TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Instrumentação Chaves de Nível

Por:   •  19/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  371 Palavras (2 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 2

Chave de Nível

As chaves de nível são dispositivos que detectam se determinado líquido/sólido está em um determinado nível de volume. Ao atingir determinados pontos de nível, diversar ações podem ser desencadeadas. Entre elas: ligar uma bomba, acionar um alarme ou desencadear uma seqüência de operações automáticas. Esses dispositivo tem alta importância pois controla um parâmetro que pode interferir na qualidade e na segurança do processo.

Tipos:

  • Vibratória

O dispositivo consegue indicar se aquele ponto foi atingido através do amortecimento da vibração de uma ou mais hastes. Antes de o nível ser alcançado, as hastes vibram normalmente. Depois, a viscosidade do líquido vai absorver a energia de vibração das hastes. O aparelho detecta essa mudança e indica que o ponto foi atingido.

Há limitações com a temperatura, podendo ser usada até 80°C. No caso de duas hastes, o sólido granular não pode exceder 10mm de tamanho, a fim de evitar que fique preso entre as hastes.

  • Capacitiva

Aqui é usada o conceito de capacitância (capacidade de armazenar energia elétrica sob a forma de um campo eletrostático), onde um eletrodo, o líquido/sólido a ser controlado e a parede do tanque formam um capacitor. Antes de o nível ser atingido, a capacitância medida é quando o material entre os capacitores é o ar. Quando o nível do produto alcança a haste, a capacitância muda pois a constante dielétrica do ar e do líquido é diferente. O aparelho detecta essa mudança e indica que o ponto foi atingido.

As chaves capacitivas são contra-indicadas para líquidos e sólidos com constante dielétrica DK menor que 1,5, granulados e pó com alta umidade e variação constante da mesma, pastas com condutividade alta com tendência em agregar-se na haste.

  • Condutiva

Uma haste é colocada em um tanque com a função de eletrodo de detecção. Quando o líquido/sólido alcança esse eletrodo, uma pequena corrente alternada é gerada entre o eletrodo de detecção e o eletrodo de aterramento (que pode ser outra haste ou a própria parede do tanque, se esta for feita de material condutivo). O aparelho vai detectar essa corrente e, a partir daí, dará o sinal que o nível foi alcançado.

As chaves condutivas são contra-indicadas para sólidos, líquidos abrasivos, corrosivos, pastosos, viscosos ou com tendência em agregar-se na haste/eletrodo.

  • Ultra-sônica
  • Flutuador
  • Rotator

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (44.9 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com