículas sólidas compreende a determinação de tamanhos, bem como a frequência com que as mesmas ocorrem em uma determinada classe ou faixa de tamanho. Em tratamento de minérios, a análise granulométrica é aplicada para determinar o grau de liberação dos minerais valiosos em relação aos minerais de ganga nas várias faixas de tamanho e direcionar a seleção da granulometria da moagem do minério, obter curvas de partição de classificadores, usadas na avaliação das etapas de britagem, moagem e classificação, avaliar a eficiência do peneiramento e por fim controlar as especificações de tamanho do produto final (LUZ et al., 2010).

A grande maioria das partículas nas amostras estudadas é de forma irregular e podem tender a serem mais esféricas do que cúbicas. Logo, é necessário utilizar técnicas de análise de granulométrica, como o tamanho equivalente, que se baseiam em similaridades geométricas. Dessa forma, o tamanho equivalente é determinado pela medida de uma propriedade dependente do tamanho da partícula relacionando-a com uma dimensão linear. Devido a essa irregularidade na forma, durante a britagem e moagem, existem minerais que podem ser liberados como placas, induzindo na análise granulométrica por peneiramento um erro no valor para o tamanho da partícula.

São muitas as técnicas utilizadas que se aplicam em faixas granulométricas definidas para fazer análise do tamanho de partículas de um material. Um exemplo é o peneiramento, podendo ser a seco quando o material possui um percentual de finos e umidade abaixo de 5%, a úmido quando a amostra em polpa possui mais do que 5% de finos e peneiramento combinado. Sua faixa de aplicação é de 37 a 4000µm. Existem ainda técnicas que se baseiam na sedimentação gravitacional (Lei de Stokes), como o Sedigraph, Pipeta de Andreasen, o Béquer de sedimentação e o Cyclosizer. Outro exemplo é o granulômetro a laser, onde há a análise de tamanho de partícula por espalhamento a laser (0,04 a 500 µm).

  1. OBJETIVOS

2.1. Objetivo Geral

Determinar a distribuição granulométrica de uma amostra de Minério de Manganês

2.2. Objetivos Específicos

  • Determinar o peso específico da amostra;
  • Efetuar análise granulométrica da amostra por peneiramento;
  • Efetuar análise granulométrica pelo granulômetro a laser;
  • Transformar os dados da análise granulométrica do granulômetro a laser para peneiramento.
  1. MATERIAIS E METODOLOGIA

3.1. Amostra

A amostra utilizada para realização do teste granulométrico foi de um Minério de Manganês localizado na região do Córrego dos Boiadeiros em Nova Lima, Minas Gerais. É um mineral que compõe as rochas ígneas ou sedimentares e sofreu metamorfismo. A rocha de origem, no caso, foi o piroxenito, que é plutônica ultramáfica e, portanto, possui cristais finos a grossos. Os principais minerais são a serpentina, o talco e o piroxênio.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (595.8 Kb)   docx (724.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com