TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO LICENCIATURA - PEDAGOGIA

Por:   •  6/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.589 Palavras (11 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

POLO BAURU - NORTE

CURSO LICENCIATURA - PEDAGOGIA

Disciplinas norteadoras: História da Educação e da Pedagogia, Didática da Alfabetização e do Letramento, Aprendizagem e Desenvolvimento Social da Criança, Introdução à Educação Virtual, Direitos Humanos

GUACYARA AUGUSTO RA

DESAFIO PROFISSIONAL

NOME DO TUTOR: Maria Clotilde Bastos

BAURU/SÃO PAULO

1º de junho de 2017

INTRODUÇÃO / JUSTIFICATIVA

O objetivo deste Desafio Profissional é auxiliar a Supervisa da escola, Cristiane, a elaborar um projeto de formação continuada durante um semestre letivo, para os professores do 1º ao 3º ano, com o objetivo de auxiliá-los na alfabetização e letramento dessas crianças, em vista de diversos problemas encontrados por eles dentro de sala de aula.

Após perceber que os professores estavam encontrando dificuldades em sala de aula, a supervisora iniciou um processo de observação, investigação e entrevistas tanto nas aulas, quanto com os professores e alunos para identificar os problemas e poder iniciar o processo de elaboração de uma solução.

Percebeu que as professoras encontravam problemas com relação à atenção das crianças, considerando-as dispersas e interessadas apenas em seus equipamentos eletrônicos, e também percebeu que algumas estavam utilizando metodologias muito carregadas de atividades e sem períodos de brincadeiras ou atividades lúdicas, e também que não estavam considerando ou utilizando as tecnologias modernas em seu planejamento.

Ao entrevistar alunos e inquiri-los sobre o que mais gostavam e não gostavam, mais uma vez notou a necessidade da formação mais intensiva de seus professores e do planejamento das aulas e atividades de forma que interessassem mais aos alunos e os motivassem a aprender, pois estes estavam perdendo o interesse ou não absorvendo a informação passada.

Considerando cada um dos fatores acima descritos, a supervisora então decidiu montar um projeto pautado nas seguintes questões: a alfabetização, possibilidades de aprendizagem, direito de brincar e uso das tecnologias na alfabetização.

REVISÃO DE LITERATURA

“Por trás da mão que pega o lápis, dos olhos que olham, dos ouvidos que escutam, há uma criança que pensa.” Emília Ferrero

A alfabetização iniciou como um processo simples de identificação de letras e a cópia e repetição destas, decodificando os sinais gráficos em sons e transformando os sons em letras. Com o passar do tempo e o estudo mais aprofundado de como os seres humanos se desenvolvem e aprendem esta definição foi mudando e percebeu-se que o aprendizado da alfabetização e letramento é um processo ativo e contínuo, e que deve-se levar em consideração diversos fatores para que esse aprendizado ocorra de maneira efetiva e duradoura. A forma como aborda-se a alfabetização nos dias de hoje não se limita apenas a fazer com que os alunos imitem e copiem o professor, mas mostra-se sim, efetiva, a aprendizagem em que o aluno é um indivíduo ativo dentro do contexto da aula, em que se leva em consideração: sua vivência, seu universo particular, sua família e condição social, seu estágio de desenvolvimento social, como esta criança se porta com relação aos outros, se há alguma dificuldade de aprendizado apresentada por ele, em suma o aluno deve ser considerado em sua totalidade para que o objetivo de cada aula possa ser atingido com eficácia.

Além do aluno como indivíduo, devemos também considerar que na idade de 6 a 8 anos, a criança deve ter o tempo de brincar respeitado, e atividades lúdicas e brincadeiras devem fazer parte do currículo escolar, ajudando assim na formação destes indivíduos como seres sociais ativos e proativos. Uma criança que brinca desenvolve mais as habilidades sociais e de comunicação, interage com o meio e aprende a superar problemas como perder um jogo ou não ser escolhido, da mesma forma que aprende e descobre talentos como liderança e negociação.

Nos dias de hoje, as tecnologias da informação estão cada vez mais presentes no nosso dia-a-dia, estando também dentro das salas de aula. Cabe ao professor formar-se, informar-se e planejar suas aulas de maneira que se utilize destas ferramentas de maneira que os alunos se interessem, interajam e aprendam com isso, e que a tecnologia não exista em sala de aula apenas para substituir a lousa, mas sim para auxiliar o professor em sua tarefa de ensinar. Novas ferramentas tecnológicas tem potencial para promover a equidade e qualidade na educação, além de aproximar a escola do universo do aluno.

OBJETIVOS

Gerais

Os professores desta escola que lecionam do 1º ao 3º ano do ensino fundamental precisam de uma reciclagem de metodologia, revisão de seus planejamentos de aula, ensinamentos básicos de uso das tecnologias da informação na educação, revisão de suas técnicas de brincadeiras e atividades lúdicas bem como a supervisão e orientação das mesmas e revisão/reciclagem dos diferentes tipos de alunos e como estes aprendem.

Específicos

Os professores devem receber material formulado especificamente para eles separados em módulos de acordo com o que deve ser abordado durante o semestre.

Começando por metodologia de alfabetização, o material e as aulas devem focar em diferentes tipos de metodologias e exemplos de atividades para serem feitas em sala de aula, como por exemplo os métodos: sintético, analítico, construtivista, misto, de projetos, etc. Deve-se tentar englobar todas as metodologias existentes desde as mais antigas até as mais modernas e inovadoras.

Seguindo com possibilidades de aprendizagem, o foco deve ser nas fases do desenvolvimento da criança, no desenvolvimento psicomotor, cognitivo e motriz, assim como nas possíveis dificuldades de aprendizagem das crianças. A inclusão de alunos com algum tipo de deficiência também deve ser incluída e as possibilidades e recursos da escola considerados.

“[...]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)   pdf (68.3 Kb)   docx (20.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com