TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Iniciacao a docencia

Por:   •  10/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  434 Palavras (2 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 2

Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Bolsista: Caio Ramiro Rodrigues Zanon

Relatório do caderno de campo PIBID – Química

Primeiro bimestre

Escola: IEG

Data: 23 de fevereiro de 2015, 2 de março de 2015.

Tema: Concentração comum

O objetivo dessas aulas foi mostrar para os alunos a importância de concentração em mol, por litro. A professora ministrou nesses dias, o conteúdo de concentração e depois passou exercícios para os alunos compreenderem mais o conteúdo.  Foram ministradas nas turmas de segundos anos.  Contudo, a matéria foi dada na seguinte forma: texto na qual explicava também a importância de números atômicos, exemplos e utilização de formulas. Portanto, os alunos copiaram a matéria do quadro negro, e prestaram bastante atenção na professora, quando ela estava explicando o conteúdo.

Data: 09 de março de 2015, 16 de março de 2015.

Tema: Molaridade

        Foi ministrado em salas de aulas, o conteúdo de molaridade, na qual a professora explicou utilizando exemplos e formulas. Logo depois, professora passou cinco exercícios de molaridade. Os alunos copiaram de forma rápida os exercícios, eu mais o Gustavo ajudamos os alunos a fazer os exercícios, pois muitos alunos tiveram duvida. Com a utilização do livro, eu pude revisar a matéria de molaridade, antes de passar algum conhecimento para os alunos, diante os exercícios ministrados em salas de aulas. Depois a professora vistou os exercícios da aula anterior do dia 09, e corrigiu de imediato.

Data: 23 de março de 2015, 30 de março de 2015.

Tema: Dúvidas de conteúdo, Molaridade e Concentração Comum.

        Nas aulas os alunos tiveram bastante duvida, pois depois do intervalo iriam ocorrer provas das seguintes matérias, Química, Geografia e Sociologia. Portanto, praticamente em todas as turmas de segundo ano, na qual frequento, as duvidas foram constante, alunos com bastante dificuldade de identificar o que seria massa molar e como encontrar através de compostos, e também muitos alunos não sabia calcular regra de três.

Data: 13 de abril de 2015, 27 de abril de 2015.

Tema: Concentração Comum envolvendo concentração final, c.v=c’.v’.

        Professora explicou a teoria de concentração comum, onde essa formula acima vem destinada da formula de concentração, onde agora você vai utilizar concentrações de diferentes valores, que seria a inicial e a final, usando volumes diferentes. Logo em seguida, passou um exemplo de concentração comum, e depois exercícios para os alunos resolver. Assim, na aula posterior foi passado no quadro, exercícios de recuperação para quem não alcançou nota boa na prova. Onde envolvia exercícios de todos os conteúdos ensinados anteriormente: densidade, concentração comum, molaridade e massa molar.

Segundo Bimestre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (44.2 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com