TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO LICENCIATURA EM EDUCAÇAO FISICA

Por:   •  11/5/2015  •  Monografia  •  690 Palavras (3 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS[pic 1][pic 2][pic 3]

ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA E FISIOTERAPIA

CURSO LICENCIATURA EM EDUCAÇAO FISICA

Acadêmicos: Felipe Ximenes, Guilherme, Hannah Silva.

O aikido e uma arte marcial japonesa que utiliza técnica e movimentos de harmônica onde estes movimentos não são agressivos. Sendo assim a arte marcial era usada como técnicas de para uso de guerra. Com isso ele foi criado no pós-guerra, trazendo um conceito novo em arte marcial onde ao invés da violência e guerra, o fundador falou de Amor e conhecer a si próprio como a grande vitória. O aikido foi fundado pelo Mestre Morihei Ueshiba ele nasceu em 14 de Dezembro de 1883 na província de Tanabe no Japão. Morihei Ueshiba mudou-se para a cidade de Ayabe e nos fundos de sua casa montou um pequeno Dojo, com dezoito tatames, abrindo assim a Escola Ueshiba, onde ensinava artes marciais para os membros da seita Omoto-kyo. Logo começou a circular a notícia de que havia um excepcional mestre de artes marciais residindo em Ayabe. O número de alunos começou a crescer e a fama de Morihei Ueshiba a se espalhar. Em 1927, o fundador do Aikidô mudou-se para a cidade de Tóquio e montou um novo Dojo, estabelecendo-se como mestre de artes marciais.

Os japoneses são orientados pelos códigos da cultura. A compreensão da maneira com que esses códigos são interpretados e perpassam todos os comportamentos varia de acordo com a cultura. Dentro desses códigos podemos observar a 'honra' e a 'lealdade'.            
 'Honra' e 'lealdade' são palavras que nos remetem aos samurais, classe militar que exerceu papel essencial na história japonesa. Dentro da cultura nipponica podemos ver essas qualidades dentro das famílias. Há quatro regras que sempre definiram um samurai:
1. Um guerreiro bem treinado e extremamente habilidoso;

2. Serve seu Daimyô, ou senhor, com absoluta lealdade, até a morte. Esse é o próprio significado da palavra samurai: "aquele que serve"; 

3. Um membro de uma classe de elite, considerado superior a cidadãos comuns e soldados ordinários de infantaria; 

4. A vida do samurai é regida pelo Bushidô, um rígido código de guerreiro que coloca a honra acima de tudo.

 Pela tradição do povo japonês, não se aprende pelo que é verbalizado, mas sim pela imitação do outro, tornando difícil portanto explicar o que não se sabe ao certo o que é, sente-se, percebe-se, mas não se consegue traduzir por meio de palavras. O conhecimento do povo é passado de geração em geração, seus costumes, suas crenças, através das atitudes dos 'mais vividos'.

O aikido foi criado logo após o período de guerra no século XIX e é como uma tradição, assim como os conhecimentos que são passados para os mais novos, o aikido acompanhar as famílias, tanto as japonesas, quanto as brasileiras. Há retratões de que desde que chegou ao Brasil, por Shihan Kawaii em 1961, essa arte já abrange 3 gerações (seguidas) da família, ela resgata a cultura samurai, junto à defesa pessoal, mas com aspectos mais sutis. Ela é feita de maneira harmoniosa, não existem competições, e não existe agressão, sempre com respeito e tentando alcançar o objetivo sempre de maneira harmônica. Percebemos que através da prática é possível mudar a maneira de viver dentro da vida moderna ( calma, sabedoria, entre outros aspectos)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (99.8 Kb)   docx (34.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com