TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio supervisionado I no Ensino Infantil e Fundamental I Curso: Licenciatura Plena em Educação Física Faculdade Faisa/IENSL

Por:   •  28/4/2017  •  Relatório de pesquisa  •  3.449 Palavras (14 Páginas)  •  763 Visualizações

Página 1 de 14

FACULDADE SANTO AUGUSTO – FAISA

INSTITUTO DE ENSINO NOSSA SENHORA DO LIVRAMENTO - IENSL

CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

DISCIPLINA: ESTAGIO SUPERVISIONADO I

JANAINA DA SILVA SOUSA

RELATORIO DE ESATGIO SUPERVISIONADO I

LAGOA ALEGRE – PI

2017

FACULDADE SANTO AUGUSTO – FAISA

INSTITUTO DE ENSINO NOSSA SENHORA DO LIVRAMENTO - IENSL

JANAINA DA SILVA SOUSA

RELATORIO DE ESATGIO SUPERVISIONADO I

Estagio supervisionado I no Ensino Infantil e Fundamental I Curso: Licenciatura Plena em Educação Física Faculdade Faisa/IENSL

Professor: Ericsson Macdouglas Pontes Castelo Branco

LAGOA ALEGRE – PI

2017

  1. CONSIDERAÇÃO INICIAL

        O presente relatório é resultado das atividades do estagio supervisionado do ensino infantil e fundamental I, realizado no primeiro semestre de 2017 sob orientação do professor Ericsson Mac-Douglas Pontes Castelo Branco que ministra a disciplina Estagio Supervisionado no Ensino Infantil e Fundamental I. Curso de Licenciatura Plena em Educação Física.

        As atividades foram iniciadas com observação da estrutura física administrativa da escola. Em seguida realizamos a participação, depois a regência conforme a carga horaria exigida.

        A disciplina Estagio Supervisionado no Ensino Infantil e Fundamental I constitui-se de um componente do caráter avaliativo de execução de atividades praticas a serem oferecidas pelo professor. Esta disciplina se encaixa na parte pedagógica da Educação Física tendo como suas principais propostas deservar e conhecer o processo de ensino aprendizagem em Educação Física nas escolas, compreendendo as implicações das praticas pedagógicas e vivencias situações reais de ensino através do Estagio Supervisionado da importância de uma atividade de pratica nessa disciplina, visto que os discentes que irão se tornar futuramente professores de Educação Física poderão atender melhor a teoria aplicada em sala de aula com a prática, proporcionando o conhecimento e vivenciando o que está sendo estudado.

APRESENTAÇÃO

        No primeiro dia 21 de Março de 2017, chegamos na Escola Vovó Belinha e fomos bem recebidos pela Secretaria Maria Divina, que nos orientou para que dirigíssemos a sala da Diretora Cleya Soares, tendo também a autorização da Secretaria para usufruir do material completo da escola, onde passamos a ter conhecimento sobre a caracterização da Instituição. Tendo autorização da diretora, passamos para a segunda fase que foi a conversa com as professoras da turma Pré II que são Crislany Soares e Socorro Andrade. Sendo que esta sala é composta por 19 alunos, mas no momento só se encontrava 15 alunos, 8 meninos e 7 meninas e “nenhuma”         criança portadora com necessidades especiais. Ambos os alunos são supervisionados pelas professoras Socorro Andrade e Crislany Soares, que nos concedeu a sala para realizarmos nosso estagio.

DESCRIÇÃO DA ESCOLA

  1. Diretoria + Secretaria (com computador e impressora)
  1. Cantina
  1. Pátio de recreação, contendo um pé de manga bem no centro
  1. Rampa de acesso a cantina
  1. Não tem poço tubular
  1. Bebedouro
  2. Banheiros Masculino e Feminino
  1. Caixa D’agua
  2. Quintal cheio de mato

4-   Sala de aula, apenas uma (1) com cerâmica

      Entrada sem rampa

      Sem refeitório

OBSERVAÇÃO VOVÓ BELINHA – ENSINO INFANTIL PRÉ – II

1º ESTAGIO SUPERVISIONADO

RELATÓRIO

        Dia 21 de março demos inicio as 13: 00 horas, eu Janaina da Silva Sousa e Alane Rodrigues, iniciamos nosso estagio no Vovó Belinha. Começamos pela parte da acolhida, em seguida nos dirigirmos a sala de aula, contendo 19 alunos. O plano de aula da professora Socorro Andrade foi os numerais de 1 a 10, com complemento do alfabeto. O objetivo dessa disciplina é identificar as quantidades relacionadas com os numerais. No segundo momento fizemos a roda de conversa onde distraímos as crianças para deixarmos eles bem relaxados, em seguida foi feiro a identificação das quantidades, para de certa formas sentirmos a interação de cada aluno, foi feito a divisão dos alunos obtendo 7 meninas e 8 meninos, cada aluno fez sua própria identificação, em seguida foi contada uma historinha com o Tema “A princesa Marisbel” para volta a calma foi cantado a musiquinha da Marina conta1, Mariana conta 2 e assim sucessivamente. E para finalizar a aula a professora distribuiu livros de historia para cada um enquanto ela dava termino as atividades. A aprendizagem da classe não ocorre de maneira homogênea, a professora sempre tem a preocupação de adaptar as atividades proposta para cada aluno de acordo com a fase de desenvolvimento de cada um. A observação é importante para nos estagiários porque precisamos conhecer as normas e as regras de funcionamento que reagem a aula, ver a comunicação e a relação entre aluno e o professor.

RELATÓRIO DE PARTICIPAÇÃO

        O presente relatório de participação foi realizado na escola Vovó Belinha, na turma do Pré II com a professora Crilany Soares. A escola está localizada no Bairro São Jose, atende alunos do Pré – I – II – III de Ensino Infantil possui 4 turmas. A professora iniciou com uma historia com o seguinte tema, “Agripina, a Girafa” em seguida distribuiu as tarefas para descobrir o desenvolvimento de cada um, nesse momento foi onde eu Janaina da Silva Sousa e  Alane Rodrigues interagimos com os mesmo dando suporte e ajudando uns que ainda tem dificuldade em certos momentos. A experiência vivida em sala de aula nos mostrou claramente o que significa ser professor na Educação Infantil, saber como trabalhar determinado assunto, para que as crianças se desenvolva e aprenda com compreensão. E é neste sentido que o professor desempenha papel fundamental, visto que ele organizará o dia-a-dia das vivencias que as crianças terão acesso na Educação Infantil, com procedimentos que os levarão a atingir maiores níveis de desenvolvimento. Percebemos a interação e o carinho que a professora Crislany nos passou com suas crianças e o carinho da mesma por ela, e é isso onde nos satisfaz ver o amor envolvido, entre docente e discente. Observamos também que na participação pode conquistamos o respeito dos alunos, percebemos também interesse e confiança do professor reagente em ceder sua turma para nos estagiários. Só temos a agradecer as professoras pelo espaço.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.8 Kb)   pdf (147 Kb)   docx (30.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com