TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Dependência Química da Cerveja

Por:   •  21/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.051 Palavras (13 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

FACULDADE DE ARTES, CIÊNCIAS, LETRAS E EDUCAÇÃO DE PRESIDENTE PRUDENTE - FACLEPP

QUÍMICA BACHARELADO

DEPENDÊNCIA QUíMICA DA CERVEJA

JOÃO VICTOR SILVA DE LIMA

MYLENA APARECIDA FERREIRA DA SILVA

Presidente Prudente - SP

2018


RESUMO

Um dos primeiros registros sobre a cerveja que nós temos conhecimento, é datada entorno de seis mil a.C, na antiga Suméria localizada na Mesopotâmia. No período atual a cerveja é a bebida mais consumida ao redor do mundo e isso pode acarretar ao excesso de consumo de cerveja causa males para a saúde, nela contém muitas calorias, sendo a maior parte açúcar, acarretando ao aumento de peso. Quando escutamos falar sobre dependência química, vem à mente as drogas ilícitas como, crack e ecstasy. Porém a maior inimiga está em nosso dia-a-dia escondido como aceitável na sociedade, a cerveja, não está nem sequer na lista de drogas que causam dependência física e psicológica, sendo sua venda livre e tendo uma cultura ligada com sociabilidade. Este projeto busca a conscientização de jovens para o consumo exagerado da cerveja, criando uma campanha, mais especificamente as palestras, junto com entrevistas com profissionais.

Palavras-chave: cerveja, conscientização, males, jovens, campanha.

ABSTRACT

One of the earliest records on beer we know of is dated to around six thousand BC in ancient Sumerian located in Mesopotamia. In the current period, beer is the most consumed drink around the world and this can lead to excess consumption of beer causes bad health, it contains many calories, most of it sugar, leading to weight gain. When we hear about addiction, illicit drugs such as crack and ecstasy come to mind. But the biggest enemy is in our day-to-day hidden as acceptable in society, beer is not even on the list of drugs that cause physical and psychological dependence, being free selling and having a culture linked with sociability. This project seeks to raise the awareness of young people for the exaggerated consumption of beer, creating a campaign, more specifically the lectures, along with interviews with professionals.

Keywords: beer, awareness, evils, young, campaign.

        

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO         4

2        JUSTIFICATIVA         5

3        OBJETIVOS         6

3.1        Objetivo geral         6

3.2        Objetivos específicos         6

4        REVISÃO DE LITERATURA         7

5        METODOLOGIA         11

6        CRONOGRAMA         13

        REFERÊNCIAS         14

        


1 INTRODUÇÃO

Um dos primeiros registros sobre a cerveja que nós temos conhecimento, é datada entorno de seis mil a.C, na antiga Suméria localizada na Mesopotâmia. Os relatos mostram que essa descoberta se ocorreu por um acidente, quando um pão de centeio foi esquecido por um longo tempo até que começou a possuir um gosto diferente,fruto da fermentação alcoólica.

No período atual a cerveja é a bebida mais consumida ao redor do mundo (Bath-Haas Group, 2017) a República Tcheca foi o pais que mais consumiu a bebida no ano de 2017, com a média de 137,28 L por pessoa, a Polônia segue com 98,06 L por pessoa. O Brasil está na lista com 82,03 L por pessoa, porém essa quantidade vem caindo aos longos dos anos dento em vista o aumento de produção de cerveja artesanal.Recentemente foi feito em Bruxelas, um congresso que reuniu 160 especialistas internacionais em nutrição e medicina de vários países, sendoAlemanha, Irlanda, Itália, Reino Unido, entre outros (ISICEM, 2017). Neste congresso alguns pesquisadores evidenciaram os prováveis benefícios oferecidos pela cerveja, contendo ou não álcool, na saúde cardíaca, obesidade, nutrição e prevenção de envelhecimento.

O excesso de consumo de cerveja causa males para a saúde, nela contém muitas calorias, sendo a maior parte açúcar, acarretando ao aumento de peso (OPAS, 2017).A cerveja é feita de cevada que é rica em glúten, caso a pessoa tenha uma hipersensibilidade ao glúten, pode leva a diabetes.Ela também contém álcool que causa dependência física e psíquica, em excesso pode prejudicar o cérebro, causar complicações no funcionamento hepático e desidratar o organismo (Biernath, 2014).

Ao ingerir o álcool, ele entra no estomago sendo então absorvido pela corrente sanguínea, em seguida viaja por todo o corpo, incluindo o cérebro, que altera o funcionamento dos neurônios, assim o corpo vê o álcool como um veneno e tenta eliminar, produzindo uma enzima que converte o álcool em produtos químicos, incluindo acetaldéido, em seguida o ácido acético surge e finalmente ácidos gordurosos e água, fazendo com que a pessoa fique com falta de coordenação motora, diminuição dos reflexos e sono (SPDM, 2016).O fígado metaboliza, quebrando as moléculas do álcool, que elimina o efeito ao longo do tempo, após esse processo as substancias produzidas pelo fígado passa pelos rins e sãoexcretadas pela urina ou pode sair pelo suor (Sienkiewicz, Whitney, 2003).

Quando escutamos falar sobre dependência química, vem à mente as drogas ilícitas como, crack e ecstasy. Porém a maior inimiga está em nosso dia-a-dia escondido como aceitável na sociedade, a cerveja, não está nem sequer na lista de drogas que causam dependência física e psicológica, sendo sua venda livre e tendo uma cultura ligada com sociabilidade (Varella, 2011). No brasil entorno de 13% dos homens tem problemas com cerveja, e dentro desses 13%, uma média de 5% abusam do uso da mesma (Mattos, 2013). O cérebro tende a criar um mecanismo biológico sobre a dependência da cerveja, que quando a pessoa fica muito tempo sem ingerir, ela entra em abstinência que com o tempo vão ficando piores e a pessoa tem que voltar a usar a substancia em que ela se intoxicou (SPDM, 2015).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.7 Kb)   pdf (168.9 Kb)   docx (35.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com