TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA APRESENTAÇÃO DAS VIDRARIAS E RISCOS NO LABORATÓRIO PARA TURMAS DE 9O ANO DE UMA ESCOLA DO ENSINO FUNDAMENTAL EM TAMBORIL - CE

Por:   •  9/7/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.326 Palavras (6 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 6

A IMPORTÂNCIA DA APRESENTAÇÃO DAS VIDRARIAS E RISCOS NO LABORATÓRIO PARA TURMAS DE 9O ANO DE UMA ESCOLA DO ENSINO FUNDAMENTAL EM TAMBORIL - CE

 

Ana Cristiane da Silva Gomes¹,

Karynne Araújo de Souza Jorge²

 

RESUMO: O conhecimento sobre as vidrarias e seus riscos é de extrema importância nas aulas de Química. Assim, com o intuito de investigar o referido tema, realizou-se uma aula prática em uma dada escola do município de Tamboril – CE, durante a disciplina de Estágio Supervisionado do curso de Licenciatura em Química da Faculdade de Educação de Crateús (FAEC). Como instrumento de coleta de dados, aplicaram-se questionários para os 22 educandos participantes, indagando a frequência de utilização do laboratório, seus conhecimentos acerca da utilização e riscos das vidrarias, a contribuição dessa atividade para a compreensão do assunto abordado, bem como a avaliação de sua importância. A partir dos dados obtidos, observaram-se resultados satisfatórios em relação ao tema abordado. Palavras-chave: Vidrarias; Laboratório; Riscos.

 

  1. INTRODUÇÃO 

A utilização de aulas laboratoriais no Ensino de Química é uma prática imprescindível para alguns professores que buscam relacionar a teoria com a prática, para isso, utilizam-se de vidrarias e reagentes para apresentar conceitos vistos no livro didático. Em contrapartida, é pouco abordado o manuseio correto e os riscos das vidrarias durante as aulas experimentais, deste modo, os discentes ficam expostos a supostos riscos, como contaminações, queimaduras, intoxicações, dentre outros. Cardella (1999) aponta que os acidentes laboratoriais com substâncias químicas são os mais comuns e bastante perigosos. Segundo o autor, é no momento do transporte e preparação de soluções que devem ser tomadas medidas de precaução e os devidos cuidados para evitar acidentes químicos. Ainda sobre o transporte de vidrarias e outros materiais, Fonseca (2009) destaca que devem ser realizados com segurança e em condições adequadas, evitando-se derramamentos que podem gerar situações de emergência e graves consequências. Com relação ao manuseio e armazenamento de produtos químicos, o pesquisador ressalta que estes requerem um conhecimento sobre suas propriedades.

Carneiro e Fiori (2014) expõem que o assunto sobre normas de segurança nas atividades experimentais em laboratórios de Ciências requer maior atenção e que o principal fator ocasional de acidentes nesse âmbito deve-se a erros decorrentes da falta de conhecimento do uso correto dos equipamentos e vidrarias. Mediante os fatos elencados, torna-se condição indispensável que seja trabalhado o tema nas instituições de ensino, principalmente no contato inicial dos educandos com o Laboratório de Ciências, visando tornar os mesmos sujeitos ativos durante as práticas e prudentes com relação ao uso dos materiais laboratoriais. Tendo o exposto em vista, licenciandos de Química da Faculdade de Educação de Crateús (FAEC) objetivaram desenvolver uma aula prática com alunos de 9° ano de uma dada escola do município de Tamboril-CE, como parte das atividades de regência da disciplina de Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental, com o intuito de promover conhecimento sobre as vidrarias e riscos que podem ser evitados no laboratório, bem como avaliar a importância dessa atividade para os alunos participantes das aulas experimentais.

 

  1. METODOLOGIA 

Inicialmente foram selecionados os discentes para participarem da atividade, cujo critério de seleção se deu de forma avaliativa de acordo com o comportamento e participação dos mesmos durante as aulas de Ciências. Deste modo, selecionou-se uma amostra de alunos das turmas de 9° ano "A", "B", "C" e "D" da escola em que ocorreu a pesquisa, totalizando 22 discentes, sendo seis (06) do "A", quatro (04) do "B", sete (07) do "C" e cinco (05) do "D". Após a escolha, foi ministrada uma aula experimental, em que foram apresentadas as vidrarias e os riscos que podem ocorrer em um laboratório caso não sejam feitos manuseios corretos e tomando as devidas precauções. Ao final da prática, foi aplicado um questionário contendo um total de cinco (05) questões. As questões 1, 2, 4 e 5 objetivaram-se analisar de maneira geral a frequência em que os discentes realizavam aulas no Laboratório de Ciências no período escolar, o conhecimento prévio em relação à utilização das vidrarias, a importância das aulas de laboratório no Ensino de Química na visão dos estudantes e como eles avaliavam a importância dos conhecimentos adquiridos durante a realização da atividade para o futuro, respectivamente. A questão três (03) foi uma avaliação numérica em uma escala de 1 (um) a 5 (cinco) (sendo 1 a nota mínima e 5 a nota máxima), contendo itens ("a" e "b"), sendo que em cada um, os discentes julgariam qual o grau que melhor se adaptava a sua satisfação com relação à ação desenvolvida, em que o item "a" era sobre o quanto o ajudou a aprender a utilização das vidrarias e seus respectivos nomes, enquanto o item "b" era relacionado com os riscos.

 

  1. RESULTADOS E DISCUSSÃO

Averiguando-se os dados obtidos por meio da aplicação dos questionários, observouse que com relação ao questionamento feito sobre quantas vezes os discentes frequentaram o laboratório no período escolar, 43% dos analisados responderam que frequentaram o laboratório mais de cinco vezes, 10% de duas a três vezes, enquanto 47% responderam apenas uma ou nenhuma vez. Pôde-se observar que as aulas de laboratório não ocorrem com frequência na instituição de ensino. Após serem questionados se já possuíam conhecimentos dos nomes, utilizações e riscos das vidrarias em laboratório, 52% dos alunos afirmaram que conheciam as vidrarias e os riscos que estão expostos em laboratório, mesmo que fosse de forma parcial. Contudo, 48% dos alunos não detinham nenhum conhecimento sobre os conteúdos relacionados às vidrarias e aos riscos em laboratório, o que poderia futuramente implicar em problemas para estes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (84.5 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com