TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Escola E A Escola Cidade: Políticas Públicas Educacionais

Por:   •  8/12/2022  •  Trabalho acadêmico  •  550 Palavras (3 Páginas)  •  66 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Instituto Federal Goiás Campus Anápolis

A Escola E A Escola Cidade: Políticas Públicas Educacionais

Políticas Educacionais

Anápolis GO

2022

A Escola E A Escola Cidade: Políticas Públicas Educacionais

Políticas Educacionais

Trabalho apresentado no Curso Licenciatura em Química de graduação do Instituto Federal Goiás Campus Anápolis. Orientador: Ludmila Silva Acadêmica: Everlyn Katiusy Carmo Silva Corrêa.

Anápolis GO

2022

Resumo

A escola e a escola Cidade: Políticas Públicas Educacionais

O termo “política” tem sua origem ligada à definição que lhe foi atribuída na Grécia Antiga (século IV a.C.), cujo adjetivo polis (polikós) diz respeito a tudo aquilo que se refere à cidade, indicando atividades que se relacionam com a polis, ou seja, com o Estado. Dessa forma, a palavra “policy” pode ser entendida como uma ação do governo que busca “[...] a segurança extrema e a solidariedade interna de um território específico, garantindo a ordem e providenciando ações que visam atender às necessidades da sociedade” (DIAS; MATOS, 2012, p. 2). As referidas ações podem ocorrer no campo da saúde e da habitação, mas, quando acontecem na área da educação, chamam-se políticas públicas educacionais.

Quando se fala “de” ou “em” política, está-se falando de relações humanas, pois o homem é um ser social que utiliza a política em seu dia a dia para concretizar ações que estão alicerçadas no diálogo, na argumentação, na crítica e na discussão sobre a defesa de seus interesses. Portanto, dependendo da relação que se constitui entre educação e política, as relações humanas podem se formar com aspectos democráticos ou não, de maneira justa ou não.

Assim, os estudos aqui apresentados têm como objetivo construir modelos explicativos para as diferentes fases ou etapas das políticas públicas, isto é, para o processo de decisão inerente à formação e ao desenvolvimento de políticas, com ênfase especial nas fases de formulação e implementação, procurando apreender a dinâmica que articula as várias fases do ciclo de vida de uma política. Esses modelos pretendem, por sua vez, identificar as diferentes variáveis que influenciam as várias etapas do percurso das políticas, assinalando as condições necessárias para que os princípios, os objetivos e as metas de uma ação pública se tomem realidade.

Na verdade, trata-se de um esforço para explicar a difícil interação de intenções, construídas na fase de formulação de políticas, e ações, presentes na fase de implementação, isto é, o processo contínuo de reflexão para dentro e ação para fora, tão comum na rotina pública. De outra parte, tais modelos ensejam a discussão sobre a difícil e complexa relação entre o meio social, político e econômico e o governo (ou melhor, a ação governamental), em todas as fases das políticas públicas em síntese, sobre a relação que se estabelece entre atores governamentais e entre atores governamentais e não governamentais no processo de "fazer" política.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (73.5 Kb)   docx (26.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com