TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPACTOS DA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DO PIBID HISTÓRIA NO COLÉGIO JOÃO DAS BOTAS E PLANOS PARA 2017

Por:   •  5/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  563 Palavras (3 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 3

IMPACTOS DA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID- HISTÓRIA NO COLÉGIO ESTADUAL JOÃO DAS BOTAS

O presente texto tem como objetivo apresentar as experiências docentes dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência História do Colégio Estadual João das Botas.  Todos os subprojetos desenvolvidos no Colégio estão pautados principalmente no PNDH3 e no projeto matricial do PIBID História. Os projetos dialogam entre si, tendo como recorte do PNDH3 diversos Eixos Orientadores e suas diretrizes.

O PIBID é de elevada importância no que diz respeito ao processo de iniciação à docência. O curso de História, que é formado de licenciatura e bacharelado, se vê dependente de um programa como este, pois formam seus alunos não somente para pesquisa estritamente acadêmica, mas também para a realidade da sala de aula. Com isso, está em curso o aprimoramento do programa e sua aproximação a excelência por completo, não apenas na parte da academia – considerada por muitos a parte imprescindível na formação do discente universitário – mas inclusive da marginalizada licenciatura, incluindo no processo as escolas da rede pública de ensino e os alunos pertencentes a ela, aproximando os futuros professores das dificuldades e soluções que serão encontradas no decorrer de sua vida profissional.

  O projeto PIBID-História realizado no Colégio Estadual João das Botas tem como foco identificar os problemas na área de ensino, fazer um diagnóstico do contexto educacional onde será desenvolvido e a partir de então colocar em prática os possíveis modos de enfrentamento dos problemas observados, analisando e interpretando seus significados. Isso é feito a partir das reflexões que o processo de ensino/aprendizagem de História nos possibilita realizar, como oficinas temáticas que estimulem os alunos a trabalharem com as novas tecnologias da informação e comunicação, pretende também chamar a atenção para o potencial das ferramentas digitais no processo da aprendizagem, pois é uma estratégia inovadora que estimula o interesse dos alunos e auxilia o educador na exposição criativa, qualitativa e participativa, que desenvolve a formação de uma consciência coletiva alcançada pela educação em Direitos Humanos, que visa universalizar direitos em um contexto de constantes desigualdades.

O projeto também vem desenvolvendo o hábito de leitura e escrita tendo em foco o ENEM, usando o espaço da escola pública para aprimorar experiências pedagógicas e lúdicas com ações baseadas na transposição didática do saber científico e pautadas em conteúdos de História e memória para afirmação dos Direitos Humanos, bem como valorizar a formação inicial da licenciatura aproximando o licenciando da realidade da escola pública. Desse modo, é possível afirmar que a educação formal e seus objetivos, presentes em muitas propostas curriculares oficiais, precisam se materializar no cotidiano escolar, sendo complementadas por cada educador e seus planos interventivos.

O diferencial do trabalho que vem sendo desenvolvido pelo PIBID-História é não ter uma perspectiva tradicional de ensino e com isso garantir uma ativa participação de alunos e bolsistas. Os desafios foram lançados e instigaram os jovens permitindo um aprendizado de forma prazerosa e lúdica. Muitos resultados dessa experiência já foram alcançados, porém há muito em expectativas e desafios, que contam com a continuidade dos projetos para obtenção de maiores resultados.                        

 Palavras-chave

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (49.1 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com