TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Condutividade Elétrica

Por:   •  5/9/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.190 Palavras (5 Páginas)  •  13 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Condutividade Elétrica

Turma: CAM 122

Alunos (as):                                                             Assinaturas:

Eduardo Cavalcanti                                        _____________________________                                                

Gustavo Madeira                                            _____________________________                                      

Bernardo Alencar                                         _____________________________

Ana Fernanda         Melo                                                  _____________________________

Disciplina: Química Geral II

Professora: Márcia Kaezer

Data da prática: 14/08/2019

Data de entrega: 28/08/2019

NILÓPOLIS

2019


Resultados e discussões

Após  a realização  de todos os procedimentos  foi observado os seguintes resultados:

  1. Foi verificado a condutividade da água destilada com a ajuda do aparelho de condutividade elétrica e foi observado que não estabelece corrente elétrica e não acende a lâmpada, por ser uma substância molecular.
  2. Foi observado a condutividade do álcool empregando o aparelho de condutividade elétrica e verificado que sendo eletrólito não acende a lâmpada, pois não estabelece corrente elétrica, já que não há íons livres por ser uma substância molecular.
  3. Novamente foi testado a condutividade do álcool com a adição de água destilada e novamente não houve condução de corrente elétrica, por ser uma substância molecular.
  4. Ao verificar a condutividade de uma pitada de sacarose foi observado que não estabelece corrente elétrica, logo não acende a lâmpada, há somente compartilhamento  de elétrons  entre os átomos.
  5. Foi testado a condutividade elétrica da sacarose junto ao álcool e novamente não houve estabelecimento de corrente elétrica.
  6. Foi verificado  a condutividade de uma pitada de cloreto de cálcio, e foi observado que não conduz eletricidade no estado sólido pois os íons estão presos na sua estrutura cristalina.
  7. Foi observado a condutividade elétrica de cloreto de cálcio junto a água e houve condução de corrente elétrica, já que dessa vez os íons estavam livres para estabelecer condução.
  8. Foi verificado a condutividade de pastilhas de NaOH com o aparelho de condutividade elétrica e foi observado que a lâmpada não acende, pois não conduz eletricidade.
  9. As pastilhas de NaOH absorvem umidade e com adição de água observou-se que condução de corrente elétrica.
  10. Foi observado a condutividade do HCl com o aparelho de condutividade elétrica e foi verificado que acende a lâmpada em uma intensidade fraca, mas estabelece corrente elétrica.
  11. Observou-se que HCl misturado a água continua conduzindo corrente elétrica, só que com adição de água ocorre uma quebra na ligação covalente entre o átomo de hidrogênio e o átomo de cloro, pela molécula de água, originando os íons H+ e Cl-, responsáveis pela condutibilidade elétrica da solução.
  12. Foi testado a condutividade do H2SO4 e foi capaz se observar que é um bom condutor, ácido forte.
  13. Foi verificado que a condutividade do H2SO4 junto a água com o aparelho de condutividade elétrica e foi observado que a lâmpada acende com bastante intensidade, pois ácidos em meio aquoso libera íons fazendo com que seja bom condutor.
  14. Foi observado que a condutividade Ba (OH)2, com o aparelho de condutividade elétrica e foi observado que a lâmpada acende moderada.
  15. Foi observado  a condutividade de hidróxido de amônio PA, com o aparelho de condutividade elétrica e foi observado que não estabelece corrente elétrica, logo não acende a lâmpada já que a concentração de íons é alta e não há dissociação.
  16. Foi observado que o hidróxido de amônio PA junto a água estabeleceu corrente elétrica apesar de uma intensidade bem fraca de luz, mas foi possível observar que somente a água estabeleceu corrente por haver dissociação.
  17. Foi verificado a condutividade do ácido acético glacial, com o aparelho de condutividade elétrica e foi observado que não há íons livres porque há compartilhamento de elétrons, não conduz elétrons e não acende a lâmpada.
  18. Observou-se que com água, o ácido acético glacial conduziu corrente elétrica, mas de forma que a luz possuía baixa intensidade.
  19. Foi testado a condutividade eléctrica do hidróxido de amônia e foi possível observar que não conduz corrente elétrica pois está pouco concentrado e não dissocia. Ao adicionar ácido acético glacial ocorreu condução de corrente elétrica, porém a intensidade da luz foi fraca pois o hidróxido é pouco concentrado.
  20. Foi verificado o hidróxido de sódio em seu estado fundido, de temperatura 318°C, se haveria condução de corrente elétrica e foi possível observar que há condução de corrente elétrica de intensidade luminosa forte.

Conclusão

Ao realizar os procedimentos concluiu-se que a condutividade elétrica depende de qual soluto for utilizado na prática, os compostos iônicos são condutores de eletricidade, ou seja, emitiram luz estando puros e em estados líquidos como também dissolvidos em água destilada. Alguns compostos ao serem dissolvidos em água podem ocasionar o rompimento de algumas ligações provocando então s formação de íons devido a presença de hidrogênio e oxigênio na água. A presença de íons no processo viabiliza que os mesmos tenham condições de se movimentar e serem atraídos pelo eletrodo, assim, como consequência, fechando o círculo elétrico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (117.6 Kb)   docx (35.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com