TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESENVOLVIMENTO DE UMA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA JURÍDICA PAUTADA POR INOVAÇÕES NA SALA DE AULA

Por:   •  27/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.590 Palavras (7 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 7

Resumo

        Este artigo objetiva o estudo sobre a experiência de iniciação à docência, na qual foram realizadas atividades de monitoria na Universidade Estadual Vale do Acaraú, no curso de Direito, sendo descritas essas atividades da disciplina Direito Civil III, dando ênfase nos resultados obtidos a partir do desenvolvimento de tarefas e de inovações em sala de aula. Ao longo do trabalho, verificaremos que a parceria entre professores e monitores, quando bem elaboradas, conseguem atingir uma alta qualidade no  aprendizado dos alunos, tornando, assim, o conteúdo ministrado mais fácil de ser aprendido, bem mais interessante para todos na sala de aula. Discute-se, ao longo do trabalho, como os professores e monitores podem empenhar-se juntos em um plano de aula atrativo e bem instruído quanto aos conteúdos que fazem parte da ementa, bem como aqueles que despertam os discentes para a busca de conhecimentos que vão além do universo acadêmico. Dessa forma, espera-se que este trabalho tenha êxito em divulgar a experiência de iniciação à docência.                         

Introdução

        A pesquisa para o presente trabalho foi realizada no curso de Direito da Universidade Estadual Vale do Acaraú, durante o ano de 2014, por ocasião da realização das atividades de monitoria de Direito Civil III, a qual aborda o Direito das Coisas, dentre os conteúdos, os institutos da posse e da propriedade, conteúdos em que focaremos nesse trabalho por serem matérias fundamentais para o Direito Civil, bem como por terem a finalidade precípua de regular a conduta dos cidadãos, seja para resolver querelas pendentes, seja para evitá-las por meio da imposição da conduta devida. Assim, abordaremos todo o desenvolvimento de atividades da monitoria cujo objetivo era que os alunos aprendessem essas matérias, de suma importância para disciplina, com satisfação, despertando-os também para buscarem mais conhecimentos sobre o tema.

        Além disso, o presente trabalho aborda novas formas de ensino que podem ser utilizadas em instituições de ensino superior tornar a aula mais atrativa, consequentemente, tornar o estudo da matéria também, bem como incentivar os discentes para a prática da docência. Porém, esses métodos de ensino foram bastante discutidos e elaborados no plano de aula do professor com a ajuda da monitora, a qual esteve atenta às dificuldades apresentadas pelos aluno, tentando encontrar formas de erradicá-las junto ao orientador da monitoria.

Metodologia

        Utilizou-se para o trabalho os métodos tradicionais e inovadores. Os métodos classificados como tradicionais são os seguintes: acompanhamento de aulas, estudos em conjunto, explicações relacionadas a outras áreas do direito e coleta de jurisprudências para demonstrar entendimentos judiciais sobre a matéria. Para esse tipo de método, a monitora da disciplina começou os estudo junto à turma sobre a natureza jurídica da posse, remontando-se à clássica contraposição de Ihering a Savigny, já nos demais estudos foi explicado sobre a distinção entre posse e detenção, a classificação de posse, os efeitos dela e por fim os interditos possessórios.

        Já em relação ao conteúdo de propriedade, os estudos abordaram a discussão posterior acerca da posse no contexto da função social da propriedade, explicando, assim, sua conceituação e a especificidade de sua tutela no ordenamento jurídico brasileiro, em associação com o direito de propriedade. Sobre essa matéria foi abordada também as características da propriedade, as faculdades dela e a usucapião.

        Sobre os métodos de ensino inovadores, pode-se destacar o maior uso de recursos audiovisuais no ato de ensinar, apresentando vídeos relacionados sobre o tema, tendo, após essa apresentação, um momento da aula para um debate com os alunos, relacionando os recursos apresentados aos conteúdos ministrados. Além disso, usou-se também como inovação constantes simulações sobre o tema abordado, assim, precisou-se do empenho do professor e da monitora em elaborar casos fictícios cujos fatos se relacionavam à matéria apresentada e a partir daí os alunos deveriam solucionar os casos apresentados como se advogados das partes fossem. Por fim, a outra inovação para a sala de aula foi a análise meticulosa de jurisprudências sobre o tema, em que os alunos as traziam para a sala e a turma debatia sobre ela.

         A partir daí, pode-se afirmar que a metodologia se desdobra com muito esforço da monitora e do professor, objetivando melhores técnicas de aprendizados e implementação de inovações pedagógicas, como recursos audiovisuais e simulações de situações práticas, como foi abordado nesse tópico.

Resultados e Discussão

        A atividades de docência elaboradas pela monitora e pelo professor da disciplina já obtiveram resultados mais satisfatórios do que os esperados por eles. Assim, os frutos acerca da monitoria são os mais diversos possíveis, podendo-se listar a transmissão de conhecimento, o fomento para o estudo, o despertar para uma futura vocação, o aprendizado acerca do direito das coisas e do direito civil, entre outros. Entretanto, os resultados não incidem somente nos alunos da turma de direito civil III, mas também se refletem no professor e na monitora, que passam a conhecer mais sobre os anseios dos estudantes, suas inquietações e dificuldades, motivando-os a sempre elaborarem aulas melhores para a turma.

        Passaremos a analisar e discutir os resultados sob três aspectos, assim, analisaremos os resultados sobre a turma de alunos, o professor titular da disciplina e a monitora selecionada para essa.

        Sobre os resultados obtidos com o corpo discente da disciplina, podemos afirma que foram  obtidos sob dois aspectos, são eles o desenvolvimento da prática jurídica e o enriquecimento dos conhecimentos jurídicos. O desenvolvimento da prática jurídica decorreu dos momentos de debates em sala de aula sobre os atuais julgados sobre o tema, com a exposição de jurisprudências, e decorreu também das recorrentes simulações em foram usados casos fictícios para os alunos aturem como advogados das partes constantes na ficção. Já os enriquecimentos dos conhecimentos jurídicos são fruto do estudo feito em grupo e individualmente com a orientação da monitora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (101.1 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com