TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONFECÇÃO DE UM JOGO COMO ATIVIDADE LÚDICA PARA O ENSINO DE GENÉTICA EM ESCOLA NA CIDADE DE MACAPÁ - AP

Por:   •  6/5/2020  •  Projeto de pesquisa  •  1.869 Palavras (8 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL

DAVID SALES SOUSA VALENTIM

A CONFECÇÃO DE UM JOGO COMO ATIVIDADE LÚDICA PARA O ENSINO DE GENÉTICA EM ESCOLA NA CIDADE DE MACAPÁ - AP

Projeto de Iniciação Científica

ÁREA TEMÁTICA: A formação de professores e a produção de conhecimento

   

MACAPÁ - AP

2019


UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL

DAVID SALES SOUSA VALENTIM

A CONFECÇÃO DE UM JOGO COMO ATIVIDADE LÚDICA PARA O ENSINO DE GENÉTICA EM ESCOLA NA CIDADE DE MACAPÁ - AP

Projeto de iniciação científica apresentado ao Programa Interdisciplinar de Práticas Científicas, Tecnológicas e Profissionais - Projeto de Práticas Científicas.

MACAPÁ - AP

2019

Resumo

Sabemos que são vários os fatores que estão relacionados no processo de aprendizagem da Genética e ainda hoje muitos professores continuam usando o ensino tradicional da Genética, utilizando em sua grande maioria a mesma maneira de ensinar os conteúdos, com aulas expositivas, usando o quadro e pincel, Assim, alunos muitas vezes tem dificuldade e não conseguem entender o que lhe está sendo ensinado, pois para eles, a aula se torna monótona, com termos complicados e de difícil aprendizagem, abreviando-se quase sempre em cópia do quadro para seu caderno, sem que haja um entendimento dos conteúdos. Sendo assim, o ensino de Genética se torna rejeitado por parte dos alunos, passando a ser um fracasso na obtenção do aprendizado. O ensino aplicado tradicionalmente não desperta na maioria dos alunos, a curiosidade e a vontade de aprender Genética. Faz com que a disciplina acabe sendo  cumulativa, repetitiva, e assim o “terror” do meio escolar no ensino médio. Por isso que é necessário o educador analisar sua didática, procurar alternativas pedagógicas diferenciadas, para que esta se torne atrativa e divertida, trazendo entusiasmo de se estudá-la.

Palavras-chave: ludico, genética, educação.


SUMÁRIO

  1. Introdução        5

2.    Justificativa        6

3.    Objetivos        6

4.    Metodologia e Procedimentos        6

5.   Cronograma        8

  1. Bibliografia        9
  2. Anexos        10

  1. Introdução

Sabemos que são vários os fatores que estão relacionados no processo de aprendizagem da Genética, o que torna evidente a complexidade do processo do ensino. Entre estes fatores, um dos mais importantes é a forma de como os professores disponibilizam os conteúdos (CARMO e MELO 2009).

Segundo Nicola e Paniz (2016), ainda hoje muitos professores continuam usando o ensino tradicional da Genética, utilizando em sua grande maioria a mesma maneira de ensinar os conteúdos, com aulas expositivas, usando o quadro e pincel, Assim, alunos muitas vezes tem dificuldade e não conseguem entender o que lhe está sendo ensinado, pois para eles, a aula se torna monótona, com termos complicados e de difícil aprendizagem, abreviando-se quase sempre em cópia do quadro para seu caderno, sem que haja um entendimento dos conteúdos. Sendo assim, o ensino de Genética se torna rejeitado por parte dos alunos, passando a ser um fracasso na obtenção do aprendizado. Os profissionais da Educação relatam estas dificuldades, principalmente nos cursos de capacitação e formação continuada, surgindo como uma das maiores preocupações no ensino de Biologia (ARAÚJO e GUSMÃO 2017). É normal a se usar aulas expositivas, as quais, quando utilizados como único meio, correspondem à ideia de uma aula cansativa e desinteressante. Como nas outras disciplinas, a aula expositiva deve ser usada como momento do diálogo, do exercício da criatividade e do trabalho coletivo na elaboração do conhecimento. A partir dessa técnica, podemos, por exemplo, fornecer informações preparatórias para um debate ou um jogo (PCN, 1998, Brasil. p. 53). Com isso se faz necessário, preparar professores com uma base sólida de conhecimento e de criatividade para encontrar soluções e assumir de fato um compromisso com o desenvolvimento educacional amplo, realizando mudanças que levem à melhoria da qualidade de vida de nossa população (PERRENOUD, 2001). No entanto, apenas observar que há necessidade de mudanças não é o suficiente; é imprescindível buscar formas realistas passíveis de execução para o aperfeiçoamento do ensino nas escolas brasileiras.

2.    Justificativa

        O ensino aplicado tradicionalmente não desperta na maioria dos alunos, a curiosidade e a vontade de aprender Genética. Faz com que a disciplina acabe sendo  cumulativa, repetitiva, e assim o “terror” do meio escolar no ensino médio. Por isso que é necessário o educador analisar sua didática, procurar alternativas pedagógicas diferenciadas, para que esta se torne atrativa e divertida, trazendo entusiasmo de se estudá-la. O Professor tem o papel de organizar, facilitar o processo de aprendizagem e, calmamente de interagir com o aluno na produção e crítica de novos conhecimentos (D’AMBRÓSIO, 1996, p. 80). Alunos e professores devem crescer, intelectualmente e socialmente, no processo de ensino-aprendizagem. O jogo lúdico é um objeto sociocultural que está inserido em qualquer disciplina, e supõe um “fazer sem obrigações internas e impostas”. Nele constrói o autoconhecimento – até onde se pode chegar, e o conhecimento dos outros – o que se pode esperar (BRASIL, 1997, P. 31). Com isso, esta pesquisa pretende contribuir para a prática pedagógica dos professores da disciplina de Biologia, afim de que os conhecimentos adquiridos e construídos venham de encontro com as necessidades da prática docente, tornando-se desta forma um caminho a conhecer nas salas de aula, contemplando não somente o processo de ensinar, mas também o de aprender, de maneira divertida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (709.2 Kb)   docx (972.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com