TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Determinação da densidade elo método do psicômetro

Por:   •  28/2/2018  •  Relatório de pesquisa  •  2.683 Palavras (11 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2]

Licenciatura em Química

Físico-Química Experimental I

 

 

 

 

 

DETERMINAÇÃO DA DENSIDADE PELO MÉTODO DO PICNÔMETRO

 

 

 

Alunas: Fabíola Damasceno, Jéssica Maciel, Taynara Manhães e Estela Pêgo

Data da prática: 23/11/2017

Local: Laboratório de Química

Período: 6° período - Noturno

Professor: Rodrigo Garrett

 

Campos dos Goytacazes, RJ

SUMÁRIO[pic 3]

 

I. INTRODUÇÃO ____________________________________________________ 3

II. OBJETIVOS _____________________________________________________  5

III. MATERIAIS E MÉTODOS: _________________________________________  5

a)    Materiais e reagentes utilizados ______________________________  5

b)   Metodologia _______________________________________________  6

IV. RESULTADOS E DISCUSSÃO ______________________________________ 8

V. CONCLUSÃO ___________________________________________________  12

VI. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS _________________________________  12

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

I. INTRODUÇÃO

 

A densidade (d) é a relação entre a massa e o volume de uma substância ou mistura de substâncias em determinada temperatura. De forma que d=.  Sendo assim, a densidade é usada para determinar a quantidade de substância, ou seja, a massa (m),  em uma determinada unidade de volume (v). É uma propriedade específica de cada material que identifica uma substância.[pic 4]

No entanto, quando se trata de uma mistura de substâncias, é necessário levar em consideração as quantidades das substâncias envolvidas. Por exemplo, no preparo de uma solução de 500 mL, contendo 50 gramas de sal em 500 gramas de água, a densidade se dá por: d = massa do sal + massa de água / volume

   Em misturas, as densidades das substâncias mudam. Por exemplo, se adicionarmos sal na água, a sua densidade irá aumentar. Isso explica o porquê das pessoas boiarem no mar morto, pois esse mar possui uma alta concentração de sal dissolvido na água que faz com que a densidade da água seja maior do que a densidade da pessoa, e assim qualquer pessoa consegue boiar no mar morto, mesmo não sabendo boiar.

[pic 5]

                                Imagem 1: pessoa boiando no mar morto. Fonte: Google

A unidade da densidade segue o padrão do Sistema Internacional (SI), no qual a massa é expressa em quilograma (Kg) e o volume em metros cúbicos (m3). No entanto, a unidade mais utilizada é o grama (g) para massa e o centímetro cúbico (cm3) para o volume.

De acordo com a fórmula, é possível observar que a densidade é inversamente proporcional ao volume. Contudo, o volume varia de acordo com a temperatura e pressão, logo a densidade também depende desses dois parâmetros, ou seja, a densidade é uma grandeza que varia de acordo com a temperatura e pressão.

O volume é alterado com as variações da temperatura e da pressão pois uma vez que a temperatura é a medida do grau de agitação das moléculas, quanto maior for a temperatura, mais agitadas as moléculas ficam. Esse mesmo comportamento também se dá quando ocorre o aumento da pressão, e consequentemente, as moléculas interagem menos, imperando forças repulsivas. Portanto, as moléculas ocupam um volume maior. E como a densidade é inversamente proporcional ao volume, a densidade diminui nesse caso. Isso explica, por exemplo, o porquê do balão conseguir subir, pois quando o ar é aquecido, a temperatura aumenta, o seu volume também aumenta e a sua densidade diminui.

[pic 6] 

                              Imagem 2: balão subindo Fonte: http://manualdaquimica.

                              uol.com.br/quimica-geral/densidade.htm

Sendo assim, ao se referir à densidade dos materiais é necessário mostrar em qual temperatura encontra-se e sobre qual pressão, pois à medida que muda de estado físico, uma mesma substância possui diferentes densidades.

Geralmente, quando está no estado sólido, a substância se apresenta mais densa que no estado líquido. No entanto, é exatamente o contrário o que acontece com a água. Quando líquida e em temperatura ambiente (cerca de 20ºC), a sua densidade é aproximadamente igual a 0,99 g/cm3. Ela atinge a sua densidade máxima em aproximadamente 4ºC, que é de 1,000 g/cm3. Mas quando passa para o estado sólido, com temperaturas de 0ºC ou menos, sua densidade diminui para cerca de 0,92 g/cm3. A diferença dos valores da densidade da água e do gelo, explica porque o gelo boia na água. Ou seja, o gelo por possuir uma densidade menor do que da água no estado líquido permite com que ele boie.  

                                                                                                     [pic 7]                                                                                                                           

                                                Imagem 3: água e gelo. Fonte: Google

                Porém, ao colocar o gelo num copo com bebida alcoólica, o gelo não flutua, mas afunda. Isso ocorre porque, a densidade do álcool é de 0,79 g/cm3, ou seja, é menor que a do gelo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (201.7 Kb)   docx (490 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com