TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO BOLSISTA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

Por:   •  11/6/2020  •  Relatório de pesquisa  •  1.631 Palavras (7 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 7

  1. IDENTIFICAÇÃO DO BOLSISTA

Pibidiano:

Nº Matrícula na IES

1721120029

IES/Código

Escola Normal Superior/UEA

Curso

Licenciatura em Pedagogia

Subprojeto/Código

 - ENS/UEA

Docente Orientador

Supervisor:

  1. INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

       6. 2.1 Código/Nome da (s) Escola (s):CMEI Cecília Cabral.

6.2.2 Etapas de atuação:  2° período da Educação Infantil.

6.2.3 Quantidade de turmas nas quais atuou: Uma turma  de 2º período da Educação Infantil.

6.2.4 Quantidade de alunos (somar os alunos, quando houver mais de uma turma): 22 alunos.

Descrição da Atividade

Período da realização da atividade

Quantidade de horas

Conteúdos trabalhados

Metodologias e didáticas utilizadas

Aplicação das 1ª e 2ª etapas do projeto de aprendizagem que teve como tema: A literatura na educação infantil. ( Realização em dupla)

09 de Maio de 2019.

03 horas.

Literatura infantil, conhecendo os livros e seus autores.

A metodologia foi a roda de conversa para conhecer os conhecimentos prévios que as crianças tinham acerca das histórias infantis, trabalho com fantoches.

Aplicação das 3ª e 4ª etapas do projeto de aprendizagem com o tema: A literatura na educação infantil. (realização em dupla)

14 de Maio de 2019

03 horas.

Como elaborar um livro ilustrado.

A metodologia foi a roda de conversa e cantigas de roda, contação de história, elaboração de livros ilustrados.

Introdução do projeto de aprendizagem com o tema: Educação psicomotora: criando condições para  o desenvolvimento de  uma boa aprendizagem  da escrita e da leitura.

 ( realização em dupla).

20 de Setembro de 2019.

03 horas.

Conhecendo seu próprio corpo.

Investigação para se observar como estava ocorrendo o desenvolvimento das habilidades psicomotoras das crianças e roda de conversa para compreender quais  as curiosidades que as crianças tinham sobre o sobre seu corpo.

Aplicação da primeira parte do projeto de aprendizagem - Consciência corporal/percepção corporal e lateralidade - direita e esquerda.

27 de Setembro de 2019.

03 horas.

Conhecimento de partes que compõem o corpo humano;

Lado direito e esquerdo, o esqueleto humano e a anatomia humana.

Rodas de conversas. Exposição oral de forma concreta mostrando o lado esquerdo e  o lado direito do corpo humano.

Aplicação da segunda parte do projeto de aprendizagem - Localização espacial. Onde moro: bairro, endereço e endereço da escola, minha cidade, meu estado, meu país.

02 de Outubro de 2019.

03 horas.

Localização da criança no bairro de moradia; localização da escola e localização geográfica da cidade,estado e país.

Roda de conversa, uso de globo geográfico para localização do estado e país geográfica e continentalmente; danças .

Finalização do projeto de aprendizagem - O uso da lateralidade e discriminação visual na leitura e escrita.

03 de Outubro de 2019.

03 horas.

Como se lê e como se escreve.

Utilização de livros de literatura infantil

  1. DESCRIÇÃO/CRONOGRAMA DAS DEMAIS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA ESCOLA

Elaboração do Projeto

Período de realização

5 etapas

20 de setembro a 03 de outubro

Quantidade de horas

15

Descrição da atividade (relate como ocorreu o processo de elaboração do projeto e a orientação do supervisor e coordenador de área)

O projeto de aprendizagem: Educação psicomotora: criando condições para  o desenvolvimento de  uma boa aprendizagem  da escrita e da leitura, foi planejado e realizado em dupla. Para a elaboração do projeto recebemos orientações da coordenadora,  que nos auxiliou desde o suporte teórico a aplicação das etapas. Também recebemos apoio da supervisora no decorrer da realização das etapas do projeto em sala de aula. É importante ressaltar que o programa nos deu condições para elaborar as atividades por meio de materiais didático-pedagógicos que foram disponibilizados à nós pibidianos.

O processo de elaboração do projeto se deu através da investigação que fazemos em sala de aula, observando as necessidades das crianças.

