TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Chuva Acida Veiga de Almeida

Por:   •  2/11/2020  •  Resenha  •  793 Palavras (4 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 4

Aluno: Rodrigo de Magalhães Cruz

Matrícula: 20171107569

AVA 2 Química Geral

  1. Conceito do fenômeno da chuva ácida, principais poluentes e suas respectivas fontes e as reações químicas;

A chuva ácida é uma das consequências da poluição do ar. Os gases produzidos a partir da queima de combustíveis reagem com o oxigênio do ar e do vapor d'água, transformando-se em ácidos que caem na superfície da Terra como chuva. Esta acidificação da terra e das águas superficiais tem efeitos devastadores nos ecossistemas e representa um sério perigo para os seres vivos.

São consideradas causas de chuva ácida, atividades naturais (vulcões) e antropogênicas, como automóveis e geração de eletricidade. Os precursores químicos, da formação de chuva ácida resultam tanto de fontes naturais, como vulcões e vegetação em decomposição, quanto de fontes artificiais, principalmente emissões de dióxido de enxofre (SO2) e óxidos de nitrogênio (NOx) resultantes da combustão de combustíveis fósseis. A queima de combustíveis fósseis (carvão e petróleo) por empresas produtoras de energia e indústrias libera enxofre no ar, que se combina com o oxigênio para formar dióxido de enxofre (SO2). Os escapes dos carros causam a formação de óxidos de nitrogênio no ar.

A partir desses gases, o ácido sulfúrico transportado pelo ar (H2SO4) e o ácido nítrico (HNO3) podem ser formados e dissolvidos no vapor de água presente no ar. Embora os gases da chuva ácida possam se originar em áreas urbanas, eles costumam ser carregados por centenas de quilômetros na atmosfera pelos ventos até as áreas rurais. É por isso que florestas e lagos no campo podem ser prejudicados pela chuva ácida que se origina nas cidades.

  1. Os potenciais impactos ambientais no solo, água e ar. Contemple conteúdos que envolvam o conceito de pH;

O pH da chuva muda quando combinada com ácido sulfúrico e ácido nítrico, por isso, quando cai no solo ou na água, altera suas características químicas e coloca em risco o equilíbrio dos ecossistemas.

A escala de pH mede o quão ácido um objeto é. Objetos que não são muito ácidos são chamados de básicos. A escala tem valores que variam de zero (o mais ácido) a 14 (o mais básico). Como você pode ver na escala de pH acima, a água pura tem um valor de pH de 7. Esse valor é considerado neutro - nem ácido nem básico. A chuva normal e limpa tem um valor de pH entre 5,0 e 5,5, que é ligeiramente ácido. No entanto, quando a chuva se combina com dióxido de enxofre ou óxidos de nitrogênio - produzidos em usinas de energia e automóveis - a chuva se torna muito mais ácida. A chuva ácida típica tem um valor de pH de 4,0. Uma diminuição nos valores de pH de 5,0 para 4,0 significa que a acidez é 10 vezes maior. Segue abaixo uma representação da escala de pH.

[pic 1]

Existem muitos dispositivos de alta tecnologia que são usados ​​para medir o pH em laboratórios. Uma maneira fácil de medir o pH é com uma tira de papel de tornassol. Quando você encosta uma tira de papel de tornassol em algo, o papel muda de cor dependendo se a substância é ácida ou básica. Se o papel ficar vermelho, a substância é ácida, e se ficar azul, a substância é básica.

Como consequência da alteração do pH e originação da chuva ácida, os oceanos podem perder biodiversidade e produtividade. A redução do pH das águas marinhas prejudica o fitoplâncton, fonte de alimento para diversos organismos e animais, que pode modificar a cadeia alimentar e levar à extinção de diversas espécies marinhas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (95.1 Kb)   docx (41.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com