TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise da importância da liderança como um dos aspectos-chave de sucesso

Relatório de pesquisa: Análise da importância da liderança como um dos aspectos-chave de sucesso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2013  •  Relatório de pesquisa  •  3.281 Palavras (14 Páginas)  •  436 Visualizações

Página 1 de 14

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO...................................................................................................... 4

2. OBJETIVOS............................................................................................................ 5

3. JUSTIFICATIVA..................................................................................................... 6

4. DESENVOLVIMENTO........................................................................................... 7

5. CONCLUSÃO.......................................................................................................... 14

6. REFERÊNCIAS........................................................................................................ 15

INTRODUÇÃO

A temática abordada nesse artigo científico trata de um aspecto fundamental para o sucesso de uma empresa ou equipe, isto é, a liderança. Atualmente, questiona-se se a liderança é um dom que vem de berço ou uma habilidade que pode ser desenvolvida por qualquer pessoa. Mas, fato é que, diante de um mercado globalizado, tal habilidade ou característica se tornou um diferencial competitivo, senão determinante para o sucesso não somente pessoal como também profissional. Tomando por premissa básica a idéia de que a liderança é essencial para o alto desempenho de equipes e organizações, precisamos analisar os tipos de lideranças aplicados, as principais características que todo "verdadeiro" líder deve possuir ou desenvolver.

Entender que para ser um líder não é necessário ser chefe e compreender que as equipes de sucesso são aquelas cuja cultura é voltada para a excelência no trabalho em conjunto baseada nas potencialidades individuais, ou seja, incentivando o colaborador a ser um empreendedor. Esse artigo, baseado em dados coletados a partir de livros escritos por autores especialistas no assunto, permitirá ao leitor refletir sobre esse tema de extrema relevância e, possivelmente, retirar lições para a sua própria vida pessoal e profissional. A todos uma boa leitura!

OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL:

• Analisar a importância da liderança como aspecto fundamental para o sucesso.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

• Determinar os principais tipos de liderança;

• Mensurar as principais características do verdadeiro líder;

• Descrever as diferenças entre líder e chefe;

• Identificar as equipes de sucesso.

JUSTIFICATIVA

O estudo da liderança proporcionará não somente um entendimento mais sólido do conceito de liderança como também contribuirá de forma direta para que o leitor consiga definir o seu próprio perfil de liderança, identificar seus pontos fortes (características/habilidades de liderança bem desenvolvidas) e pontos fracos (características/habilidades a desenvolver), traçar os diversos perfis de liderança dos líderes de sua organização, concorrentes e aliados para criar “vínculos organizacionais”, alinhar seu estilo de liderança com o tipo de sua organização para aumentar a eficiência do trabalho desempenhado e estará apto para prever oportunidades e alcançar a excelência em diversos mercados e culturas.

Liderança pode ser definida como um processo onde o comportamento, as ações e a mente de pessoas são influenciados e conduzidos a um propósito específico sem o uso da coerção. Os líderes acreditam que podem moldar positivamente a sua própria vida e a própria carreira, lideram por intermédio dos relacionamentos, colaboram ao invés de controlar, sabem persuadir os outros a contribuir em vez de obrigá-los a isso, fazendo com que os outros os sigam por respeito e comprometimento, e não por medo ou submissão. Os verdadeiros líderes são artistas, pois encantam / inspiram as pessoas ao redor. Eles melhoram as coisas não somente para si próprios, mas também para os outros, ainda que sua dedicação ou contribuição não resulte em recompensas financeiras ou reconhecimento público.

Líder é, segundo perspectivas tradicionais, aquele que detém uma visão, missão ou plano para um grupo, causa ou projeto, que sabe influenciar pessoas ou gerenciar uma equipe em prol de um objetivo. Dispõe de qualidades ligadas à influência, especialização ou carisma para promover a sinergia ou o senso de cooperação de outros ou de um grupo, afirma suas funções de liderança e seu cargo, executa com eficiência regras e diretrizes, reconhece seus pontos fortes e fracos e busca de maneira contínua o aperfeiçoamento, e sabe discernir a postura e atitude corretas para explorar o potencial máximo das pessoas (PE, 2008, p. 8). Segundo Paulo Gaudêncio (2009, p. 15), “o líder sabe o que quer. Ele tem um sonho. O líder quer o que sabe. Para ele, o importante é a concretização do sonho, não a glória de fazê-lo. Por isso ele compromete os outros com seu sonho, de tal forma que, depois de algum tempo, as pessoas estarão atrás do sonho, não mais do líder”.

Os principais estilos de liderança são: autoritária, democrática, liberal e situacional ou contingencial.

O líder autoritário é aquele que define as idéias e o que deverá ser executado pelo grupo, o que implica a obediência por parte dos demais. Esse líder é extremamente dominador e pessoal quanto aos elogios e críticas profissionais.

O líder democrático, por sua vez, determina junto com o grupo as diretrizes para alcançar os objetivos desejados. É impessoal e objetivo em suas críticas e elogios. Vê o grupo como o centro das decisões. O líder democrático sabe equilibrar autonomia e responsabilidade, controle e liberdade, individualidade e coletividade, promovendo resultados mais duradouros através de funcionários mais motivados.

O líder liberal participa o mínimo possível do processo administrativo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com