TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Distribuição Eletrônica

Por:   •  20/8/2022  •  Trabalho acadêmico  •  706 Palavras (3 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 3

Distribuição Eletrônica

A distribuição eletrônica ou Configuração eletrônica é a maneira como os elétrons estão distribuídos em um determinado átomo.

 Átomo é um “pedaço” muito pequeno da matéria, ele é composto por um núcleo com prótons e nêutrons (carga positiva), e ao seu redor uma nuvem de elétrons (carga negativa).

Modelos Atômicos

Após surgirem vários modelos atômicos, o modelo atômico de Bohr sugeriu a organização dos elétrons em orbitais, ou seja, os elétrons estão organizados em camadas em que uns estão mais próximos do núcleo do que os outros.

             Modelo Atômico de Bohr[pic 1]

Como mostra a imagem ao lado, existem 7 camadas eletrônicas (K, L, M, N, O, P e Q) e que na tabela periódica estão enumeradas em linhas horizontais de 1á 7.

 Desse modo cada camada é constituída por um número máximo de elétrons e assim podemos observar os níveis de energia de cada um. Mostrados na tabela a seguir:

As camadas são constituídas por um número máximo de elétrons, como por exemplo, k = 2, L = 8, e assim por diante. Isso acontece também cos subníveis de energia que são representados pelas letras s, p, d e f. Tal que, o subnível s suporta até 2 e- (elétrons), o p até 6 e-, o d até 10 e- e o f até 14 e-.
[pic 2]

Diagrama de Linus Pauling

[pic 3]

[pic 4]

Para entender melhor como realizar a distribuição eletrônica, precisamos compreender o Diagrama de Linus Carl Pauling, mostrado na imagem acima. Pauling (1901-1994) foi um químico que estudou estruturas atômicas e elaborou um esquema que é utilizado até hoje, ele descobriu a forma de colocar todos os subníveis de energia em ordem crescente, para assim, saber a quantidade de elétrons que constitui um átomo. A estrutura do diagrama tem uma distribuição diagonal, ou seja, cada vez que for realizar a distribuição eletrônica de um átomo é necessário que se comece na ordem:

1s1 2s2 2p3 3s2 3p6 4s2 3d10 4p6 5s2 4d10 5p6 6s2 4f14 5d10 6p6 7s2 5f14 6d10

Diante disso, ressaltando novamente, todos as configurações eletrônicas de um certo átomo, exceto o hidrogênio, começaram com 1s2 (camada K, com 2 e-). Sendo o número 1 a camada correspondente, a letra s indicando o subnível e o expoente 2 a quantidade de elétrons existentes nessa camada, e assim por diante, 2s2 e 2p6 (camada L, com 8 e- no total), 3s2, 3p6 e 3d10 (camada M, com 18 e- no total), etc. Pode-se observar também que 4s2 vem primeiro que o 3d10 isso acontece pelo fato de ter uma energia menor que a outra, e para esse diagrama é importante o entendimento de quais subníveis vem primeiro que outros. Outro ponto importante é o resultado da soma dos expoentes da distribuição eletrônica que precisa ser o mesmo que o número atômico, por exemplo, se o número atômico foi 1 que é o caso do hidrogênio, a sua distribuição será 1s1. Se for o Li (lítio) a distribuição será 1s2 2s1 porque a somatória dos expoentes é igual a 3, sendo igual o seu número atômico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (276.8 Kb)   docx (234 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com