TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ESCOLA DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA

Por:   •  17/11/2022  •  Projeto de pesquisa  •  5.588 Palavras (23 Páginas)  •  72 Visualizações

Página 1 de 23

[pic 1]

Pontifícia Universidade Católica do Paraná

ESCOLA DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES

CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA

Adeline Santos

Hozana Gonçalves Bueno

Izabela Dias

Mylena Robes

Síntese do acetato de isoamila e do etanoato de metila

CURITIBA

2022

Adeline Santos

 Hozana Gonçalves Bueno

Izabela Dias

Mylena Robes

Síntese do acetato de isoamila e do  etanoato de metila

Relatório técnico apresentado na disciplina de Química Orgânica II do Curso de Graduação em Licenciatura em Química da Pontifícia Universidade Católica do Paraná como forma parcial de avaliação referente a 2a Parcial.

Orientador: Prof. Neoli Luscyzyn Suckow.

Curitiba, Novembro de 2022

                                                     RESUMO

Os ésteres são compostos orgânicos formados pela reação química entre um álcool ou fenol e ácido carboxílico. É uma função orgânica e possuem radical carbônico no lugar dos carboxílicos, o grupo funcional dessa função orgânica é R-COO-R`. Os ésteres podem ser tanto sólidos quanto líquidos, isso vai depender da quantidade de carbonos presentes na cadeia e também das condições ambientais em que se é encontrado.

No estado líquido os ésteres tendem a serem incolores, com massa molecular baixa e tem aroma bem agradável, quando essa massa aumenta o éster fica sem cheiro agradável, gorduroso e viscoso até se tornar um sólido. Já o ponto de ebulição é menor do que dos álcoois e dos ácidos, isso acontece pois ocorre uma falta de ligação de hidrogênio do éster.

É um composto que pode ser facilmente encontrado na natureza, visto que é encontrado em frutas, os ésteres em geral tem aroma e sabor. Essas substâncias são importantes em indústrias farmacêuticas, de perfumes,polímeros,cosméticos e até mesmo nas indústrias alimentícias esses compostos fazem parte pois trazem sabores mais acentuados dos alimentos e imitam aromas.

A esterificação é uma reação de condensação usada para a síntese de ésteres, ela ocorre quando um ácido carboxílico reage com um álcool, geralmente catalisada por ácidos de Bronsted-Lowry, produzindo em éster e água como subproduto. Por meio de pesquisa realizadas na literatura, identificam-se as propriedades, composições e estruturas químicas dos reagentes e produtos obtidos no processo da síntese do acetato de isoamila (ester de banana) e do etanoato de metila (éster de framboesa) para análise desta reação e entendimento de como ela ocorre.

Os ésteres que vamos apresentar são dois o de óleo de banana, que é o Acetato de isoamila nessa síntese precisar ser feito a mistura da reação com ácido acético e álcool isopentílico, refluxo, duas extrações, secagem e após isso fazemos a destilação e determinação de rendimento.A outra síntese é a de framboesa,o Etanoato de Metila nessa vamos repetir os mesmos processos do Acetato de Isopentila, vamos mudar as quantidades e também os materiais a serem usados para fazer a mistura da reação, nesse caso vamos utilizar o ácido fórmico, isobutanol, ácido sulfúrico a carbonato de sódio.

SUMÁRIO

1        Introdução        3

2        referencial teórico        3

2.1 Síntese do acetato de etila          4

3        Objetivos        6

3.1        Objetivo Geral        6

3.2        Objetivos Específicos        6

4        Procedimento experimental        7

4.1        MATERIAIS        7

4.2        metodologia        7

5        RESULTADOS E DISCUSSÃO        8

6        CONCLUSÕES        10

Referências        11

ANEXO – MEMORIAL DE CÁLCULO

  1. INTRODUÇÃO

   Os ésteres são substâncias orgânicas que apresentam aromas agradáveis como os que estão presentes em frutas e flores (MCMURRY,1997).

Quando um éster é obtido de forma natural sua extração oferece alto custo e a pequena quantidade obtida faz com que a utilização industrial seja inadequada, por isso se utiliza a síntese para produção de ésteres (ARAGÃO et al., 2009). Um éster pode ser sintetizado por diversas reações sendo as mais importantes a esterificação e a transesterificação (SKORONSKI, 2006). Ésteres são compostos orgânicos obtidos pela reação entre um ácido carboxílico e um álcool catalisado por um ácido forte (SOLOMONS e FRYHLE,2001).

A síntese de um éster envolve reações com velocidade muito baixa, sendo necessário então a utilização de um catalisador como os ácidos, as bases, as enzimas, (SKORONSKI et al., 2010) e atualmente a irradiação por microondas também está sendo usada na catálise de reações (ALVES et al., 2010).

Os catalisadores ácidos são usados na catálise de reações de obtenção de ésteres e quando se utiliza um ácido como o sulfúrico ou clorídrico, a reação de esterificação que na ausência de um catalisador ocorreria de forma lenta, encontra o equilíbrio e se desenvolve em poucas horas (SOLOMONS e FRYHLE, 2001).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.8 Kb)   pdf (478.8 Kb)   docx (382.7 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com