TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIFICULDADES NA AQUISIÇÃO DA LEITURA EM TURMAS DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  15/6/2018  •  Artigo  •  4.891 Palavras (20 Páginas)  •  503 Visualizações

Página 1 de 20

DIFICULDADES NA AQUISIÇÃO DA LEITURA EM TURMAS DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

[1]Francisca das Chagas Pires Sampaio Vale

franciscapires79@hotmail.com

RESUMO

Os processos que conduzem ao ensino aprendizagem evoluíram, e muitas foram às conquistas obtidas nesse aspecto, mas ainda são muitos os problemas que pavimentam essa nova atmosfera educacional, e nesse contexto as dificuldades dos educandos na aquisição da leitura e escrita constitui-se como grandes desafios a serem superados. O presente artigo tem como objetivo geral investigar quais são as principais dificuldades na aquisição da leitura e escrita em alunos do 3ºano do ensino fundamental de uma escola no município de Joaquim Pires. A escolha pelo tema deste trabalho surgiu a partir da vivência dos profissionais da rede pública, que convivem ao mesmo tempo com as dificuldades de aprendizagem dos alunos e com questionamentos próprios sobre como melhorar a própria prática e combater o fracasso escolar. O campo investigado foi uma escola do município de Joaquim Pires, e os interlocutores que participaram da pesquisa foram alguns professores que atuam no ensino fundamental nas turmas de 3º ano. Para a realização deste trabalho recorremos a alguns teóricos que desenvolvem estudos sobre o tema, como: Rosa (2011), Oliveira (1992), Silva (1987), dentre outros. As análises indicam que são muitas as dificuldades enfrentadas pelos professores em sala de aula, e como isso afeta o processo de ensino aprendizagem dos alunos. Por fim, o artigo destaca também a busca do professor por ferramentas pedagógicas que os auxilie nesse processo.

Palavras - chave: Dificuldades. Aquisição. Realidade. Leitura. Escrita.

INTRODUÇÃO

Ao nascer o indivíduo entra em contato como uma gama de sensações e reações que com a passar do tempo essas se transformam em conhecimentos, os quais vão tornando-se cada vez mais necessários à vida do ser humano. O mundo apresenta-se com certo fascínio, as cores, formas, sons, tudo isso vai sendo incorporado harmoniosamente aos nossos sentidos, mais tarde surge à necessidade de ampliarmos a visão e o conhecimento de mundo que é inerente à vida em sociedade.

É na escola que o conhecimento é produzido de maneira orientado e, a partir de então as necessidades aumentam e novos preceitos e perspectivas são acrescentado ao ser em desenvolvimento, daí a importância de alguns processos no despertar para o ensino e aprendizagem. E nesse contexto o desenvolvimento de habilidades como a de ler e escrever se constituem peças fundamentais na inserção do processo de uma aprendizagem significativa.

Durante o processo de aquisição de habilidades de leitura, algumas dificuldades têm sido reconhecidas como fatores principais que interferem no aprendizado e na autoestima do aluno. Isso gera um grande conflito, pois a escola como um todo não contempla o espaço da leitura para o aluno. Despertar o prazer da leitura e da escrita nos alunos não é tarefa fácil para os professores, é preciso desenvolver estratégias que facilitem esse processo, para que a criança se torne um adulto letrado e preparado para agir de forma crítica e significativa na sociedade.

Nesse sentido, acredita-se que a escola é o lugar onde se aprende a ler e escrever, por isso na fase em que o aluno se encontra nas séries iniciais do ensino fundamental deve-se dar uma atenção especial ao ensino da leitura e da escrita, por tanto, é necessário que o processo de aquisição da leitura seja tratado de forma responsável e não como se fosse apenas mais uma determinação imposta pelo Regimento Escolar e pela legislação de ensino, mas como um fator essencial na construção do conhecimento do aluno.

Para que haja uma análise de estudo dos recursos utilizados, é necessária uma reflexão não só dos professores, mas também da própria instituição. Porque muitas vezes, a escola esquece de dar atenção à variação linguística apresentada pelos alunos, e em situações mais delicadas, demonstra preconceito em relação as falas que fogem ao padrão culto da língua, o que gera exclusões, podendo levar o aluno a um processo de silenciamento ou até de evasão.

O presente trabalho ora intitulado, “Dificuldades na aquisição da leitura em turmas do 3º ano do ensino fundamental” decorre da vivência do profissional da rede pública, que convive ao mesmo tempo com as dificuldades de aprendizagem dos alunos e com questionamentos sobre como melhorar a própria prática e combater o fracasso escolar. Assim, a opção por essa temática levou-se em consideração que este estudo possui uma visão fundamentada da realidade que envolve a relação do ensinante e aprendente com as dificuldades que permeiam o processo da aquisição da leitura mais precisamente junto aos alunos do 3ºano, etapa onde já se espera que o aluno já possua mais propriedade quanto à capacidade.

A leitura e escrita são práticas complementares fortemente relacionadas que se modificam mutuamente no processo de letramento. A escrita transforma a fala (a construção da “fala letrada”) e a fala influencia a escrita (o aparecimento de “traços de oralidade” nos textos escritos). São práticas que remetem ao aluno constituir seu conhecimento sobre os diferentes gêneros, sobre os procedimentos mais adequados para lê-los e escrevê-los e sobre as circunstâncias de uso da escrita.  Foi refletindo sobre estes aspectos que nasceu o tema da proposta de investigação, acredita-se que será de grande relevância a realização desta pesquisa no sentido de poder socializar os conhecimentos com o corpo docente e discente da escola de atuação da pesquisadora.

Nessa perspectiva temos como objetivo geral da pesquisa investigar quais são as principais dificuldades na aquisição da leitura em alunos do 3ºano do Ensino Fundamental de uma escola do município de Joaquim Pires, Piauí. E como objetivos específicos; identificar os principais entraves segundo os professores com relação às dificuldades dos alunos com relação à leitura; verificar os métodos utilizados em sala de aula na promoção de práticas de leitura e escrita; observar a estrutura física e pedagógica da escola e se essa promove o desenvolvimento de práticas de leitura e escrita; descrever o processo de aquisição da leitura e da escrita.

Para execução deste estudo buscou-se por fontes que subsidiaram alguns pontos de vista presentes aqui. Este possui referências em estudos de renomados teóricos que muito contribuíram para a desmistificação dos processos de aquisição das práticas de leitura e escrita, os aportes teóricos de Brandão e Rosa (2011), que tratam da leitura e escrita na educação infantil.

Para a realização deste estudo, utilizou-se a metodologia da pesquisa de campo do tipo descritiva com abordagem qualitativa, onde desenvolveu-se alguns questionários com os profissionais, para que eles pudessem relatar suas maiores dificuldades acerca da temática trabalhada, optou-se por esse modelo de pesquisa, por se tratar de uma metodologia que deixa mais próximo os agentes da pesquisa (pesquisador e objeto da pesquisa) contribuindo assim, para uma reflexão e resultados mais precisos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.3 Kb)   pdf (214.6 Kb)   docx (26.3 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com