TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Definição de Química

Por:   •  18/6/2020  •  Relatório de pesquisa  •  1.051 Palavras (5 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 5

Definições

Grandeza é definida pelo VIM (2012), propriedade de um fenômeno, corpo ou substância que pode ser expressa quantitativamente na forma de um número e referência. A referência pode ser uma unidade de medida, procedimento de medição, material de referência ou uma combinação destes.

Mensurando é definida pelo VIM (2012) como a grandeza que se pretende medir. VIM ainda ressalta, que na química, o termo analito ou o nome de uma substância ou composto é constantemente utilizada como sinônimo de mensurando, entretanto tal uso é errôneo, visto que esses termos não se referem a grandezas.

O resultado de medição, é definido pelo VIM (2012), como conjuntos de valores atribuídos ao mensurando, juntamente com outras informações pertinente. Um resultado de medição confiável é expresso por um único valor juntamente com uma incerteza de medição.

A exatidão de medição é conceituada como o “grau de concordância entre um valor medido e um valor verdadeiro de um mensurando”. A exatidão não é uma grandeza, portanto não lhe é atribuído um valor numérico, dessa forma a medição é considerada exata quando fornece um pequeno erro de medição. (VIM, 2012)

A precisão de medição é definida como o “grau de concordância entre indicações ou valores medidos, obtidos por medições repetidas, no mesmo objeto ou em objetos similares, sob condições especificadas. ” A precisão é utilizada para definir a repetibilidade e reprodutibilidade da medição. (VIM, 2012)

Erro de medição consiste na “diferença entre o valor medido duma grandeza e um valor de referência”. O erro de medição apresenta dois possíveis componentes, sistemáticos e aleatórios. O primeiro consiste no erro que durante as medições permanece constante ou varia de maneira previsível, quando a causa desse erro é conhecida pode-se aplicar uma correção para compensar o erro sistemático. Já o erro aleatório, corresponde ao componente em que as medições variam de forma imprevisível, impossibilitando assim a compensação do mesmo.

Vim (2012), defini calibração como

“Operação que estabelece, sob condições especificadas, numa primeira etapa, uma relação entre os valores e as incertezas de medição fornecidos por padrões e as indicações correspondentes com as incertezas associadas; numa segunda etapa, utiliza esta informação para estabelecer uma relação visando a obtenção dum resultado de medição a partir duma indicação. ”

Vim (2012), defini verificação como a evidencia objetiva de que um dado item satisfaz requisitos especificados.

Vim (2012), defini validação como uma verificação na qual os requisitos especificados são adequados para um uso pretendido.

Pag. 46

SISTEMAS DE MEDIÇÃO

Segundo o VIM (2012, pag. 34), o sistema de medição consiste:

Conjunto de um ou mais instrumentos de medição e frequentemente outros dispositivos, compreendendo, se necessário, reagentes e insumos, montado e adaptado para fornecer informações destinadas à obtenção dos valores medidos, dentro de intervalos especificados para grandezas de naturezas especificadas.

As medições podem ser realizas de duas formas: direta e indireta.

“A medição direta ocorre quando temos apenas uma grandeza envolvida no processo e utilizamos diretamente o instrumento para obter o resultado desejado da medição.” (MENDES E ROSÁRIO, 2020)

Mendes e Rosário (2014), define como indireta as medições que são efetuadas a partir da relação de uma ou mais grandezas por meio de uma equação matemática.

A Tab. 1 apresenta exemplos de medições diretas e indiretas.

Tabela 1: Exemplos de sistemas de medições.

Medição Direta

Medição Indireta

Determinação da massa específica de um líquido por meio de um densímetro de flutuação

Determinação da massa específica de um líquido por meio da sua massa e do seu volume

Pesagem de um reagente na balança

Determinação da alcalinidade

Medida do pH em um pHmetro

Determinação de sólidos totais

Medida da condutividade em um condutivimetro

Determinação da DBO

Fonte: Do autor (2020)

Cada tipo de medição apresenta características metrológicas diferentes, dessa forma é necessário a escolha adequada da medição para que se utilize a metodologia adequada para a determinação da incerteza de medição. Uma mesma grandeza pode ser medida utilizando os dois tipos de sistemas de medição, ambos, se realizados corretamente, deverão apresentar resultados semelhantes, entretanto, possivelmente, apresentaram incertezas final significativamente diferentes. (MENDES E ROSÁRIO, 2020)

Considerando as metodologias adotadas pelo laboratório para cada análise percebe-se que a grande maioria das análises utilizam os métodos colorimétrico, gravimétricos e titulométrico para a determinação analíticas.

MEDIÇÃO INDIRETA

MÉTODO

ANÁLISES

Titulométrico

Acidez Total, Alcalinidade Total, Alcalinidade Fenolftaleína, Cloretos, Dureza Total.

Colorimétrico

DQO, Fenol Total, Fósforo Total, Fosfato Total, Sulfato Total, Ferro Total, Fluoreto, Manganês Total, Surfactantes, Turbidez, Zinco.

Gravimétrico

Sólidos Totais, Sólidos Dissolvidos, Sólidos Suspensos, Óleos e Graxas, Óleos Minerais, Óleos Vegetais

Outros

DBO, Coliformes Totais, Coliformes Termotolerantes, Escherichia Coli

MEDIÇÃO DIRETA

pH, Condutividade, Oxigênio Dissolvido, Sólidos Sedimentáveis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (115.1 Kb)   docx (563.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com