TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Determinação Do Teor De Ácido Acético Do Vinagre

Por:   •  10/6/2023  •  Relatório de pesquisa  •  1.472 Palavras (6 Páginas)  •  57 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

DETERMINAÇÃO DO TEOR DE ÁCIDO ACÉTICO DO VINAGRE

[pic 3]

URUÇUÍ - 2023.

  1. INTRODUÇÃO

O ácido acético ou ácido etanoico pertence ao grupo dos ácidos carboxílicos cuja fórmula é CH3COOH. É o principal componente do vinagre considerado um condimento porque sua principal função é adicionar sabor e aroma aos alimentos. Os amidos e açúcares presentes na matéria-prima passam por um processo de dupla fermentação, alcoólica e acética (ANAV, 2010)

Sob condições ambientais, este composto é um líquido pois tem ponto de fusão de 16,6 °C e seu ponto de ebulição é 118 °C. Além disso, tem sabor azedo, cheiro forte e irritante, é reativo e solúvel em água, éter e álcool.

A fermentação alcoólica seguida pela fermentação acética ocorre espontaneamente em qualquer substrato de açúcar exposto a leveduras e bactérias. Os vinagres são obtidos do álcool, frutas, tubérculos, cereais, vegetais, mel e vinho (BRASIL, 2012). No Brasil, o vinho tinto, branco, maçã, arroz e alcoólicos são os mais comercializados. (Soares et al., 2016).

O ácido acético ou vinagre é obtido pela oxidação do álcool etílico, processo aeróbico e com presença de bactérias do gênero Acetobacter. No caso do vinho, da sidra, do malte ou álcool diluído, a fermentação ocorre sob a ação do fungo Micoderma aceti, com a participação da enzima álcool oxidase.

A acidez volátil corresponde ao teor de ácido acético, que é o componente mais importante do vinagre. Provém da oxidação do álcool vínico no processo de acetificação. O vinagre comercial deve ter entre 4% e 6% de ácido acético. A legislação brasileira estabelece o teor mínimo de ácido acético para o vinagre em 4%.

O vinagre contém ácido acético como o principal componente ácido. A determinação da concentração deste ácido é realizada por titulação de neutralização com solução de NaOH, o processo de titulação é descrito pela reação: C2H4O2 + NaOH → NaC2H3O2 + H2O.

Além do vinagre usado principalmente como molho de salada, o ácido acético também é usado para produzir polímeros como PVA (Poli Acetato de Vinila), essências artificiais para perfumaria, tintas, corantes, sedas sintéticas como acetato de celulose, drogas como ácido acetilsalicílico (AAS – aspirina ®), em solventes, na produção de anidrido acético e cloreto de acetila, além de acetatos orgânicos.

Nessas aplicações industriais, é vendido como ácido acético glacial (aproximadamente 99,5% de pureza), assim chamado porque solidifica em temperaturas abaixo de 16,7 °C e assume uma aparência de gelo.

Uma titulação ácido-base é um processo em que um ácido reage com uma base para atingir o ponto de equivalência. À medida que o titulante é adicionado ao titulado, o pH da solução (titulante mais titulado) mudará, resultado um gráfico de curva de titulação. O ponto de equivalência pode variar de acordo com a concentração inicial de titulante e titulado.

As reações de neutralização são importantes no procedimento de titulação ácido-base, no qual a concentração molar de um ácido em uma solução aquosa é determinada pela adição lenta de uma solução básica de concentração conhecida à solução ácida. Com a adição de um indicador ácido-base, observa-se quando a reação está completa, pois o ponto de equivalência ou ponto de viragem será atingido. É possível saber quando isso ocorre e interromper a reação, pois a cor da solução muda bruscamente na presença de um indicador ácido-base devido à mudança de pH. (RUSSELL, 2006). Essa mudança é percebida apenas com a ajuda de um indicador que deve ser adicionado ao ácido. Quando esta mudança ocorre, a titulação está concluida. (HARRIS, 2005).

O objetivo desta prática é estabelecer a porcentagem (teor) de ácido acético na amostra de vinagre comercial através da titulação entre um ácido fraco e uma base forte.

  1. METODOLOGIA

Primeiramente, ao preparar a solução de amostra com vinagre, 10 ml de vinagre foram colocados em balão volumétrico de 100 ml com auxílio de uma pipeta volumétrica e diluídos até a marca com água destilada. 25 ml desta solução foram pipetados e transferidos para um balão Erlenmeyer de 250 ml. E por fim, o volume do Erlenmeyer foi completado com aproximadamente 40 ml de água destilada e homogeneizado. Após o preparo da solução, 3 a 5 gotas de fenolftaleína foram adicionadas à solução de ácido acético.

A amostra foi titulada pela adição de solução de NaOH usando uma solução padrão de NaOH 0,1 mol/l-1 contida em uma bureta e adicionada gota a gota em um Erlenmeyer, que foi mantido em movimento de homogeneização até que a solução apresentasse coloração rosa. Indicando o ponto de equivalência (ponto de viragem). Ao final do procedimento, foi observado e anotado o volume consumido de solução de NaOH  20mL

  1. RESULTADOS E DISCUSSÕES

Com base nesse experimento, obtivemos os seguintes dados: VCH3COOH = 25 mL = 0,025 L. E ao observar o ponto final da titulação, o volume de solução de NaOH consumido durante o experimento foi registrado para otimizar os resultados e realizar os cálculos. Neste trabalho, encontramos MNaOH = 20 mL = 0,02 L consumido na titulação e VNaOH = 1,0 mol/L-1.

Para encontrar a concentração de ácido acético, é necessário descrever a equação química que represente corretamente a reação de neutralização balanceada que ocorreu e os pesos moleculares calculados para cada substância. Neste caso, a reação é a seguinte:

1 CH3COOH(aq) + 1 NaOH(aq) → 1 NaC2H3O2(aq) + 1 H2O(ℓ)

1 mol               1 mol              1 mol                     1 mol

1 . 60g               1 . 40 g              1 . 82 g                 1 . 18 g

É importante observar uma relação estequiométrica de 1:1 na qual ocorreu a reação, ou seja, é necessário 1 mol de hidróxido de sódio para cada mol de ácido acético. Como a relação estequiométrica é 1:1, temos: nCH3COOH = nNaOH.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (154.7 Kb)   docx (42.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com