Dialogando com a professora do segundo período, turma na qual estávamos inseridos, identificamos  a necessidade de desenvolver atividades psicomotoras, pois as crianças estão em processo de desenvolvimento da leitura e da escrita, o que exige o desenvolvimento de algumas habilidades de psicomotricidade. A partir daí foi que pensamos em construir um projeto de aprendizagem  que fosse possível trabalhar esses aspectos, unindo os conhecimentos construídos na disciplina de Psicomotricidade a nossas práticas. Elaboramos o projeto e contamos com a cooperação da coordenadora de área, que foi nos auxiliando nesse processo. Na realização das etapas, a professora supervisora colaborou conosco, nos apoiando no que foi necessário. Também foi importante contar com a cordialidade da professora da sala, que nos deixou a vontade para direcionarmos as atividades do projeto com as crianças. A professora supervisora teve papel fundamental para que pudéssemos realizar todas as etapas dentro do prazo preestabelecido.

Ambientação e conhecimento da escola

Período de realização

14 de março a

Quantidade de horas

08 horas.

Descrição da atividade (relate todas as informações que você obteve da escola)

Conhecimento da história do Cmei Cecilia Cabral;

Apresentação da estrutura física da escola;

Apresentação do corpo docente e administração;

Leituras dos documentos internos da escola (Projeto Político Pedagógico e Regimento interno);

Apresentação da Proposta Curricular da Educação Infantil - Semed.

Finalização do

Elaboração do diagnóstico do CMEI Cecilia Cabral.

(Sobre  a presentação da estrutura física da escola)

A estrutura física da escola está em boas condições. Rol de entrada, seis salas de aula, todas climatizadas, limpas e organizadas, uma sala de recurso,  uma secretaria, uma sala da direção, um consultório odontológico (apesar de não funcionar com frequência), um espaço onde funciona a biblioteca e também aulas de educação física, refeitório, cozinha ampla, limpa e organizada, dois banheiros infantis (masculino e feminino) apropriados à idade das crianças, também possui um banheiro para pessoas com necessidades especiais,dois banheiros para funcionários, um pátio, um “chuveiródromo” recém construído para o dia de atividades de recreação. A escola é pequena e o espaço externo não é amplo, mas as crianças brincam algumas vezes fora das salas de aula.

(Sobre elaboração do diagnóstico do CMEI Cecilia Cabral)

Localização: Rua Thomas Meirelles, s/nº, bairro Petrópolis, Manaus-AM

Níveis de Ensino: Educação Infantil.

Modalidades: Pré-escola e Educação Especial

Características Socioculturais das Crianças e Comunidade: As crianças que frequentam essa instituição escolar são moradoras do bairro Petrópolis, localizado na zona sul de Manaus, filhos de trabalhadores autônomos ou de pessoas que estão inseridas no mercado de trabalho nas indústrias e comércio. Há também pais desempregados. Em média 60% das famílias dos alunos recebem os benefícios do bolsa família. Algumas crianças convivem num ambiente violento, pais viciados em drogas, bebidas alcoólicas e que são ausentes no ambiente escolar.

Quanto a comunidade, é possível perceber a ausência de políticas públicas no bairro, pois não é oferecido aos moradores um espaço de lazer, onde as crianças possam brincar ao ar livre. O desrespeito ao meio ambiente também é visível, já que podemos observar muito lixo nas ruas e calçadas. Apesar dessa realidade, no entorno da escola observamos que diminuiu a quantidade lixo, pois na calçada que fica em frente a escola foi feita uma limpeza. Retiraram o lixo e colocaram plantas, o que evitou a poluição deste local.

Avaliação  

Período de realização

Quantidade de horas

Descrição da atividade (descreva a metodologia de avaliação adotada do seu plano de atividade, informando se houver: auto avaliação, avaliação do supervisor, avaliação do coordenador de área, entre outros)

O projeto de aprendizagem desenvolvido no segundo semestre de 2019, teve como avaliação da aprendizagem uma avaliação contínua, através da qual observamos o desenvolvimento individual e coletivo e a criação concreta das atividades propostas. O período de realização foi durante todo processo.

A avaliação realizada pela coordenadora de área se deu a cada fim de semestre através da avaliação institucional, que nos permitiu destacar pontos positivos, negativos e sugestões, englobando os aspectos de acompanhamento, auto-avaliação e contribuição do PIBID para nossa formação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (158.7 Kb)   docx (79.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com