TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Determinação Do Teor De Ácido Acético No Vinagre, E Determinação Do Teor Percentual (%) E Concentração Em Volume De Álcool Na Gasolina No Método De Proveta

Por:   •  18/4/2023  •  Relatório de pesquisa  •  3.651 Palavras (15 Páginas)  •  62 Visualizações

Página 1 de 15

CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA “PAULA SOUZA”

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE PIRACICABA

TECNOLOGIA EM BIOCOMBUSTÍVEIS

TITULAÇÃO – DETERMINAÇÃO DO TEOR DE ÁCIDO ACÉTICO NO VINAGRE, E DETERMINAÇÃO DO TEOR PERCENTUAL (%) E CONCENTRAÇÃO EM VOLUME DE ÁLCOOL NA GASOLINA NO MÉTODO DE PROVETA

PIRACICABA

DEZEMBRO/2013

CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA “PAULA SOUZA”

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE PIRACICABA

TECNOLOGIA EM BIOCOMBUSTÍVEIS

TITULAÇÃO – DETERMINAÇÃO DO TEOR DE ÁCIDO ACÉTICO NO VINAGRE, E DETERMINAÇÃO DO TEOR PERCENTUAL (%) E CONCENTRAÇÃO EM VOLUME DE ÁLCOOL NA GASOLINA NO MÉTODO DE PROVETA

Componentes:

ALEXANDRE SANTOS

CHRISTOPHER ROBERT O. BARROS

EDUILSON LIMA DE JESUS

FLAVIO GUILHERME L. DE JESUS

RICHARD BRIQUES ANUTO

THIAGO FERNANDO FRANCHI

VITOR HUGO MOYSES DOS SANTOS

PIRACICABA

DEZEMBRO/2013

LISTA DE FIGURAS

Figura 1: Esquema para titulação do reagente com a solução        7

Figura 2: Gotejamento e cor rosa após as gotas de NaOH na solução de vinagre + fenolftaleína        8

Figura 3: Gasolina + solução de NaCl - acima mais escuro temos a gasolina        8


LISTA DE TABELA

Tabela 1: identificação e equações químicas do experimento 1        9

SUMARIO

1.        RESUMO        5

2.        INTRODUÇÃO        5

3.        MATERIAIS E MÉTODOS        7

4.        RESULTADOS E CÁLCULOS        9

5.        DISCUSSÃO        15

6.        CONCLUSÃO        16

7.        REFERÊNCIAS        17

  1. RESUMO

Este relatório com base em aula pratica com acompanhamento do Prof. Dr. Renato Roveratti, base em estudos de titulação e determinação em porcentagem  de álcool na gasolina, nos mostra que se consegue descobrir a acidez de uma substancia ou produto químico, onde a analise de acidez do nosso produto foi o vinagre comercial, muito utilizado no dia a dia para temperos  e produtos consumíveis, conseguimos analisar a gasolina de um certo posto de combustível de nossa cidade. Isso nos mostra a importância do uso da titulação, onde a determinação e amostragem na alteração de produtos químicos existentes e misturados em substancias usuais diariamente, para saber o que que existem definições e um padrão nas misturas existentes para não prejudicar um equipamento ou mesmo nós seres humanos.

2.1 Palavras Chave: titulação, acidez, teor de porcentagem de álcool na gasolina, equação química.

  1. INTRODUÇÃO

Para estudarmos a titulação devemos primeiro conhecer soluções. Conforme literatura do Feltre (VOl.2 - 2004) as soluções são muitos comuns e importantes no nosso cotidiano, exemplo, o ar que respiramos é uma solução de vários gases, onde o que predominam é N2 e O2, a água do mar também é uma solução de vários sais, as águas dos mares, dos rios dos lagos, contem ar dissolvido sem o qual os peixes morreriam. Muitas de nossas alimentações têm soluções, o café, o leite, o chá,c etc;. e onde também procuramos melhorar o alimentos através de uma solução, por exemplo, o açúcar no café. Nestas soluções existem dois aspectos muito importante, onde é a quantidade de substancia dissolvida que é o soluto, e a quantidade que está dissolvendo, que é o solvente onde isso envolve a concentração. No dia a dia você pode preparar um café “mais forte” ou “mais fraco”, na química o café mais forte seria chamado de mais concentrado, então ao misturar substancias temos a solução com mistura homogenia (substancias que sofrem dissolução, ao final do processo existe uma união de substancias) ou heterogênea (onde é a substancia onde não se dissolve, conseguimos ver a olho nu as substancias existentes na solução).

Através das soluções vem a concentração de substancias onde no dia a dia você pode temperar uma salada “mais salgada” ou “menos salgada”, e percebemos isto no paladar, pois a concentração de sal entre uma e outra é diferente. A concentração é o processo muito importante de se medir as coisa, tanto na indústria, no comercio e principalmente na ciência. De modo geral referimos na química o termo concentração para uma relação estabelecida entre a quantidade de um soluto e a quantidade de um solvente de uma solução, a formula geral de uma concentração é C=Massa de um soluto / volume de uma solução, isso em gramas por litro (g/l), iremos trabalhar também com concentração molar (tabelas das substâncias químicas), com mols (quantidade de molécula em uma solução), densidade e margens de erros.

Através da ideia de concentração que nos importa também neste relatório, temos que conhecer a volumetria, que para obter os cálculos de passamos por processo de volumétrica e titulação.

A volumetria ou análise volumétrica é um processo clássico de análise da química quantitativa. Na volumetria o que se faz é medir o volume de uma solução conhecida que reage com a amostra de uma análise, por exemplo, é o processo do nosso relatório que vem mais abaixo, é determinar a porcentagem de ácido acético no vinagre comercial. Através da análise volumétrica uma operação mais importante é a titulação, que se dispõe de equipamentos apropriados de laboratórios onde a solução de um reagente conhecido e com um indicador apropriado, nosso caso a fenolftaleína, ira indicar quando o final da reação do reagente com a solução de ácido por exemplo, através das marcações mostradas nos equipamentos como volume, a massa que usamos no reagente, vai ser utilizados para calcularmos quantidade de ácido em uma certa substância, no nosso relatório temos também a concentração de mistura do álcool com a gasolina, onde isso dá toda uma ideia de  processo de análise de misturas, de um lago poluído, de uma empresa que adultere seu produto fora dos especificados por lei, e através destes cálculos nos da a ideia de como se proceder análise em laboratórios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.8 Kb)   pdf (255.3 Kb)   docx (247.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com