TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Física

Por:   •  17/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.901 Palavras (8 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 8

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DESANTA CATARINA

DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE CONSTRUÇÃO CIVIL

UNIDADE CURRICULAR: OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO DE SISTEMAS DE

SANEAMENTO

PROFESSORA: ELIVETE PRIM

TURMA: 812

ETE LAGOA DA CONCEIÇÃO

CAROLINA RAMOS ROSA

Florianópolis, Abril de 2015.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

DESCRIÇÃO DA VISITA        4

CONCLUSÃO......................................................................................................7

FOTOS................................................................................................................8

REFERÊNCIAS...................................................................................................9

INTRODUÇÃO

A água é o constituinte inorgânico mais abundante na matéria viva: no homem mais de 60% de seu peso são constituídos por água. Ela é fundamental para a manutenção da vida. O aumento das concentrações urbanas decorrente do grande desenvolvimento industrial, teve como conseqüência a geração dos mais variados tipos de rejeitos sólidos, líquidos e gasosos. Muitos deles constituídos de poluentes em suas mais variadas concentrações.

Os efluentes líquidos, são responsáveis por grande parte da carga de poluentes emitidos no planeta. Logo merecem uma atenção redobrada, sendo a água um bem finito e que deve ser preservado. A poluição
da água provoca desequilíbrios ecológicos, elevação dos custos de tratamento de água, veiculação de doenças, entre outros. Para minimizar ou eliminar essas conseqüências uma técnica muita empregada é a coleta e tratamento de esgoto através de uma estação de tratamento de esgoto.

Sendo assim, os principais objetivos do tratamento de esgoto, são:  mover o material sólido, reduzir a demanda bioquímica de oxigenio                                                                                                                  
eliminar micro-organismos patogênicos e reduzir as substancias químicas indesejáveis.


             A ETE da Lagoa da Conceição é uma unidade operacional do sistema de esgotamento sanitário que através de processos físicos, químicos e biológicos removem as cargas poluentes de esgoto, para enfim, devolver a água para o ambiente de acordo com a legislação vigente.

DESCRIÇÃO DA VISITA

No dia 12 de março de 2015 foi realizada uma visita técnica com a turma 812 do curso técnico de saneamento para a estação de tratamento de esgoto da lagoa da conceição junto com o professor Reginaldo Jaques.

É considerada uma estação de pequeno a médio porte, atendendo quase 80% da população do bairro da Lagoa da Conceição para o tratamento de esgoto. A ETE da Lagoa da Conceição teve ampliação recente e agora tem capacidade para tratar o esgoto de 30 a 40 mil habitantes. Atendendo o Centrinho da Lagoa, Avenida das Rendeiras,Rua Osni Ortiga e Joaquina.

A ETE possui vazão média de 70 l/s, podendo ocorrer variações desse valor, dependendo da época do ano. Em meses de veraneio, onde o número da população na região aumenta bastante, temos aumento da vazão. A DBO (demanda bioquímica de oxigênio) da ETE na entrada varia de 290 a 300 mg/L e na saída é em torno de 30 mg/L.

A ETE da Lagoa da Conceição possui 20 elevatórias de esgoto, a maioria delas funciona por mecanismo de gravidade, outras tubulações podem funcionar por bombeamento. Essas elevatórias foram instaladas em pontos específicos da região atendida, na qual coletam o esgoto sanitário e conduzem para uma central, antes de conduzir para a estação de tratamento. Na estação cada elevatória é acionada de cada vez, para que não haja sobrecarga de vazão no canal do tratamento preliminar.

A primeira etapa da estação, é o gradeamento, que são dispositivos constituídos por barras metálicas paralelas e igualmente espaçadas, destinadas a reter sólidos grosseiros em suspensão e corpos flutuantes, são utilizadas para proteger tubulações, válvulas, registros, bombas, etc. A ETE possui duas grades mecânicas, nessa etapa existe um operador que remove esse material manualmente com um rastelo, para que a grade não fique obstruída e o esgoto vá para a próxima etapa.

A caixa de areia é o próximo tratamento, ela é uma unidade destinada a reter areia e outros detritos minerais inertes e pesados que se encontram nas águas de esgoto. É do tipo gravimétrico, onde a areia deposita-se no fundo e é removido por processo mecânico. Um caminhão do tipo sugador faz a remoção da areia, em torno de 15 em 15 dias em média. Essa areia é resíduo e é encaminhado para o aterro industrial da cidade de Brusque.

Possui uma Calha Parshall, que mede a vazão, que é em média 40 l/s.

Depois  da caixa de areia, o esgoto desce por gravidade e vai para os dois reatores anaeróbicos, que digerem a matéria orgânica com bactérias anaeróbicas. Produz gás metano, que é coletado e convertido em gás carbônico para queima no flare. Cerca de 40 a 50% da matéria orgânica é consumida em termos de DBO. Tem menor vazão do que o lodo ativado por causa da descida do esgoto por gravidade. Não é preciso bombear, portanto, há economia de energia elétrica, e caso tenha falta de energia na rede elétrica, o reator continua operando. Remove grande parte dos sólidos, e separa em parte líquida, sólida e gasosa.

A empresa responsável pelo aterro é a Ambiental de Itajaí que também opera em diversas outras cidades de Santa Catarina e trabalha com diversas áreas ambientais como tratamento de agua para consumo, tratamento de esgoto, limpeza pública, coleta de resíduos recicláveis e a educação ambiental dentro de instituições de ensino e educação. A empresa possui mais de 180 funcionários desempenhando todos os tipos de funções nos processos citados acima. Só o aterro sanitário possui 25 funcionários desempenhando funções desde laboratoriais até as funções diretamente ligadas ao lixo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (460.5 Kb)   docx (353.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com