TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Química Analítica

Por:   •  13/5/2020  •  Resenha  •  413 Palavras (2 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 2

Química Analítica Avançada                                                            Atividade 1

Nome: Jéssica Fonseca

A Química, de uma maneira geral, estuda compreender a composição e reação da matéria. Esteve presente em vários acontecimentos que marcaram a história, tais como: descobrimento do explosivo nitroglicerina (dinamite), síntese do antibiótico penicilina, descobrimento da radioatividade por Marie e Pierre Curie, etc. Estes fatos históricos, os quais estudei durante a escola, juntamente com a minha curiosidade de como a matéria se comporta, marcaram a minha admiração pela Química.

Conforme evoluímos como sociedade e enfrentamos problemas, o uso da Química modifica-se, porém esta, como ciência, mantém sua essência. Como exemplo disso, podemos citar o uso da combustão do carvão para geração de energia, levando à massiva industrialização mundial. Com a industrialização, irromperam problemas como poluição e esgotamento de recursos naturais, havendo o surgimento da Química Ambiental. Com o surgimento da 4ª Revolução Industrial, a qual está relacionada com a total automatização dos processos e substituição da mente humana pela inteligência artificial, houve mudanças na Química. Verifica-se que processos químicos na indústria foram robotizados e, com isso, o rendimento industrial foi otimizado. Atualmente, nos laboratórios, trabalha-se com equipamentos de análise altamente tecnológicos. Obviamente que para se trabalhar com estes equipamentos, é necessário ter um embasamento na ciência Química, para que se possa interpretar os dados adquiridos das análises. Necessita-se de profissionais altamente qualificados para operar e interpretar os dados adquiridos dos equipamentos – é principalmente neste aspecto que se reflete a Química Analítica.

A Química Analítica, atrelada às demais áreas (inorgânica, orgânica, físico-química, etc) está voltada ao estudo da medida química, incluindo análise e desenvolvimento de novas técnicas e métodos. Eu, como química inorgânica sintética, utilizo a Química Analítica diariamente no laboratório. Ao sintetizar uma nova estrutura, necessito comprovar sua composição. Para isso, utilizo métodos de análise tecnológicos de rápida resposta, fruto da implementação da 4ª Revolução Industrial, tais como: espectrometria na região do infravermelho, difração de raios X em monocristal, espectroscopia UV/visível, ressonância magnética nuclear, etc.

Atualmente, participando da 4ª Revolução Industrial, vejo que a Química possui grande crédito e só vem a acrescentar para esta revolução, fazendo com que eu esteja mais certa pela escolha da minha profissão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (41 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com