TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HIDROLISE DE SACAROSE EM MEIO ACIDO

Por:   •  29/11/2017  •  Relatório de pesquisa  •  2.403 Palavras (10 Páginas)  •  1.964 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ[pic 1]

SETOR DE CIÊNCIAS EXATAS

DEPARTAMENTO DE QUÍMICA

CURSO DE QUÍMICA 

CQ-139 INTRODUÇÃO A QUIMICA GERAL EXPERIMENTAL

HIDROLISE DE SACAROSE EM MEIO ÁCIDO

Bancada: c

Equipe:

        Jean Gustavo Ruthes de Andrade

        Silvio Manosso Neto

Professores Responsáveis:

        Prof. Dr. Aldo José Gorgatti Zarbin

        Prof. Dr. Herbert Winnischofer

        

CURITIBA

1º SEMESTRE

2015

Índice

1.        RESUMO        3

2.        OBJETIVO        3

3.        INTRODUÇÃO        3

4.        METODOLOGIA        3

4.1 Materiais e reagentes        3

4.1 Métodos        4

5.        RESULTADOS E DISCUSSÃO        5

6.        CONCLUSÃO        6

7.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        6



  1.     Resumo

Neste experimento, um dos processos de Hidrólise de Sacarose em meio ácido foi utilizado para separar o Açúcar comercial em duas substâncias: glicose e frutose. Para que isso fosse possível, o experimento foi dividido em duas etapas, sendo a primeira, empregando o uso de Propanona e Ácido Sulfúrico para agitar a solução por volta de 120 min, e a segunda parte, que consistia em filtrar resíduos, rotaevaporar e preparar a solução com Diclorometano e mais Ácido Sulfúrico para então agitar magnéticamente por mais 120 min e obter os subprodutos. As quantidades obtidas de glicose e frutose variaram um pouco do previsto, umas vez que o açúcar poderia estar hidrolisado ou contaminado. Entretanto, o experimento pode ser realizado com sucessso.

  1. Objetivo

Realizar o mecanismo de hidrólise de dissacarídeos (neste caso a sacarose) em meio ácido utilizando vários reagentes, para separar a glicose e frutose, que são de difícil separação. Com esse processo de hidrólise, foi possível obter um xarope, que foi manipulado para que a separação da glicose e frutose pudesse ser feita.

  1. Introdução

O método que foi utilizado foi escolhido por uma introdução aos experimentos em Química Orgânica. A justificativa é que ele é um procedimento simples, com materiais de fácil acesso e possível de ser realizado em dois períodos de 4 horas. O intuíto é mostrar coo é possível um composto poder ser separado em subprodutos que podem ter utilizades par aa indústria ou para alimentação memso.

Originado da cana-de-açúcar, o açúcar que utilizamos desde a antiguidade até hoje é um composto díssacarídeo. Nele, estão presentes a glicose e a frutose. A glicose é uma das principais fontes de energia para organismos vivos. Por exemplo, na fotossíntese é o principal “combustível” para produzir a ATP necessária para a planta se desenvolver, e permitir toda a base de uma cadeia alimentar. A frutose é conhecida como o “açúcar das frutas”, por ser basicamente a forma de carboidratos presente nelas.

Em meio ácido, a sacarose foi hidrolisada em D-glicose e D-frutose, numa reação que é conhecida como inversão da sacarose, ou “açúcar invertido”. Este termo “açúcar invertido” é denominado quando ele quebra e separa essa união de glicose e frutose. A intençãode usar esse método é: sendo a frutose mais doce que a sacarose, consequentemente possiblita a atuação de enzimas ou acidulação no sistema. Vale lembrar que a concetração desses sacarídeos podem ser manipulados para melhorias.

Este açúcar comercial é utilizado na fabricação de balas, sorvetes e vários outros doces. Processos como o deste experimento podem melhorar a consistência, sabor e até a durabilidade dos produtos.

O projeto demonstra como é feita esse procedimento em escala experimental.

  1. 1 Materiais e Metodologia

4.1 Métodos

Em um erlenmeyer de 500 ml, pese 15, 010g de açúcar comercial comum em seguida adicione 200 ml de acetona (CH3)2CO. Apanhe um béquer de 2000 ml complete seu fundo com uma pequena camada de gelo em seguida coloque o erlenmeyer dentro do béquer para que seja resfriada externamente até atingir cerca de 5° C ao mesmo tampo agite a solução pode se utilizar um agitador magnético.

A seguir com auxilio de uma pipeta adicione lentamente 8 ml de ácido sulfúrico concentrado H2SO4 esse procedimento deve ser feito na capela.

A mistura deve ser agitada com um agitador magnético por mais 2 h e 30 mim à temperatura ambiente. Pode-se usar um cronometro para marcar o tempo se necessário.

Após esse período resfrie a solução novamente utilizando o béquer de 2000 ml e gelo até atingir uma temperatura entre 0 – 10° C. Em seguida neutralize o meio reacional com uma solução de hidróxido de sódio NaOH 50% p/v

Para o preparo da solução pese aproximadamente 25g de NaOH em um béquer de plástico e adicione lentamente 50 ml de água. Esse procedimento deve ser feito na capela e com muito cuidado e atenção

O pH neutro dever ser controlado para isso adicione uma solução saturada de carbonato de sódio Na2CO3 para verificar se esta neutro utilize uma fita de indicador de pH.

Interrompa o experimento ao termino dessa etapa e reserve a solução em um refrigerador ate a próxima aula

Filtre a solução utilizando um suporte universal, uma argola, um funil simples e um papel filtro. Remova os sólidos e se necessário filtre varias vezes.

A solução filtrada e transferida para um balão de fundo redondo de 500 ml é levada a um evaporador de rotação a vácuo para ser evaporada sob pressão reduzida, obtendo-se um xarope amarelo claro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (168.5 Kb)   docx (26.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com