TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DENSIDADE DE SÓLIDOS E LÍQUIDOS

Por:   •  27/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.548 Palavras (7 Páginas)  •  1.770 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE - UNESC

CURSO DE FARMÁCIA

DENSIDADE DE SÓLIDOS E LÍQUIDOS

CRICIÚMA

2015


[pic 1]

DENSIDADE DE SÓLIDOS E LÍQUIDOS

Relatório apresentado à disciplina Química Experimental do curso de Farmácia - Unesc

Professor:

CRICIÚMA

2015


SUMÁRIO[pic 2]

1        INTRODUÇÃO        

2        OBJETIVO        

3        REFERENCIAL TEÓRICO        

4        MATERIAIS E MÉTODOS        

4.1        MATERIAIS E REAGENTES        

4.2        PROCEDIMENTO        

4.3        CÁLCULOS, RESULTADOS E DISCUSSÃO        

5        CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        


  1. INTRODUÇÃO

A densidade é uma propriedade física que expressa à quantidade de matéria que compõe uma unidade de volume.                                                                             

Segundo o Sistema Internacional de Unidades a densidade de sólidos e líquidos deve ser expressa em (quilograma por metro cúbico), mas também pode ser representada pela unidade (gramas por centímetro cúbico).

Os materiais sólidos possuem uma alta consistência, pois suas moléculas se encontram bem próximas e unidas umas com as outras. E sua densidade pode ser calculada pela sua massa e volume.

Os líquidos, entretanto, são substâncias que possuem menor densidade em comparação com os materiais sólidos, já que suas moléculas encontram-se mais distantes umas das outras. 


  1. OBJETIVO

Medir a densidade absoluta de sólidos e líquidos. Aprender a utilizar corretamente o picnômetro, balanças e aplicar a formula especifica para cada procedimento.


  1.  REFERENCIAIS TEÓRICOS

A densidade de sólidos e líquidos, segundo o Sistema Internacional de Unidades é expressa em quilograma por metro cúbico (kg/m3). Entretanto, é mais comumente expressa em unidade de gramas por centímetros cúbicos (g/cm3), ou em gramas por litro (g/L). A densidade absoluta é uma propriedade específica, isto é, cada substância pura tem uma densidade própria, que a identifica e a diferencia das outras substâncias.

Segundo Russel (2004, p. 40), a densidade é definida como a massa da unidade de volume de uma substância, ou simplesmente, massa por unidade de volume.

PROPRIEDADES DOS SÓLIDOS

Independente do tamanho e da forma do recipiente que os contém, os sólidos mantêm o seu volume. Nos sólidos, como nos líquidos, existem forças de atração bem fortes que mantêm as moléculas unidas.

Conforme Sienko (1977, p. 175), quando um sólido é resfriado, suas moléculas se agrupam no arranjo desordenado característico dos líquidos. Continuando-se o resfriamento, o líquido congela formando um sólido.

PROPRIEDADES DOS LÍQUIDOS

Independente da forma ou do tamanho do recipiente que os contém, os líquidos mantêm o seu volume. Uma amostra de 10 ml de líquido ocupa o volume de 10 ml, quer esteja colocada em um pequeno béquer, quer em um grande frasco, ao passo que um gás se expande de maneira a ocupar todo o volume disponível.

Os líquidos não têm forma própria, adquirindo a forma do fundo do recipiente que os contém. A teoria cinética explica esta propriedade dizendo que as moléculas não ocupam posições fixas, mas não livres, podendo deslizar umas sobre as outras de maneira a ocupar posições da menor energia potencial possível em relação à terra. (SIENKO, 1977)


  1. MATERIAIS E MÉTODOS

  1. MATERIAIS E REAGENTES

  • 1 balança digital
  • 1 béquer de 25ml
  • 1 béquer de 250ml
  • 1 frasco lavador
  • 1 paquímetro
  • 1 picnômetro de 25ml
  • 1 pipeta volumétrica de 5ml
  • 1 proveta de 250ml
  • 2 pipetadores (1 pera de sucção; 1 embolo)
  • Água destilada
  • Álcool
  • Papel macio
  • Pequenos cilindros de alumínio, cobre e ferro

  1. PROCEDIMENTO

DENSIDADE DE LÍQUIDOS

  • Método do picnômetro: Em uma balança eletrônica pesou-se o picnômetro vazio, obtendo a massa de 27,83g; Em seguida o mesmo foi preenchido totalmente com água destilada, secou-se a parte externa da vidraria e pesou-se, tendo uma massa de 53,64g; Agora, com a amostra (álcool), repetiu-se todo o mesmo processo e por fim pesado o picnômetro totalmente preenchido com a amostra, obtendo 48,77g.

  • Densímetro: 0,808mg.

  • Densidade pelo quociente entra a divisão de sua massa por seu volume: Pesou-se o béquer na balança eletrônica, obtendo massa de 43,76g, após zerar a balança preencheu-se 5ml da amostra com a pipeta volumétrica 5ml, secando a parte externa da pipeta com papel macio, para não alterar valores, adicionou-se toda a amostra da pipeta no béquer tendo uma massa de 4,00g. Dividindo o valor da massa da amostra pelo volume da mesma adquiriu-se a densidade, equivalente a 0,806g/cm³.

DENSIDADE DE SÓLIDOS

  • Volume calculado geometricamente: Com os pequenos cilindros metálicos (alumínio, cobre e ferro), pesou-se cada um, obtendo respectivamente as seguintes massas: 23,081 - 77,339 – 78,459.

Após o descobrimento das massas, com um paquímetro analisou-se o diâmetro e a altura de cada cilindro, observando-se abaixo na “Tabela 1”; Em seguida, calculou-se a densidade de cada cilindro.

Alumínio

Cobre

Ferro

Altura

30,05mm

30,09mm

32,00mm

Diâmetro

19,00mm

19,00mm

20,00mm

Tabela 1

  • Volume calculado por deslocamento de líquido: Em uma proveta  adicionou-se 100ml de água; Em seguida, cada metal foi introduzido individualmente à proveta para descobrir o volume ocupado por cada amostra sólido, mostrado abaixo na “Tabela 2”. Em seguida, calculou-se a densidade de cada metal, dividindo a massa pelo volume deslocado.

Tabela 2

Alumínio

Cobre

Ferro

Novo V.

110ml

119ml

129ml

V.Ocupado

10ml

9ml

10ml

  1. CÁLCULOS

Picnômetro vazio: 27,830 – A

Picnômetro com água: 53,646 – B

Picnômetro com álcool – C

Densidade de líquidos

 [pic 3]

[pic 4]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (142.9 Kb)   docx (20.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com